Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Trainee: o que é e como se preparar

por Eduardo Slabocicor Cavalcanti | 28/10/2016
Copiado!

Pensa em participar de um processo de trainee após se formar? Hoje, o Blog da Engenharia vai te dar uma série de dicas para se preparar da melhor forma para qualquer processo seletivo do tipo.

+O que é Trainee?

Antes de mais nada, trainee é  o nome que se dá ao cargo atribuído a jovens profissionais recém-formados, que passarão por um treinamento de capacitação visando ocupar posições de liderança posteriormente. Atualmente, é bastante comum empresas de médio e grande porte utilizarem deste processo para atrair profissionais qualificados para fazer parte de sua equipe.

trainee

Crédito: Mundo das Tribos

+ Como se preparar?

Conheça a cultura da empresa
O primeiro passo para causar uma boa impressão em sua entrevista é investigar a cultura da empresa que se está candidatando. Pesquise os principais valores éticos adotados, como ela tem se saído economicamente nos últimos anos e as expectativas futuras. Mais do que mostrar que você conhece bem a empresa, isso também passa a impressão que você está realmente interessado em trabalhar lá.
Invista em uma língua
Faça um rápido exercício: pesquise cinco processo de trainee abertos. Você verá que, em todos eles, o domínio da língua inglesa está entre os pré-requisitos, e provavelmente em alguns uma terceira língua é vista como desejável ou como um diferencial.
Na maioria das pré-seleções destes processos existem duas provas, uma de raciocínio lógico e outra de inglês, em um nível considerado intermediário, para filtrar os participantes que não possuem domínio nenhum no idioma. Em casos específicos, até mesmo uma etapa da entrevista é realizada na língua inglesa.
Seja você mesmo
Existem muitas dicas interessantes de como se portar perante os avaliadores, mas nenhuma tão boa quanto ser você mesmo. Se encher de qualidades ou características que não possui costuma ser uma péssima ideia, uma vez que uma atitude contraditória (principalmente nas dinâmicas de grupo) podem te “desmascarar” e até significar sua desclassificação, portanto tome bastante cuidado.
Tente de novo e mais uma vez…
Se o seu objetivo realmente for ingressar em uma empresa como um profissional trainee, não desista depois de um primeiro fracasso. A maioria das pessoas que tiveram êxito nessa missão também já falharam antes e a experiência adquirida com essas tentativas foram de grande ajuda para melhorar seu rendimento nas entrevistas, dinâmicas de grupo, elaboração de currículo, etc.
 

trainee

Crédito: Veja

+ Fique atualizado

Como o número de processos de trainee abertos é muito grande, vale a pena se atualizar algumas vezes na semana em portais especializados, pois não apenas saberá em primeira mão quando uma nova oportunidade surgir, como também terá de forma resumida e rápida as principais informações, como pré-requisitos, datas das etapas, detalhamento do programa, etc.
Sites como MyTrainee, EstágioTrainee.com99jobs, Vagas, entre outros, estão entre os mais procurados na hora de acompanhar as vagas disponíveis, portanto fica a dica para você conseguir ingressar em um processo de trainee e dar um up em sua carreira profissional.
Gostou das dicas para se preparar para um Trainee? Compartilhe com seus amigos!

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Slabocicor Cavalcanti

Empresário, empreendedor e alucinado por conhecimento, escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Formado em Engenharia Civil porém atua diretamente com diversas áreas da engenharia, e cursa MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.

Comentários