Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça o Punk Cat, o novo Fusca elétrico da Great Wall

por Redação 360 | 03/05/2021

Batizado de Punk Cat, o automóvel da Great Wall foi lançado na recente edição do Salão de Xangai, ocorrida nas duas últimas semanas de abril. Conheça!

Apesar de a Volkswagen ter avançado na produção de modelos de carros elétricos nos últimos anos, nunca foi feita uma versão elétrica de seu modelo de estreia, o Fusca. No entanto, o desenho clássico da companhia alemã foi aproveitado recente pelos chineses da Ora, marca pertencente à Great Wall.

Batizado de Punk Cat – Gato Punk, em inglês -, o automóvel foi lançado na recente edição do Salão de Xangai, ocorrida nas duas últimas semanas de abril. Foi a primeira grande mostra de carros do ano de 2021, reunindo modelos e marcas do mundo inteiro. A Great Wall possui quatro marcas: Ora, Haval, Wey, e GWM Pick-up. E a Ora é a sua marca especializada em carros elétricos!

Fonte: Terra

Inspiração em modelos históricos de Fusca

A inspiração do Punk Cat no Fusca alemão é inegável. As curvas inconfundíveis e peças abauladas foram uma afronta aos fãs mais conservadores, enquanto outros interpretaram como um “troco” para a Volkswagen, que parou com a produção de Fuscas em julho de 2019.

Assim como o New Beetle – ou Novo Fusca -, o modelo retrô do Fusca, o Punk Cat da Ora possui motor e tração dianteiros. Como se sabe, essa é uma característica diferente do Fusca original, que possui motor traseiro. A nova versão elétrica segue o padrão de carros da marca chinesa, com propulsão 100% elétrica, 143 cv de potência e alcance de 501 km.

Fonte: Terra

A parte interna também se inclui na inspiração retrô, com um volante cuja buzina é acionada por um aro metálico, além de bancos, painéis, câmbio e saídas de ventilação estilizados. O “toque de século XXI” é dado pela tela de alta definição no centro do painel principal, ao lado do volante.

Outra característica do Punk Cat é ter seu sistema operacional sempre conectado à internet 5G. Por isso, atualizações e comandos do carro podem ser feitos de forma remota, com uso de um smartphone.

Fonte: Terra

Ademais, o carro é espaçoso, possui quatro portas, carregador de celular e teto solar panorâmico. O plano da Ora e Great Wall é que o novo Punk Cat inicie suas vendas no final de 2021. Apesar disso, não há maiores detalhes sobre cores, modelos, preços. Por enquanto, a marca chinesa não detalhou as especificações.

Fonte: Terra

Apesar dos apetrechos tecnológicos, característicos da atualidade, parece que a Ora deixou bem clara a referência ao tão querido modelo alemão projetado por Ferdinand Porsche. Você concorda? Escreva nos comentários!


Fontes: Terra, Jornal do Carro, CarsGuide.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.