Nova York é uma das cidades mais visitadas do mundo; mas isto você já deve saber muito bem, é claro! Agora, o que muita gente não sabe é quais os principais observatórios mais procurados hoje pelos turistas. Nos três primeiros lugares estão: Empire State Building, Top of the Rock e One World Observatory. Contudo, desde setembro de 2020 pudemos acrescentar mais um à lista, o observatório Edge. Saiba mais!
A relação do Edge com o Skyline de Nova York
O 30 Hudson Yards é um lindo arranha-céu recém-finalizado no bairro de Manhattan, na cidade de Nova York, e com projeto assinado pelo renomado escritório de arquitetura Kohn Pedersen Fox Associates KPF. Sua forma é bastante curiosa, uma torre com ponta triangular que se destaca no skyline da cidade. Tem tudo para ser classificado como o mais novo marco monumental dos Estados Unidos!
A saber, a palavra 'Edge' - que citamos no início deste texto - quer dizer, em português, 'beirada. E isto até que faz muito sentido se pensarmos no principal detalhe do 30 Hudson Yards, sendo o seu observatório. Trata-se de uma área de 700 metros quadrados, no 101º andar, e cercada por 79 painéis de vidro. Olhando de cima, a sensação é de estar em um precipício, mas é só a beirada do prédio olhando para a "cidade que nunca dorme"!
Veja Também: Fundação de Nova York: a história dos 23 brasileiros que participaram da sua fundação
A estrutura do 30 Hudson Yards
Projetos e construções de arranha-céus é uma verdadeira competição mundial! Cada ano ouvimos falar de algo mais alto e mais impactante para o urbanismo das cidades. Atualmente, o 30 Hudson Yards - que tem 344 metros de altura - mantém o título de 'maior do Ocidente'.
Só o seu mirante, o Edge, tem 346 toneladas divididas em 15 seções, com 15 a 45 toneladas cada, criando uma extensão angular fora da torre; mais 79 painéis de vidro, 635 kg cada. A estrutura do edifício ainda conta com uma extensão do famoso parque High Line, o centro de arte The Shed, o shopping center The Shops at Hudson Yards, e um champanhe bar no nível do observatório.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Veja Também: New York City: 10 locais para visitar na cidade que encanta engenheiros e arquitetos
O observatório com visão de 360 graus
Sim, do alto do Hudson Yards, em seu observatório - o mais alto e extenso terraço do país e quinto deck mais alto do mundo - é possível ver 360 graus de Nova York e até 128 quilômetros além, para o estado de Nova Jersey. Com certeza, por muito tempo, esta será a visão mais espetacular da cidade e uma das melhores atividades turísticas para se fazer na região! Aliás, o local foi muito bem projetado para isso - considerando questões importantes, como carga de vento a essa altura! E é permitida a visita de até 800 pessoas por vez na plataforma!
Um detalhe de projeto que provoca verdadeiro arrepio nas pessoas é um triângulo em vidro transparente em uma parte do piso do observatório Edge, que faz todos se sentirem como estivessem flutuando sobre a cidade - uma experiência como nada igual. Além disso, há uma escada para um observatório indoor no 101º piso do prédio. Realmente muito impressionante e atraente!
"Nós queríamos que fosse algo que você pudesse ver o horizonte e fosse um atrativo para os turistas!" - disse Marianne à Fast Company, em reportagem de Revista Época Negócios.
E você, o que achou do mirante do Edge? Toparia deitar sobre seu piso de vidro? Responda nos comentários!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!
Fontes: Revistal Officiel, Revista Época Negócios, Arch Trends.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.