Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça o Apple Park: o campus de 5 bilhões de dólares

por Júlia Sott | 13/11/2019
Copiado!

Nós fomos conferir de perto a sede nada convencional da Apple, inaugurada em 2017. Confira a seguir sua construção e curiosidades! 

Lançamento

Em 2011, Steve Jobs anunciou seus planos para a construção da nova sede da Apple, em Cupertino na Califórnia. O novo endereço seria bem próximo ao Infinite Loop, a primeira e então atual sede da Apple. Ele disse ser a oportunidade de construir o melhor e mais incrível edifício de escritórios do mundo. “É como uma nave espacial”, alegou o cofundador e então CEO da Maçã. 

O Arquiteto principal do projeto, Norman Foster, comentou sobre o discurso que Steve fez para o conselho da cidade de Cupertino em sua última aparição pública, antes de seu falecimento. Ele disse ser a declaração mais memorável do CEO, e que talvez fora vital para o Apple Park tornar-se realidade.

Construção e infraestrutura do Apple Park

A construção durou pouco mais de 8 anos e foi idealizada por Steve Jobs como um “centro de criatividade e colaboração”. O projeto foi pensado a fim de ser iluminado e arejado, com um design amplo de painéis de vidros curvos com até 13,5m de altura. 

O anel, assim chamada a estrutura, tem cerca de 1 milha de circunferência, 260 mil metros quadrados de escritórios e abriga aproximadamente 12 mil funcionários. Tudo isso custou um total de nada menos que $5 bilhões de dólares. 

apple park anel
Imagem: Unsplash.com

Cerca de 80% do campus consiste em área verde. Foram plantadas aproximadamente 9 mil árvores, sendo grande parte delas árvores frutíferas: árvores de ameixa, damasco, caqui, e obviamente, maçã.

apple park trees
Imagem: Dailymail.co.uk

A cobertura do anel é inteiramente composta de painéis solares, o que permite o Apple Park consumir uma energia 100% renovável. 

Apple Park paineis solares
Imagem: Wired.com

Os funcionários tem acesso a várias pistas de caminhada e trilhas para pedalar. O campus também abriga uma academia e um centro fitness que custou mais de $70.000. 

Dentro da sede, está o famoso Steve Jobs Theater, onde ocorrem os lançamentos dos produtos Apple. O teatro abriga 1000 pessoas e é composto de 4 andares subterrâneos.  

apple park steve jobs theater
Imagem: ArchDaily

Centro de visitantes

Mas é possível visitar o Apple Park? Infelizmente para nós, meros terráqueos, não é possível embarcar na nave espacial. Mas a sede conta com um centro de visitantes, que abriga um café, uma loja com produtos Apple exclusivos, um terraço com vista para o anel e uma exibição com uma maquete altamente tecnológica do Apple Park.

apple park vista to terraço
O anel visto do terraço (Imagem: @juliawsott)
apple park apple store
Apple Store no centro de visitantes (Imagem: @juliawsott)

A maquete foi feita 100% de material reciclável vindo dos produtos Apple. Para explorá-la, você usa Ipads que foram fabricados exclusivamente para isso.  

Imagem: @juliawsott
Imagem: @juliawsott

É possível conhecer vários detalhes do campus através de realidade aumentada, que permite sentir um gostinho de como é trabalhar nesse campus incrivelmente inovador! 

Referências: Wired; Business Insider;

Copiado!
Engenharia 360

Júlia Sott

Engenheira Civil formada em 2019 pela UNIJUÍ e atualmente em busca de um trainee (até rimou). Após a formatura embarquei para os EUA para trabalhar, estudar e explorar o Vale do Silício por 1 ano. Também amo ler, viajar e sou cantora nas horas vagas. Sempre em busca de evolução, conhecimento, novas conexões e habilidades.

Comentários