Engenharia 360

Design Thinking: pensar como um designer pode impulsionar a inovação

Engenharia 360
por Jéssica Dias
| 28/10/2014 | Atualizado em 02/11/2021 2 min

Design Thinking: pensar como um designer pode impulsionar a inovação

por Jéssica Dias | 28/10/2014 | Atualizado em 02/11/2021
Engenharia 360

ideia-blog-da-engenharia

Parece contraditório dizer a um engenheiro para pensar como um designer, certo? Bom, por um tempo pareceu. Porém, uma nova tendência chegou e está mudando esse pensamento: o design thinking. De acordo com Tim Brown, CEO da empresa IDEO, “design thinking” é uma abordagem mais colaborativa, centrada no homem, que pode ser usada para resolver uma grande variedade de desafios. Esta mentalidade aproveita o poder dos times para trabalhar em problemas complexos de saneamento, saúde, educação, pobreza, governo, etc e tem sido usada dentro de grandes empresas como uma nova e promissora forma de inovação e solução de problemas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

designthinking-blog-da-engenharia

Mas por que o termo design thinking?

Como o nome mesmo sugere design thinking é a maneira de pensar de um designer. Segundo Maurício Vianna (et al.):
“O designer sabe que para identificar os reais problemas e solucioná-los de maneira mais efetiva, é preciso abordá-los sob diversas perspectivas e ângulos. Assim, prioriza o trabalho colaborativo entre equipes multidisciplinares, que trazem olhares diversificados e oferecem interpretações variadas sobre a questão e, assim, soluções inovadoras.”

Assim, a forma abdutiva de pensar do designer chamou a atenção no mundo dos negócios, que agora usa a sensibilidade e os métodos desse profissional para “casar” as necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente viável e para encontrar o que a estratégia empresarial pode converter em valor para o consumidor ou em oportunidades de mercado.

Espera-se, então, que os engenheiros tenham também esta habilidade, este pensamento não-linear e fora da caixa que pode ser o combustível para grandes mudanças e soluções de problemas na sociedade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

ideias-blog-da-engenharia

Quer saber mais sobre Design Thinking? Faça o download gratuito do livro.

Veja Também: Conheça o ‘Método Star’, utilizado em processos seletivos de emprego


Fontes: Harvard Business Review, Design Thinking - IDEO, Livro: Design Thinking : inovação em negócios | Maurício Vianna... [et al.]. - Rio de Janeiro : MJV Press, 2012. 162p. (Clique aqui para download).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Jéssica Dias

Engenheira de Produção formada pela UENF com mais de três anos de experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), passando por funções nas áreas de logística, processos e planejamento de materiais. Apaixonada por tecnologia, leitura, ensinar o que sei e ajudar a outras pessoas a serem melhores em suas carreiras. @engjessicadias

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo