O DMAIC Canvas é uma ferramenta inovadora e intuitiva para facilitar o gerenciamento, visualização, controle e apresentação dos projetos Lean Seis Sigma.
Método
De acordo com o dicionário, método é um procedimento, meio ou técnica para fazer alguma coisa de forma organizada. Sempre com base na lógica, instrução e sistematização. O Lean Seis Sigma, então, é um método para resolução de problemas complexos, de causa comum e com foco na redução das fontes de variação e desperdícios. E como todos sabem, funciona muito bem desde que bem aplicado.
Um ponto importante e que é perceptível ao longo da implantação e condução dos projetos em diversas organizações: qual a melhor forma de apresentação e gerenciamento de todos os projetos Lean Seis Sigma?
Falando sobre metodologias, gostaria de propor a divisão em três grandes ramos: Métodos para Enxergar de Perto (Lupa), Métodos para Enxergar ao Longe (Telescópio) e Métodos para Enxergar de Forma mais nítida (Óculos). Cito exemplos:
- Método Lupa: focam nos detalhes e na observação da fábrica oculta (SMED /Seis Sigma);
- Método Telescópio: focam na observação e nas relações da empresa com o mercado e a estratégia (BSC / SWOT);
- Método Óculos: focam na descrição objetiva dos fatos (SIPOC /Yamazumi Chart).
Veja Também: Como estruturar projetos de melhoria utilizando o DMAIC?
Definição
Essa definição é importante, pois a proposta do DMAIC Canvas é possibilitar uma abordagem visual ao projeto Lean Seis Sigma. A condução das ferramentas dentro do método precisa ocorrer de forma fluida. O método não pode ser mais importante que seu resultado. O desafio é possibilitar não somente a apresentação, mas também a condução no formato “one page”.
O método foi desenvolvido e apresentada pelo consultor Gilberto Strafacci Neto do Setec Consulting Group no Congresso Six Sigma Brasil de 2015. Foi validada em grandes clientes e tem sido adequada às demandas executivas frente ao programa.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
As vantagens são a possibilidade de conectar e correlacionar cada uma das saídas de cada uma das ferramentas em cada uma das etapas do DMAIC. Isso, principalmente para equipes iniciantes, é tão ou mais complexo que a própria busca pela melhoria.
Outro ponto: o tempo investido para preparar a apresentação dos tollgates gera desgaste e para muitos é uma atividade que não agrega valor. Investe-se muito tempo para preparar a apresentação e o registro não é objetivo.
A proposta é uma condução visual, que envolva a equipe e que reduza retrabalhos. Um modelo de gestão que possibilite melhor entendimento dos entregáveis e que já construa a a apresentação das etapas. Que fique claro: o formulário do DMAIC Canvas é a base, num formato A0 impresso, para a condução, construção e apresentação do projeto.
O modelo tem como base o Business Model Canvas e o Project Model Canvas (desenvolvido pelo professor José Finocchio Júnior), porém com estrutura das ferramentadas principais do DMAIC.
Modelo
Tão importante quanto as ferramentas é a sequência de preenchimento no DMAIC Canvas. A conexão representada pelas interfaces demonstra a forte relação entre cada um dos quadrantes:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Com isso, o DMAIC Canvas é uma forma visual e intuitiva para gerenciamento, condução e apresentação dos projetos. Caso queira baixar o DMAIC Canvas acesse o site da Setec.
Comentários
Gilberto Strafacci Neto
Engenheiro mecânico formado pela Universidade de São Paulo, com mestrado em construção civil e especialização em gestão de projetos, gestão de finanças, administração de negócios, ciência de dados e IA, e mais. Com conhecimento em Master Black Belt em Lean Seis Sigma e Liderança Organizacional.