Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Conheça os tipos de medidores de Vazão e Nível

Engenharia 360
por Engenharia 360
| 18/04/2016 4 min
Engenharia 360

Conheça os tipos de medidores de Vazão e Nível

por Engenharia 360 | 18/04/2016
Copiado!

Você que atua no ramo da engenharia, certamente algum conhecimento ou ao menos já ouviu falar sobre vazão e nível, correto? Para lidar com a vazão de líquidos e sólidos, existem diferentes tipos de medidores (tecnologias de medição), reunimos a seguir os principais, bem como algumas de suas características destaque, confira!
Baixe também gratuitamente aqui o Manual de Referência Técnica de Vazão, Nível e pHSão mais de 100 páginas de conteúdo sobre medição de vazão, nível, pH, densidade, condutividade, resistividade e muito mais.
omega-blog-da-engenharia

+ Tubos de Pitot

São capazes de sensoriar simultaneamente distintos tipos de pressão, como a estática e a de impacto. Sua maior vantagem é o baixo custo, menor queda de pressão se comparado a outros medidores, além da instalação simplificada.
tubos-pitotblog-da-engenharia

+ Medidores de cotovelo

Você sabia que por meio de qualquer cotovelo de 900 é possível criar um medidor de vazão? Com dois pequenos furos em 450,já é possível usufruir deste mecanismo, agregando-se linhas de sensoriamento de pressão.
cotoveloblog-da-engenharia

+ Medidores de área variável

Chamados também de rotâmetros, os medidores de área variável se configuram em um tubo cônico mais uma boia, que aqui recebe o nome de flutuador. São considerados dispositivos de pressão diferencial constante. Os medidores de área variável são construídos de diferentes materiais, como por exemplo vidro, metal ou plástico, com variação de diâmetro de ¼ até acima de 6 polegadas.

area-variavelblog-da-engenharia

+ Medidores de Deslocamento Positivo

O medidor de deslocamento positivo trabalha em baixas e medias vazões, movendo, separando e medindo líquidos em incrementos. Cada contagem de segmento possui um registro de ligação, e cada incremento um volume diferente. Na necessidade de um sistema mecânico mais simplificado, temos, neste dispositivo, uma das melhores opções.
deslocamento-positivoblog-da-engenharia

+ Medidores de pistão de movimento alternado

No medidor de pistão de movimento alternado, o fluxo circula ao redor de um cilindro fixo com uma placa divisora, que é inserido no compartimento. Diferentemente dos outros medidores, o conjunto desse não gira e sim alterna.
tipo-pistaoblog-da-engenharia

+ Medidores de engrenagem oval

Neste caso, temos duas engrenagens rotativas e ovais com dentes sincronizados de encaixe preciso. Para obter taxas específicas de vazão é importante o monitoramento da rotação de eixo.
engrenagem-ovalblog-da-engenharia

+ Medidores de disco de nutação

O processo neste tipo de medidor se dá sob um disco móvel que é montado sobre uma esfera concêntrica que por sua vez é situada em uma câmara com paredes laterais esféricas. O disco balança por meio da pressão do líquido, sendo que ele não roda em torno de seu eixo.
disco-de-nutacaoblog-da-engenharia

+ Medidores de rotor

São tipos de medidores encontrados nos mais diferenciados projetos de engenharia, mas sempre seguindo o mesmo princípio básico de contém um impulsor rotativo construído no ambiente interno da carcaça do medidor.
tipo-rotorblog-da-engenharia

+ Medidores de velocidade

Em relação à taxa de vazão de volume, estes são instrumentos que irão atuar de forma linear, com maior poder de classificabilidade, uma vez que não há uma relação de raiz quadrada.
velocidadeblog-da-engenharia

+ Medidores tipo turbina

São comumente utilizados em projetos que visam à medição exata de líquidos. No entanto, há a preocupação no que diz respeito ao desgaste dos mancais, o que tem acarretado o uso de medidores tipo turbina “sem mancais”.
tipo-turbinablog-da-engenharia

+ Medidores de Vortex

Os medidores de vortex fazem uso de um tipo de fenômeno natural que ocorre quando um líquido flui em torno de um objeto tido como bojudo.
vortexblog-da-engenharia

+ Medidores eletromagnéticos

Indicados para a maior parte de polpas e líquidos quando tais materiais são eletricamente condutores. O voltímetro e o tubo de vazão são os elementos mais importantes destes medidores.
eletromagneticosblog-da-engenharia

+ Medidores de Vazão Ultrassônicos

Dividem-se em 2 tipos: Doppler e medidores de tempo de percurso (ou de trânsito). O Doppler mede a mudança de frequência do sinal quando refletido por partículas presentes no fluido e o de tempo de trânsito mede a diferença entre o tempo de deslocamento de um pulso sonoro a favor e contra o fluxo. Os de tempo de trânsito possuem a limitação de que os líquidos a serem medidos devem estar relativamente isentos de gases ou sólidos arrastados, a fim de minimizar a dispersão e absorção do sinal.
ultrasonicoblog-da-engenharia
Conheça também alguns produtos que servem para a medição de vazão e nível clique aqui!
*imagens meramente ilustrativas.

Copiado!

Comentários