Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenheiros propõem método de construção de ponte que lembra um guarda-chuva

Engenharia 360

2 min

POR Larissa Fereguetti 06/03/2020

Aqui no Engenharia 360 nós já mostramos pontes consideradas bem “diferentonas”, mas a ideia dos Engenheiros da Vienna University of Technology (TU Wien)desenvolveram um método de construção de pontes que lembra a abertura e o fechamento de um guarda-chuva.

Ponte método de construção de guarda-chuva
Imagem: Divulgação TU Wien

Normalmente, as pontes são construídas “passo a passo”, com estruturas que vão manter a construção de pé. Isso leva tempo e é justamente nesse aspecto que os pesquisadores de Viena têm uma grande vantagem em seu método: ele é rápido e, ainda, mais barato e com menor impacto ambiental.

Mas isso não começou agora, a metodologia já foi patentada em 2006 e os primeiros testes começaram em 2010. A técnica envolveu vigas ocas sendo montadas em um píer na posição vertical. As vigas seriam unidas no topo e, então, seriam desdobradas suavemente para baixo. O vídeo dessa façanha você confere logo abaixo:

O método da ponte “guarda-chuva” não é recente

A primeira implementação foi realizada sobre o Rio Lafnitz, entre a Áustria e a Hungria. Ela foi montada verticalmente (e não horizontalmente) e, como prevê a técnica, foi abaixada com juntas hidráulicas dobráveis. Bem parecido com o que acontece quando você fecha seu guarda-chuva.

Após o rebaixamento da estrutura, ela pode ser preenchida com concreto para completar os componentes estruturais da ponte. Esse novo método não só é mais rápido, como também mais barato e a durabilidade é a mesma que dos outros métodos, se não for melhor, segundo o professor Johann Kollegger, do Instituto de Engenharia Estrutural da Universidade.

Kollegger também afirmou que: “a construção de pontes usando andaimes geralmente leva meses. Os elementos para o método de redução equilibrada, por outro lado, podem ser configurados em dois a três dias e o processo de redução leva cerca de três horas.” Há quem afirme que essa é uma potencial forma de construção de pontes no futuro. Será? Deixe sua opinião nos comentários!

Fontes: Tu Wien; Daily Mail; Interesting Engineering.

construção de pontes
construção futurista
guarda-chuva
ponte
ponte do futuro
ponte guarda-chuva

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
USP e UNICAMP oferecem cursos de Cálculo e Física gratuitos e completos no YouTube
Microsoft está treinando robôs em simulações da vida real em situações de risco extremo
5 autores de livros de ficção e algumas distopias | Lista 360
4 TED talks sobre como investir na humanidade e em si mesmo | Lista 360
Quais as atribuições de um Engenheiro de Produção?
Você sabe qual é o melhor horário para estudar?
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ