Curiosidades

Quanto custa Estudar nas Universidades Mais Prestigiadas do Mundo?

{{post.author.node.name}}

Por: Redação 360 | Em: | Atualizado: 5 meses atrás | 5 min de leitura

Imagem de MOM em Pixabay

Compartilhe »

Quer estudar fora do Brasil? Já pensou em cursar uma faculdade de Engenharia nos Estados Unidos, por exemplo? Mas, sem bolsa de estudos, quanto acho que esse sonho custaria? Neste artigo do Engenharia 360, compartilhamos alguns valores (dados de 2024) que precisam ser desembolsados por quem deseja estudar nas melhores universidades do mundo. Ficou curioso? Então, continue lendo!

As melhores universidades do mundo segundo ranking

Antes de tudo, é preciso entender quais são as universidades mais prestigiadas aos olhos do mundo. Bem, para isso são realizadas algumas pesquisas regulares, que geralmente são divulgadas em formato de ranking seguindo alguns critérios. Podemos citar como exemplo a Quacquarelli Symonds (QS), analista de ensino superior e prestadora de serviços com fins lucrativos, com sede em Londres, cujas classificações universitárias são muito respeitadas.

A saber, na edição 2025 da QS, a nossa Universidade de São Paulo (USP) ficou em segundo lugar na lista das melhores universidades da América Latina, perdendo apenas para a Universidad de Buenos Aires (UBA), da Argentina.

Pelo 13º ano consecutivo, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) conquistou o primeiro lugar de melhor universidade do mundo. O Imperial College London ocupa o segundo lugar. Já o terceiro e quarto lugares ficaram com a Universidade de Oxford e a Universidade de Harvard, respectivamente. O quinto lugar é ocupado pela Universidade de Cambridge. Imagine a mensalidade dessas instituições!

Veja Também:

Qual a diferença entre Faculdade e Universidade?

Anuidade das universidades mais prestigiadas do mundo

Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Começando pela MIT, em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos. A média de anuidade dessa instituição é 61.990 dólares ou quase 400 mil reais (cotação de 2024). É mesmo alto! A boa notícia, depois desse susto, é que dentro do valor está incluso os gastos com moradia, alimentação e materiais.

melhores universidades do mundo
Imagem de Joakim Roubert em Pixabay

Colégio Imperial de Londres

Agora uma universidade que cobra diferente a anuidade para britânicos e não britânicos. Um aluno brasileiro teria que desembolsar para estudar nesta universidade de Londres, Inglaterra, de 30 a 50 mil libras ano ou de 200 a 350 mil reais (cotação de 2024).

melhores universidades do mundo
Imagem de MOM em Pixabay

Veja Também:

Quais são os Tipos de Engenharia Mais Valorizados no Mercado

Universidade de Oxford

Oxford, no Reino Unido, também cobra mensalidades mais caras para estudantes estrangeiros. Nessa instituição, um aluno brasileiro teria que desembolsar de 33 a 48 mil libras ano ou de 220 a 330 mil reais (cotação de 2024).

melhores universidades do mundo
Imagem de marlon rondal em Pixabay

Universidade de Harvard

Agora a tão famosa Harvard, em Massachusetts, Estados Unidos; quantos brasileiros adoram mentir que já estudaram por lá, não é? Mas sabe quanto custa sua anuidade? Em média 56 mil dólares ano ou cerca de 305 mil reais, sem incluir taxas de moradia, alimentação e outros serviços.

melhores universidades do mundo
Imagem de Canva em Pixabay

Universidade de Cambridge

Por último, assim como as outras instituições britânicas, essa tem anuidades diferentes a depender do aluno. Um aluno brasileiro teria que desembolsar de 25 a 67 mil libras ano ou de 172 a 460 mil reais (cotação de 2024).

melhores universidades do mundo
Imagem de alexxis em Pixabay

** Lembrando que esses valores também vão depender conforme o curso escolhido.

Veja Também:


Fontes: Terra, Terra 2.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO