Recentemente, nós contamos aqui no Engenharia 360 sobre o lançamento do novo Ford Territory, um SUV médio que concorre com as versões iniciais do Tiguan e com o Jeep Compass Limited. Nós, do Engenharia 360, tivemos a oportunidade de testar o veículo e contamos tudo neste texto!
O Ford Territory
Nosso primeiro contato com o Ford Territory foi lá em 2018, quando estivemos no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018. Na época, ele foi um dos grandes destaques da Ford, mas ainda estava em estudo para venda no Brasil. O veículo baseia-se em uma versão do chinês Yusheng S330, produzido pela Jiangling Motor Corporation, parceira da Ford.
Chegando em território nacional em agosto deste ano, o Ford Territory 2021 está disponível em dois modelos: o SEL e o Titanium. As principais características usadas na definição do modelo são elegância, conforto e tecnologia.
Motor e performance
O motor de ambas as versões é um 1.5 Turbo EcoBoost GTDi, à gasolina, injeção direta e ciclo Miller. A potência é de 150cv e torque de 225Nm. Eles são equipados com câmbio CVT com simulação de oito marchas. No quesito performance, ele faz 9,2 km/l na cidade e 10km/l na estrada.
Design
Com 4,58 m de comprimento, 1,94 m de largura e 1,67 m de altura, o Ford Territory é grande e permite que os passageiros e os motoristas fiquem confortáveis, mesmo quando o veículo está com os três assentos ocupados na traseira. Os bancos dianteiros contam, ainda, com aquecimento e ventilação e os traseiros possuem apoio de braço central e porta-copos integrado.
Os faróis e as lanternas são em LED. Há faróis de neblina dianteiros, retrovisores externos rebatíveis eletronicamente e faróis com temporizador. O novo Ford Territory está disponível nas cores Branco Bariloche, Azul Santorini, Prata Maiorca, Marrom Roma, Preto Toronto e Vermelho Vermont.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Tecnologia
A tela central multimídia é touch screen HD, com 10.1", com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. É possível personalizar seu modo de visualização, escolher indicadores preferidos, ver os parâmetros do veículo e muito mais. Isso torna seu uso mais rápido e mais prático.
O Ford Territory também possui piloto automático adaptativo com Stop and Go, sistema de estacionamento automático, câmera 360° com Bird-Eye View e alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência. O carregamento do celular por indução também está disponível.
Com o sistema de estacionamento automático, a saída e a entrada de vagas paralelas é muito mais fácil. Há um botão no console central no qual o motorista seleciona o tipo de manobra que deseja realizar. Cabe ao motorista controlar o engate de marchas, o acelerador e o freio, enquanto o veículo controla o volante.
Já o piloto automático adaptativo ajusta automaticamente a velocidade para manter sempre uma distância segura entre o Novo Ford Territory e o carro à frente e reduz automaticamente a velocidade caso detecte um veículo mais lento.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Há, ainda, o sistema FordPass Connect. Com ele, é possível conectar o Ford Territory e interagir com o veículo usando o celular, não importa onde você esteja.
Nossas impressões sobre o Novo Ford Territory
PONTOS FORTES:
- Design;
- Acabamento interno;
- Espaço interno da cabine;
- Tecnologia embarcada (apesar de pecar em alguns itens como abertura automática do porta-malas por sensor como no Edge).
PONTOS FRACOS:
- Posição dos controle de piloto automático (acho péssimo atrás do volante);
- Motor muito fraco para o porte do veículo, torna a viagem até perigosa quando necessária ultrapassagem pois não responde como deveria para empurrar os mais de 1.600 kg.
- Porta-.alas pequenos, para justificar a proposta de ser um carro para família, deveria ser um tanto quanto maior no volume disponível.
Compare as versões:
SEL (a partir de R$ 179.900):
- 6 Air bags (Frontais, Laterais e Cortina)
- 6 alto falantes
- AdvanceTrac® - Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS)
- Apple CarPlay sem fio
- Ar condicionado automático digital com saída para os bancos traseiros
- Bancos com revestimento premium na coloração Dark Charcoal
- Chave com sensor de presença: Acesso inteligente e Partida sem chave- Ford Power
- Conectividade por cabo com Android Auto / Apple CarPlay
- Câmera de ré
- Entrada USB frontais (dados + carregamento) 1
- Entrada USB para carregamento traseira (carregamento) 1
- Entradas USB frontais (carregamento) 2
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico
- Faróis em LED
- Lanternas traseiras em LED
- Luzes de condução diurna em LED
- Sensor de estacionamento traseiro
- TPMS - Sensor de monitoramento de pressão dos pneus
- Tela multimídia touch screen HD de 10.1"
- Teto solar panorâmico elétrico
Titanium (a partir de R$ 197.900):
- 8 alto falantes
- Acendimento automático dos faróis
- Banco do motorista com ajuste elétrico de 10 posições
- Bancos dianteiros com aquecimento e resfriamento controlável
- Bancos parcialmente em couro e revestimento premium na coloração Bege
- Carregamento de celular por indução
- Câmera 360º com Bird-Eye View
- Câmera de ré
- Luz ambiente configurável em cores (7 opções) e intensidade
- Luzes de aproximação nos retrovisores
- Painel de Instrumentos digital com tela HD de 10" configurável
- Piloto automático adaptativo com Stop and Go
- Retrovisores externos rebatíveis eletronicamente
- Rodas de Liga Leve de 18"
- Sensor de chuva
- Sensor de estacionamento dianteiro
- Sistema de alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência (AEB)
- Sistema de aviso de mudança de faixa
- Sistema de estacionamento automático
- Sistema de monitoramento de ponto-cego (BLIS)
- Teto pintado de preto
Quais foram suas impressões sobre Ford Territory? Comente!
Comentários
Eduardo Mikail
Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.