O mundo da aviação é muito fascinante; imagina então ele combinado à Engenharia Civil e Arquitetura. A empreitada do empresário britânico Steven Northam é exemplo disso. Ele transformou a fuselagem dianteira de um Boeing 737-200 de 1968 em um imóvel de aluguel de temporada de luxo no Airbnb. Ficou curioso com o resultado dessa obra? Então, confira as imagens compartilhadas no artigo a seguir, do Engenharia 360!
A decolagem da ideia de Steven Northam
Steven Northam estava navegando na Internet e, de repente, se deparou com uma super oportunidade no eBay. Alguém estava vendendo a carcaça de um Boeing 737 por um preço surpreendentemente acessível. E quando viu as imagens, teve uma visão incomum. Mesmo sem conhecimentos sobre aviação, achou que comprar a estrutura era uma excelente oportunidade de empreendimento.

A saber, esse Boeing 737 que Steven Northam adquiriu foi usado originalmente pela United Airlines. Décadas depois, serviu a companhias francesas, americanas e mauritanas. E foi finalmente descartado em 2006, já em condições bem ruins. Mas não tinha importância para Northam, que pretendia mesmo realizar reformas internas e externas.
O projeto de reforma do Boeing 737 para Airbnb
Logo após adquirir o Boeing 737 e levá-lo a uma propriedade em Winchester, Inglaterra, Steven Northam já pôs as mãos à obra. Foram meses de preparação e foi preciso contratar uma empresa de transporte com guindaste para levar o avião à sua nova "casa".
O empresário foi bastante cuidadoso com a reforma da aeronave. Ele fez questão de manter seu caráter original, preservando elementos como assentos, cintos de segurança, compartimentos superiores e até mesmo o banheiro. Já outros detalhes precisaram ser reinventados para que o Airbnb desse certo, como o design da cozinha. O resultado é uma mistura intrigante de elementos originais e toques modernos.
Toques especiais
O lado empresário de Steven Northam falou mais alto em alguns momentos da reforma. Ele pensou que as pessoas poderiam ficar mais atraídas por esse Airbnb se fosse dado um toque especial no antigo Boeing 737. Por exemplo, a instalação de um piso de vidro que dá para a área de carga e a instalação de um simulador de voo, feito com um PC para jogos e um grande monitor curvo, na cabine original (cockpit), um verdadeiro deleite para entusiastas da aviação.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A hospedagem agora conta com camas de solteiro no andar superior, e uma cama de casal no porão de carga. Além disso, uma banheira de hidromassagem exclusiva foi construída a partir da capota de entrada de um motor de avião e foi colocada ao lado da aeronave. E, para concluir, foram incorporadas à estrutura tecnologias de Wi-Fi de alta velocidade e Smart TVs.
Ao todo, o projeto custou aproximadamente US$ 24.679, e incluiu a atualização de toda a parte externa do avião, além da reforma do interior.
Steven Northam terminou seu projeto em 2023 e já disponibiliza sua criação no Airbnb. A lista de espera para a hospedagem é longa. Tanto que fez o empresário se animar, já planejando um novo projeto, para um caminhão transformado em trailer blindado.
Sua história é um lembrete inspirador da capacidade da Engenharia de reinventar o mundo, como ao transformar um avião em algo verdadeiramente extraordinário. Afinal, a criatividade não tem limites!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Fontes: GQ Globo, AEROIN, Business Insider.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.