Destaque

Start-up propõe desenvolver tecnologia revolucionária de conversão de carbono em gasolina

{{post.author.node.name}}

Por: Larissa Fereguetti | Em: | Atualizado: 19 meses atrás | 1 min de leitura

Imagem de Freepik

Compartilhe »

No Vale do Silício, uma startup está se destacando com uma proposta ousada e inovadora: converter o carbono da atmosfera em gasolina. Essa solução busca não apenas amenizar o problema da poluição atmosférica, um desafio de enormes proporções que já abordamos diversas vezes aqui no Engenharia 360, mas também contribuir para a redução do uso de combustíveis fósseis. Com isso, a startup busca enfrentar de forma abrangente os desafios ambientais e energéticos enfrentados atualmente.

Convertendo carbono em gasolina

A ideia é do empreendedor Rob McGinnis, fundador e CEO da Prometheus. A startup desenvolve um equipamento que visa extrair o carbono da atmosfera e transformá-lo em combustível. O objetivo central é fazer com que ela seja capaz de capturar e converter mais carbono do que o próprio carro libera na atmosfera, tornando-a uma forma de transporte neutra em carbono, como parte de um processo circular.

converter carbono em gasolina
Imagem de Freepik

Ainda na graduação em teatro, McGinnis construiu sua própria máquina de dessalinização. Foi assim que ele se interessou por um curso de doutorado em Química. A partir daí, ele lançou uma startup relacionada à separação dos componentes de produtos químicos usando membranas de nanotubos de carbono. Isso já o coloca em vantagem no ambicioso projeto de transformar carbono do ar em combustível.

Atualmente, a Prometheus recebe financiamento da aceleradora Y Combinator. O objetivo de McGinnis é começar a vender combustível antes do final de 2020.

Veja Também:

Estudo aponta que só veículos elétricos não são suficientes para atender metas climáticas

A busca por combustíveis renováveis

Não é apenas Rob McGinnis que está em busca de combustíveis renováveis. Vários outros empreendedores têm ideias inovadoras para extrair substâncias do ar e da água, seja para transformá-las em combustível, produtos químicos, materiais de construção e outros.

Essa busca não é infundada. No ano passado, o IPCC (Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas) declarou que a remoção de carbono da atmosfera é uma medida essencial. Foi após essa declaração que a Y Combinator incentivou as empresas a buscarem formas de remoção de carbono, mesmo que as ideias sejam ousadas e inusitadas.

converter carbono em gasolina
Imagem de wirestock em Freepik

Rob McGinnis estima que serão necessários cerca de 800 bilhões de dólares para substituir todo o mercado de gasolina nos Estados Unidos por um combustível neutro em carbono. Há quem duvide que a remoção de carbono da atmosfera seja uma medida eficiente para amenizar as questões climáticas. No entanto, em um cenário de incertezas, qualquer pequena ação já representa uma vantagem.

Veja Também:


Fontes: Bloomberg, Futurism.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO