Engenharia 360

Designer cria fraldas biodegradáveis que se transformam em adubo

Engenharia 360
por Redação 360
| 04/11/2021 3 min

Imagina todo o lixo que jogamos na natureza e a poluição que isso gera! Por isso, alguns pais já estão diminuindo o uso de fraldas descartáveis nos filhos!

Designer cria fraldas biodegradáveis que se transformam em adubo

por Redação 360 | 04/11/2021

Imagina todo o lixo que jogamos na natureza e a poluição que isso gera! Por isso, alguns pais já estão diminuindo o uso de fraldas descartáveis nos filhos!

Engenharia 360

Imagina que alegria é ter um lindo bebê, poder segurá-lo no colo e dizer que vai lhe amar e proteger sempre que possível. Será mesmo verdade isso? Porque se não cuidarmos do nosso planeta, não teremos a chance de proporcionar condições adequadas para que as futuras gerações possam crescer, se desenvolver e viver o máximo possível de maneira saudável e feliz.

Recentemente, ouvimos os representantes dos países da COP-26 afirmando que estamos “a um minuto para a meia-noite”. Quer dizer não haver mais tempo para negarmos o que se deve fazer para amenizar o impacto da vida humana sobre a natureza. E a contribuição tem que vir de todos. Já parou para pensar, por exemplo, na poluição que as fraldas de seu lindo bebê podem estar causando contra o meio ambiente? O texto a seguir fala um pouco sobre isso e ainda apresenta uma alternativa apresentada por uma mãe visionária! Confira!

fraldas biodegradáveis
Imagem reproduzida de Razões para Acreditar

Não às fraldas descartáveis

Praticamente tudo que usamos para a nossa higiene pessoal afeta o meio ambiente. Imagina o que acontece com os resíduos de camisinhas ou mesmo absorventes. Não a toa ouvimos médicos e outros especialistas propondo alternativas, como a calcinha absorvente reutilizável. E olha que dado super preocupante: do pós-parto aos três anos de idade, um bebê pode consumir até 4.500 fraldas descartáveis. É lixo demais na natureza! Cerca de 500 kg de resíduos e outros 500 kg de poluição do ar por monóxido de carbono!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Algumas mães e pais, super conscientes desta questão ambiental, estão tentando reduzir o consumo de fraldas convencionais de seus filhos, substituindo-as por opções mais ecológicas. É o caso das velhas fraldas de pano, laváveis. E a designer alemã Ayumi Matsuzaka lança outra ideia. Veja no tópico seguinte!

fraldas biodegradáveis
Imagem reproduzida de acritica.net

Sim às fraldas biodegradáveis

Matsuzaka desenvolveu um tipo de fralda biodegradável diferente. Ela é composta de materiais de ciclagem de nutrientes – solução trazida dos 5 anos em que a designer trabalhou como artista freelancer para cientistas de solo. E, no fim das contas, pode virar adubo para o cultivo de plantas, já que a fralda é facilmente compostável, tornando-se uma “terra preta” cheia de nutrientes.

“Eu sou um grande fã de terra preta. E, além disso, descobri que existe uma grande demanda de pais e mães em fazer algo de bom para a saúde do bebê e para o meio ambiente de uma forma mais prática no dia a dia.”

– Ayumi Matsuzaka, em reportagem de Razões para Acreditar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

fraldas biodegradáveis
Imagem reproduzida de Razões para Acreditar

Iniciativa complementar

A ideia é que as fraldas criadas por Matsuzaka possam ser retiradas e recolhidas pelos pais em pontos de coleta especiais, como praças, creches e outros espaços públicos – algo que a designer já está trabalhando para se tornar possível. As peças usadas devem ser depois transformadas em um substrato higiênico de terra preta. E este material – lembrando que é rico em nutrientes – deve ser perfeito para o crescimento de árvores, incluindo frutíferas. Inclusive, a ideia de Ayumi é que a sua empresa possa colaborar com o plantio de milhares de árvores em solo alemão. Em resumo, seria um lindo fechamento de ciclo!

Então, o que achou desta ideia? Abriria mão das práticas fraldas descartáveis por alternativas mais eco-friendlies como esta? Quem sabe esta iniciativa um dia não se expanda para o mundo todo, não é mesmo? Comente na aba de descrição logo abaixo!


Fontes: Razões para Acreditar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo