Você não vai acreditar! A Dell está lançando, em parceria com a Qualcomm, o primeiro notebook com IA feito no Brasil, o Inspiron 14 Plus - esse pode ser um divisor de águas no mercado nacional! Com um preço sugerido de R$ 8.499, este modelo promete revolucionar a forma como nós vemos e interagimos com os computadores portáteis. Descubra o que torna esta tecnologia tão especial no artigo a seguir, do Engenharia 360!
A tendência dos notebooks com IA
Nos últimos anos, temos testemunhado o 'boom' das inteligências artificiais, auxiliando os profissionais em suas pesquisas através do processo de dados e geração de respostas mais aceleradas. Seguindo esta tendência, as empresas de tecnologia passaram a projetar notebooks com IA, o que hoje já representa 14% das vendas globais de laptops, de acordo com a consultoria Canalys - a previsão é que, em cinco anos, esse número aumente para 50%. Por isso, a própria Dell planejou expandir seu portfólio para nove linhas de notebooks com foco até 2025.
Agora, vale destacar que notebooks com IA dependem, para mais velocidade e eficiência, de processadores avançados. É aí que entra a parceria da Dell com a Qualcomm, equipando o Inspiron 14 Plus com o Snapdragon X Plus, capaz de realizar mais de 40 trilhões de operações por segundo localmente, sem nem mesmo a necessidade de acessar uma nuvem. E esse processador ainda garante mais economia de energia por meio de sua unidade de processamento neural (NPU).
Os principais recursos e funcionalidades do Inspiron 14 Plus
O novo notebook de última geração, com design premium e especificações robustas, Dell Inspiron 14 Plus é produzido na unidade da empresa em Hortolândia, em São Paulo. O mesmo vem equipado com o Copilot+, da Microsoft e mais uma gama de recursos e funcionalidades, incluindo:
- Recurso Recall, que permite buscar informações em todo o aparelho, como mensagens e imagens em e-mails e sites.
- Ferramenta CoCreator, para geração de imagens e textos diretamente no dispositivo.
- Windows Studio Effects, que traz recursos avançados de câmera e áudio para chamadas de vídeo, como redução de ruído e foco no rosto.
- Recurso Live Captions, para geração de legendas em tempo real durante videoconferências.
- Capacidade para geração de imagens dos usuários durante videoconferências via câmera.
- Chip Snapdragon, que potencializa aplicativos de IA para imagens, vídeos e edição de música, incluindo novas versões de softwares como Adobe Lightroom, Illustrator e Davinci.
- Tela sensível ao toque de 14 polegadas em alta resolução QHD+ (2560x1600).
- Painel anti-reflexo, suporte HDR Dolby Vision e luminosidade de até 400 nits.
- Sistema de 4 alto falantes mais microfone duplo, webcam Full HD com redução de ruído e detecção de presença, além de um recurso que permite fechar fisicamente a câmera para garantir a privacidade do usuário.
- Três portas USB, leitor de cartão Micro SD e suporte aos novos padrões Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4.
- E bateria com duração de até 15 horas, ideal para quem está sempre em movimento.
Vale ainda destacar que o Inspiron 14 Plus é bastante leve e fácil de transportar, pesando apenas 1,4 kg e tendo só 16,9 mm de espessura. E com todos os seus recursos e funcionalidades, este notebook pode ser considerado um excelente assistente pessoal inteligente, pronto para ajudar seus usuários em uma ampla gama de tarefas diárias.
A democratização do uso da IA em notebooks no Brasil
Ao iniciar no Brasil a fabricação de um notebook com tal qualidade, tendo processador que suporta funções avançadas, a Dell demonstra que está bem empenhada em democratizar o uso da IA no país. Já a Qualcomm possui outros quatro modelos de notebooks com seu processador de IA no país e continua expandindo suas parcerias. Sendo assim, podemos vislumbrar um futuro tecnológico cheio de grandes novidades, com as inteligências consolidadas como recurso padrão em laptops.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
O fato de a produção do Inspiron 14 Plus ser local significa que a economia brasileira está sendo impulsionada. Além disso, há redução no tempo de entrega em comparação com modelos importados. Por último, ainda há a promessa de resposta mais ágil ao consumidor, especialmente em termos de suporte e reparos.
Enfim, os consumidores nacionais, sedentos por inovação e praticidade, podem presenciar um aumento na escalada de vendas de produtos com tecnologias de ponta, que facilitam a produtividade e oferecem uma experiência mais intuitiva e personalizada.
Veja Também: Dell cria coleção de joias a partir de resíduos de computadores
Fontes: O Globo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.