Engenharia 360

O destino da Engenharia Brasileira à partir da COP 28: Rumo à Sustentabilidade

Engenharia 360
por Redação 360
| 28/11/2023 | Atualizado em 03/12/2023 4 min
Imagem reproduzida de Greenpeace

O destino da Engenharia Brasileira à partir da COP 28: Rumo à Sustentabilidade

por Redação 360 | 28/11/2023 | Atualizado em 03/12/2023
Imagem reproduzida de Greenpeace
Engenharia 360

Na última semana de novembro de 2023, o governo brasileiro embarcou rumo a COP 28, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 ou 28ª conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na Expo City, Dubai. E antes de falar sobre as discussões envolvendo diferentes líderes ao redor do mundo, o Engenharia 360 quer destacar o tema do pavilhão brasileiro no evento.

COP 28
Imagem reproduzida de Somos Coop

O Pavilhão Brasil na COP 28 tem como tema o futuro do país. Ele deve apresentar o trabalho de empresas do setor de Engenharia cujas atividades são controversas em termos ambientais, incluindo mineradoras e petroquímicas, como Vale, Braskem e Petrobras, que foram envolvidas em desastres ambientais, desde rompimento de barragem a uso de agrotóxicos. A ideia é explicar como o setor está adaptando sua conduta para reparar seus erros, assumindo novos compromissos ambientais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

COP 28
Imagem de wirestock em Freepik

Na COP 28, os países poderão abordar mais uma vez os desafios climáticos - que são urgentes. Esse é o momento para traçar ações conjuntas em direção a objetivos globais. É muito importante que sejam revisados compromissos financeiros e contribuições, principalmente para a redução de emissões em nações em desenvolvimento. E é claro que isso terá forte impacto sobre a Engenharia Brasileira.

Posicionamento do Brasil: Liderança e Oportunidades na COP 28

As contribuições nacionalmente determinadas ou NDCs são hoje um grande desafio para um cumprimento das metas atuais. Elas não são suficientes para conter o aumento da temperatura global. Por isso, na opinião dos especialistas, é preciso compromissos mais ousados - como a implementação de um mercado global de carbono - e formas eficazes de monitoramento, o que deve ser um ponto de atrito durante a COP 28. 

O Brasil está no centro dessas discussões por ser grande detentor de áreas de florestas e reputação diplomática. A perspectiva é positiva. Existe um relato de que o governo deve apresentar dados de redução no desmatamento e emissões, além de uma matriz energética mais limpa. E isso pode levar a mais investimentos externos para sustentabilidade e ecologia no país.

COP 28
Imagem de vecstock em Freepik

Neste momento, o Brasil participa da COP 28 e também já se prepara para a COP 30 (2025), que será realizada em Belém, no Pará. Nesse período de agenda climática, busca por resultados mais tangíveis - inclusive em Engenharia - não apenas para enfrentar o aquecimento global, mas também para impulsionar o desenvolvimento sustentável, reduzir desigualdades e promover a inclusão social. Afinal, nossa biodiversidade deve servir de inspiração para a criação de modelos de desenvolvimento tecnológico.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fundamentos para o Desenvolvimento: Educação, Pesquisa e Inovação

O desenvolvimento tecnológico depende de investimentos em educação, formação profissionalizante, pesquisa e inovação. Nosso país tem, infelizmente, pecado bastante nesses quesitos e precisa já “correr atrás da máquina”. O crescimento da economia e geração de futuros empregos dependem de um desenvolvimento sustentável. E, além disso, é preciso preparar os cidadãos para essa transição - até porque os impactos das mudanças climáticas são uma realidade.

COP 28
Imagem de jcomp em Freepik

Veja Também: O Impacto da Engenharia Mecânica na Produção de Máquinas Agrícolas Modernas

Agricultura como Foco de Discussões na COP-28: O Papel do Setor Agropecuário Brasileiro

Um dos setores mais apontados como fonte de emissões de gases de efeito estufa é o de Engenharia Agrícola. Mas vale destacar que ele não é necessariamente um vilão, pois gera muita receita para o Brasil e também oportunidades para mitigar essas emissões. Um exemplo que podemos dar é a Engenharia que lida com estratégias de sequestro de carbono e a substituição de fontes de energia fóssil por biocombustíveis e bioeletricidade.

COP 28
Imagem de vecstock em Freepik

A Engenharia Agrícola será tema de muitas discussões na COP 28. O governo brasileiro defende moldar a agricultura brasileira para que ela impacte menos a natureza e contribua mais para as metas climáticas globais. Listamos algumas ideias de como a Engenharia pode contribuir para melhorar esse cenário:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Desenvolvimento de Tecnologias Sustentáveis: Engenheiros agrícolas podem criar e implementar tecnologias mais eficientes para reduzir as emissões de gases. Isso inclui sistemas de irrigação mais precisos, uso de fertilizantes de liberação controlada, técnicas de manejo de resíduos agrícolas e práticas agrícolas de conservação do solo.
  • Melhoria na Eficiência Energética: A engenharia pode trabalhar para desenvolver maquinário agrícola mais eficiente e movido a fontes de energia renovável, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis.
  • Gestão de Resíduos e Efluentes: Engenheiros podem projetar sistemas avançados de tratamento de resíduos e efluentes agrícolas, convertendo-os em fontes de energia ou fertilizantes orgânicos, minimizando assim as emissões de metano.
  • Desenvolvimento de Biocombustíveis e Bioeletricidade: Investir em pesquisa para melhorar a produção e eficiência de biocombustíveis e bioeletricidade é uma área chave. Isso pode reduzir a dependência de combustíveis fósseis e, portanto, as emissões associadas.
  • Práticas de Sequestro de Carbono: A engenharia pode explorar métodos para aumentar o sequestro de carbono no solo, como sistemas agroflorestais, uso de culturas de cobertura e técnicas de plantio direto.

Veja Também:


Fontes: Metropoles, Comex do Brasil.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo