Engenharia 360

Engenheiros propõem método de construção de ponte que lembra um guarda-chuva

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 06/03/2020 | Atualizado em 12/05/2022 2 min

Engenheiros propõem método de construção de ponte que lembra um guarda-chuva

por Larissa Fereguetti | 06/03/2020 | Atualizado em 12/05/2022
Engenharia 360

Aqui no Engenharia 360 nós já mostramos pontes consideradas bem “diferentonas”, mas a ideia dos Engenheiros da Vienna University of Technology (TU Wien)desenvolveram um método de construção de pontes que lembra a abertura e o fechamento de um guarda-chuva.

Ponte método de construção de guarda-chuva
Imagem: Divulgação TU Wien

Normalmente, as pontes são construídas “passo a passo”, com estruturas que vão manter a construção de pé. Isso leva tempo e é justamente nesse aspecto que os pesquisadores de Viena têm uma grande vantagem em seu método: ele é rápido e, ainda, mais barato e com menor impacto ambiental.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas isso não começou agora, a metodologia já foi patentada em 2006 e os primeiros testes começaram em 2010. A técnica envolveu vigas ocas sendo montadas em um píer na posição vertical. As vigas seriam unidas no topo e, então, seriam desdobradas suavemente para baixo. O vídeo dessa façanha você confere logo abaixo:

O método da ponte "guarda-chuva" não é recente

A primeira implementação foi realizada sobre o Rio Lafnitz, entre a Áustria e a Hungria. Ela foi montada verticalmente (e não horizontalmente) e, como prevê a técnica, foi abaixada com juntas hidráulicas dobráveis. Bem parecido com o que acontece quando você fecha seu guarda-chuva.

Após o rebaixamento da estrutura, ela pode ser preenchida com concreto para completar os componentes estruturais da ponte. Esse novo método não só é mais rápido, como também mais barato e a durabilidade é a mesma que dos outros métodos, se não for melhor, segundo o professor Johann Kollegger, do Instituto de Engenharia Estrutural da Universidade.

Kollegger também afirmou que: “a construção de pontes usando andaimes geralmente leva meses. Os elementos para o método de redução equilibrada, por outro lado, podem ser configurados em dois a três dias e o processo de redução leva cerca de três horas.” Há quem afirme que essa é uma potencial forma de construção de pontes no futuro. Será? Deixe sua opinião nos comentários!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fontes: Tu Wien; Daily Mail; Interesting Engineering.

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo