Engenharia 360

Conheça Coober Pedy, onde moradores vivem em casas subterrâneas devido ao calor

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 12/12/2023 | Atualizado em 14/12/2023 4 min
Imagem de denisbin em Flirck

Conheça Coober Pedy, onde moradores vivem em casas subterrâneas devido ao calor

por Simone Tagliani | 12/12/2023 | Atualizado em 14/12/2023
Imagem de denisbin em Flirck
Engenharia 360

Neste texto do Engenharia 360, queremos compartilhar um pouco da história da cidade Coober Pedy, localizada na região desértica da Austrália Meridional. Este é um exemplo surpreendente de Engenharia adaptada às condições climáticas extremas. Isso porque nesta parte do mundo as temperaturas podem atingir 52°C. E esta comunidade, área de exploração mineradora de opalas, encontrou refúgio debaixo da Terra. Continue lendo para saber mais!

cidade Coober Pedy
Imagem de Lodo27 em Wikipédia - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Coober_Pedy_-_Dug-out_in_Coober_Pedy.jpg
cidade Coober Pedy
Imagem de denisbin em Flirck - https://www.flickr.com/photos/82134796@N03/11164292596

Uma Antiga Solução para um Clima Abrasador

No início dos tempos, o ser humano viveu em abrigos debaixo da terra; e atualmente temos muitos modelos de engenharias subterrâneas, como os bunkers de guerra. Mas o exemplo contemporâneo de Coober Pedy traz um alerta para o que pode ser o nosso futuro se não cuidarmos mais do Planeta e frearmos o aquecimento global.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na região, 60% dos habitantes residem em casas escavadas em rochas arenosas, ricas em ferro. A paisagem local é tão diferente que até virou atração turística. No entanto, este estilo de vida é, na verdade, bastante triste se pensarmos bem. Tais arquiteturas meio que nos remete às construções de nossos ancestrais, refugiados em cavernas para escapar do calor extremo. Será que no futuro todos nós teremos de fazer o mesmo? Esperamos que não!

cidade Coober Pedy
Imagem de Lodo27 em Wikipédia - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Coober_Pedy_-_Entry_in_jewelry_shop.jpg

Veja Também: Construções de Túneis: Métodos Construtivos com Enfoque na Segurança

Construções Subterrâneas para Sobrevivência Climática

Outro exemplo similar e moderno é a Capadócia, na Turquia, com estruturas seculares também esculpidas em rochas. Mas Coober Pedy é ainda mais interessante, pois a cidade mantém, de fato, casas, hotéis, igrejas e até lojas no subterrâneo.

cidade Coober Pedy
Imagem de Thomas Schoch em Wikipédia - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Coober_Pedy_Australia.jpg

A história da engenharia das habitações modernas de Coober Pedy remonta aos tempos em que um adolescente, percorrendo a região em busca de água, descobriu acidentalmente as opalas. Esse evento desencadeou uma corrida por pedras preciosas. Enfim, pouco a pouco a zona foi urbanizada. Hoje, o desafio das pessoas é viver em um local bastante quente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As estruturas subterrâneas foram vistas como uma solução vantajosa, sobretudo de conforto térmico. Porém, vale destacar o desafio de lidar com problemas de umidade. Por exemplo, essas engenharias precisam de um trabalho complexo de impermeabilização - semelhante ao que é feito nos túneis do metrô de Londres. Superado esse problema técnico, os benefícios compensam. Essas moradias proporcionam economia de energia, isolamento contra insetos e até mesmo alguma proteção contra terremotos.

cidade Coober Pedy
Imagem de Lodo27 em Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/File:Coober_Pedy_-_Inside_jewelry_shop.jpg
cidade Coober Pedy
Imagem de Kerry Raymond em Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/File:Coober_Pedy_underground_motel_room,_2007.jpg
cidade Coober Pedy
Imagem de Nachoman-au em Wikipédia - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Coober_Pedy_underground_house.jpg

Desenvolvimento Sustentável e Viabilidade Futura

Com este exemplo de resiliência e beleza de Coober Pedy, nos perguntamos se as casas subterrâneas podem ser resposta às mudanças climáticas em outras regiões? Os dados apresentados em diferentes pesquisas apontam que sim, essa é uma possibilidade interessante para a Engenharia Contemporânea e o Design Sustentável.

Soluções valiosas de Coober Pedy que podem moldar o futuro da Engenharia e Arquitetura:

  • Eficiência Energética: As casas subterrâneas de Coober Pedy naturalmente mantêm temperaturas mais estáveis, exigindo menos energia para aquecimento e resfriamento. Isso sugere uma direção para projetos futuros visando a eficiência energética, com menos dependência de sistemas de climatização.
  • Sustentabilidade: A construção subterrânea pode ser mais sustentável ao reduzir a pegada de carbono associada à construção de estruturas convencionais. Isso poderia inspirar projetos futuros que buscam reduzir o impacto ambiental da construção.
  • Uso Inteligente do Espaço: A arquitetura subterrânea otimiza o espaço disponível, podendo inspirar soluções para áreas com limitações espaciais, promovendo o uso criativo do terreno disponível.
  • Resiliência a Desastres: Estruturas subterrâneas podem ser mais resistentes a desastres naturais, oferecendo uma abordagem alternativa para a construção em áreas propensas a furacões, incêndios, etc.
  • Inovação em Materiais e Construção: O desenvolvimento de materiais mais adequados para construções subterrâneas pode ser uma área de foco para futuros avanços na Engenharia Civil, buscando criar estruturas mais duráveis, seguras e econômicas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Época Negócios.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo