Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Engenheiro(a), agora é o momento de demonstrar todo o seu potencial

Engenharia 360
por Dayra Liz
| 31/03/2020 3 min

Engenheiro(a), agora é o momento de demonstrar todo o seu potencial

por Dayra Liz | 31/03/2020
Copiado!

Alerta! Esta matéria contém doses de realidade que irão te fazer refletir…

Nós não temos uma bola de cristal para saber o que vai acontecer daqui uns meses, nada está garantido. Justamente por isto, é o momento de lutar por tudo o que você já conquistou até agora. Você pode e deve se destacar entre os demais na empresa em que trabalha e existem muitas formas de fazer isto. Mas antes, é necessário entender um conceito muito importante.

Você já parou para pensar no que realmente te dá poder no trabalho? O motivo pelo qual vale muito a pena uma empresa te manter no cargo? É o seu nível de raridade. Quanto mais raro, mais valorizado você será. E ser raro é fazer diferente da maioria, é entregar resultados acima da média e cultivar relacionamentos estratégicos. Afinal, são as pessoas que irão te ajudar e te promover.

Sabendo disto, gaste a sua energia e o seu tempo mirando em atitudes que irão aumentar o seu nível de raridade, seja preciso e estratégico. É fundamental que as pessoas notem e entendam o seu valor. Agora é o momento de você pensar em como é possível potencializar o seu poder dentro da empresa. Porém, os dois pilares deste conceito precisam andar juntos. Não adianta você começar agregar mais valor para empresa se as pessoas certas não estão sabendo disto. Não adianta investir no networking e continuar dentro da média, você não será notado o quanto gostaria.

dardo atingindo o alvo demonstrando todo o potencial

Entregar resultados acima da média significa trabalhar mais? Sim, mas não é a quantidade que importa, é a qualidade envolvida. Você precisa saber quais são as iniciativas corretas que irão agregar mais valor para o projeto que você está envolvido. O foco agora é otimizar processos e reduzir custos. A responsabilidade de fazer isto também é sua. Entenda que a micro gestão não mais uma opção viável, realizar apenas o que foi pedido não irá te levar adiante.

Você vai adiante assumindo também a responsabilidade pelo sucesso da empresa em que trabalha. Fazer apenas a sua parte não é algo mais interessante para o cargo que você ocupa e nem para o momento que estamos passando. 

Uma dica de ouro é prestar atenção em tudo o que está acontecendo. Permanecer no modo automático nas reuniões não irá te ajudar. Entenda as necessidades das pessoas e do projeto que você está envolvido. Então, comece a pensar em como você pode agregar. Estar atento é ficar aberto para encontrar novas possibilidades para se destacar. Assim, você será capaz de encontrar vários problemas…e resolver estes problemas significa aumentar o seu poder dentro da empresa.

placa com diferentes caminhos para possibilidades de demonstrar seu valor

Por último, não se limite pelo cargo que possui. A sua função não define o seu nível de raridade,  é a qualidade das iniciativas que você toma que irão definir. Focar no que você não pode fazer irá apenas te deixar de mãos atadas. Vá além, entregue a mais do que foi pedido, ajude seus colegas, leve novas ferramentas, agregue em outros setores. Agora é a hora de mostrar para empresa todo o seu valor.

Leia também: O Engenheiro Líder em época de crise

Copiado!
Engenharia 360

Dayra Liz Kwitko

Engenheira Mecânica, consultora e treinadora de Liderança. Além de ser apaixonada por carros, poker e xadrez, tem loucura pelo desenvolvimento humano. Acredita que a força motriz de uma empresa são seus colaboradores e que os engenheiros possuem um grande potencial para alcançar altos cargos e fazer a diferença como líderes. Sua especialidade é ajudar os engenheiros a ficarem em destaque em seus trabalhos.

Comentários