Engenharia 360

Conheça a mega-usina solar da Tesla em Kauai, no Havaí

Engenharia 360
por Lucie Ferreira
| 17/05/2017 2 min

Conheça a mega-usina solar da Tesla em Kauai, no Havaí

por Lucie Ferreira | 17/05/2017
Engenharia 360

Vivemos na era das mega-usinas solares. Uma das mais recentes foi inaugurada este ano em uma ilha do Havaí por uma das companhias mais visionárias e inovadoras do mundo: a Tesla.
Construída na ilha de Kauai, a planta solar é constituída de 55 mil painéis e 272 Powerpacks de lítio. Sua capacidade é impressionante: 52 megawatts-hora, quando os Powerpacks são combinados. Isso permite à usina testar o armazenamento de energia em escala industrial, a médio prazo.

Conheça a mega-usina solar da Tesla em Kauai, no Havaí

A mega-usina solar é composta de 55 mil painéis e 272 Powerpacks de lítio, alcançando até 52 megawatts-hora


O sistema Powerpack é considerado a primeira operação solar capaz de fornecer energia de forma confiável ininterruptamente. Espera-se que a usina solar distribua energia 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, o pôr do sol não é problema algum para um projeto desse porte.
No final de 2016, a Tesla adquiriu a SolarCity Corp, maior fornecedora de serviços de energia solar nos Estados Unidos, por 2 bilhões de dólares. A criação da mega-usina solar no Havaí é o maior projeto realizado pela companhia de Elon Musk desde então.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por que no Havaí?

O Havaí é um arquipélago turístico conhecido por ser um dos points favoritos de surfistas de todo o mundo. Mas o estado norte-americano não foi escolhido por acaso para a implementação da usina solar. Ele possui as taxas de eletricidade mais altas dos Estados Unidos.

Conheça a mega-usina solar da Tesla em Kauai, no Havaí

O Havaí é o estado com as taxas de eletricidade mais altas dos Estados Unidos


Além disso, o Havaí estabeleceu o ano de 2045 como prazo final para a meta de eliminar todas as fontes de energia não renováveis. Começar o ano de 2017 com um mega-projeto desses mostra que o estado está indo pelo caminho certo.
A Tesla afirma que as novas instalações serão responsáveis pela redução de 1,6 milhões de galões de diesel e petróleo consumidos por ano em Kauai. A quarta maior do Havaí tem população superior a 65 mil pessoas e poderá contar com 44% de sua energia produzida por fontes renováveis.
Fotos: Tesla. Fonte: ArchDaily Brasil, Bloomberg e Wikipedia.

Comentários

Engenharia 360

Lucie Ferreira

Jornalista especializada.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo