Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Startup pretende criar tecnologia para converter carbono da atmosfera em gasolina

por Larissa Fereguetti | 02/05/2019
Copiado!

A poluição atmosférica é um problema enorme e sobre o qual já relatamos várias vezes aqui no Engenharia 360. Tanto que várias são as alternativas que tentam fazer algo para amenizá-lo. Porém, a proposta de uma Startup no Vale do Silício é bem mais ousada: pretende converter o carbono da atmosfera em gasolina e, ao mesmo tempo, colaborar para minimização do problema dos combustíveis fósseis.

+ Convertendo carbono em gasolina

A ideia é do empreendedor Rob McGinnis, fundador e CEO da Prometheus. A startup desenvolve um equipamento que visa extrair o carbono da atmosfera e transformá-lo em gasolina. O objetivo central é fazer com que ela seja capaz de capturar e converter mais carbono que o próprio carro libera na atmosfera, convertendo-a em uma forma de transporte neutra em carbono, como um processo circular.

converter carbono em gasolina
Imagem: bloomberg.com

Ainda na graduação em teatro, McGinnis construiu sua própria máquina de dessalinização. Foi assim que ele foi parar em um curso de doutorado em Química. Dali, ele lançou uma startup ligada à separação dos componentes de produtos químicos usando membranas de nanotubos de carbono. Isso já o coloca em vantagem no ambicioso projeto de transformar carbono do ar em combustível.

Agora, a Prometheus recebe financiamento da aceleradora Y Combinator. O objetivo de McGinnis é conseguir começar a vender gasolina antes do final de 2020.

+ A busca pelo combustível renovável

Não é só Rob McGinnis que busca um combustível renovável. Vários outros empreendedores têm ideias mirabolantes para extrair substâncias do ar e da água, seja para transformar em combustível, produtos químicos, material de construção e outros.

converter carbono em gasolina
Imagem: economictimes.indiatimes.com

A busca não é infundada. No ano passado, o IPCC, Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas, declarou que a remoção de carbono da atmosfera é uma atitude essencial. Inclusive, foi depois dessa declaração que a Y Combinator pediu para que as empresas buscassem formas de remoção de carbono, mesmo que as ideias sejam ousadas e inusitadas.

Rob McGinnis estima que serão necessários cerca de 800 bilhões de dólares para conseguir substituir todo o mercado da gasolina nos Estados Unidos por um combustível neutro em carbono. Há quem duvida que remover o carbono da atmosfera seja uma medida eficiente para amenizar as questões climáticas. Porém, em um jogo no qual ninguém sabe muito bem o que pode acontecer, qualquer pequena ação já é uma vantagem.

Referências: Bloomberg; Futurism.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários