Engenharia 360

As construções de Engenharia mais incrivelmente inúteis - parte 1: Mundo

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 21/06/2022 3 min

As construções de Engenharia mais incrivelmente inúteis - parte 1: Mundo

por Simone Tagliani | 21/06/2022
Engenharia 360

Por que será que nosso mundo é tão desigual? Pessoas abastadas e pessoas pobres tentando dividir um planeta que, na verdade, foi criado para todos e, assim, deveria ser compartilhado por igual. Óbvio que ainda precisamos evoluir muito para conseguirmos viver em sociedade desse jeito, pois um dos defeitos que carregamos é a ganância. Como bem sabemos, o sentimento de poder e status guia muita gente, sobretudo grandes empresários e políticos. Mas, na pressa de mostrar tudo que podem fazer – mesmo atos de caridade – controlando grandes quantias de dinheiro, acabam pecando nos seus planos.

Agora, não é só isso. Tem também aquelas pessoas que pensam que dominam um conhecimento que não dominam. E outros que esquecem que uma das fases mais importantes de qualquer projeto é o planejamento. Sem isso, até boas ideias de Engenharia acabam dando errado. Gostaria de conhecer exemplos? Então, acompanhe o artigo a seguir!

6 exemplos de engenharias completamente inúteis

Rushton Lodge

Edifício simbolizando a Santa Trindade, em formato triangular – com 3 janelas, 3 gárgulas, 3 andares e mais coisas multiplicadas por 3 -, situado em Northamptonshire, na Inglaterra. Foi construído por Sir Thomas Tresham, entre 1593 e 1597. E qual a sua função? Apenas ser um símbolo de protesto para representar a fé de um homem chamado de Tresham, que era católico e que ficou preso 15 anos por se recusar a se converter ao protestantismo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
história da engenharia
Imagem reproduzida de Neil Fedorowycz em YouTube
história da engenharia
Imagem reproduzida de Forbes

Obelisco de Conolly ou Conolly’s Folly

Esta estrutura de 42 metros de altura está localizada na região entre Celbridge e Maynooth, na Irlanda. Ela foi projetada por Richard Castle e financiada por Katherine Conolly, entre 1740 e 1741. Só serviu como gasto de dinheiro mesmo, mas por uma boa causa. A ideia era dar emprego para dezenas de pessoas durante o período.

história da engenharia
Imagem reproduzida de Curious Ireland

Veja Também: Os 12 maiores erros de engenharia que marcaram a história

Broadway Tower

Torre com aparência de minicastelo localizada no vilarejo inglês Broadway. Ela tem 17 metros de altura e foi projetada por James Wyatt, em 1794, em homenagem à Lady Coventry. O objetivo era que a senhora, estando no topo da estrutura, pudesse ver o farol existente a 35 km de sua casa. E se deu certo? Sim! Mas podemos dizer que foi muito dinheiro para pouca função!

história da engenharia
Imagem reproduzida de Windows 10 Spotlight Images

Sway Tower ou Peterson’s Folly

Torre localizada em Hampshire, na Inglaterra. Ela tem 66 metros de altura e foi projetada por Andrew Thomas Turton Peterson, em 1885. E, infelizmente, trata-se da estrutura SEM REFORÇO mais alta do mundo.

história da engenharia
Imagem reproduzida de Bournemouth Echo

Ninho da Andorinha

Castelo localizado sobre um paredão de rocha próxima à Yalta, na península da Criméia, ao sul da Ucrânia. Ele foi projetado por Leonid Sherwood e construído entre 1911 e 1912, tendo 20 metros de comprimento e 10 metros de largura. Sua utilidade? Meramente decorativa!

história da engenharia
Imagem reproduzida de Imagens de papel de parede HD

Pirâmide Ballandean

Vamos à um exemplo mais moderno? Essa pilha de pedras de granito com 15 metros de altura está localizada próximo ao vilarejo de Ballandean, em Queensland, na Austrália. Foram gastos quase R$ 210 mil na sua construção. Por quê? Porque o antigo dono da propriedade não sabia o que fazer com tantas rochas.

história da engenharia
Imagem reproduzida de Granite Belt Wine Country

Veja Também: 12 maravilhas da Arquitetura Antiga, para inspirar


Fontes: Mega Curioso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo