Competindo com o Jeep Compass Limited e o Tiguan em suas versões iniciais, a Ford lançou seu novo SUV médio, o Territory. Baseado no Yushen 330 da Jianling Motors Corporation, parceira da Ford, o modelo tem o objetivo de trazer a marca uma era com foco em picapes e SUVs.
Para aqueles que chegaram a ver a estréia do modelo no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, saibam que seu lançamento na China gerou diversas modificações no veículo. O SUV pode ser definido em três termos: conforto, elegância e tecnologia. Marcando a experiência daqueles que tiverem a oportunidade de dirigir o Territory.
"Dentro do carro, você imediatamente sente a superioridade em espaço e acabamento, com conectividade e tecnologias intuitivas. Com o FordPass, que estará conectado ao modem embarcado, os consumidores terão acesso a várias informações e funções remotas do veículo. Tenho certeza que é um grande produto conectado para consumidores conectados."
Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul
Design Territory: conforto, modernidade e elegância
Na parte externa do veículo, o Territory trará faróis de máscara negra com a iluminação feita por lâmpadas de LED. A grade frontal do veículo foi trocada por um modelo em elementos retangulares, trazendo maior elegância ao automóvel. Outro diferencial foi a troca de peças cromadas por pintadas em preto brilhante.
As mudanças não ficaram apenas na parte frontal do veículo. A Ford remodelou as lanternas traseiras, proporcionando maior modernidade na disposição das luzes.
LEIA MAIS
Com 4,58 metros de comprimento, 2,71 metros de entre eixos e 1,94 metros de largura; o modelo proporciona um ótimo espaço interno e supera os concorrentes Tiguan e Compass. Na frente, é possível ter mais de um metro de espaço para as pernas e cabeça, sendo que o motorista pode ter 5,6 cm de distância do teto. Na parte de trás, o passageiro tem 1 m para as pernas, 8,8 cm de espaço para joelho. Além do espaço para passageiros, o veículo traz 348 litros de capacidade no porta-malas
Para melhorar ainda mais a comodidade, o veículo apresenta teto solar panorâmico e bancos com aquecimento e refrigeração com ajuste elétrico de altura. Além disso, o passageiro sentado na parte de trás do veículo tem disponível entradas USB e saídas de ar-condicionado.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Além disso, é necessário falar do acabamento interno. Superfícies que combinam a utilização de couro e madeira trouxeram maior elegância ao SUV. Mas nunca esquecendo do ar tecnológico, o veículo apresenta luzes personalizáveis e um painel de 10.1 polegadas com sistema Sync. Para proporcionar maior conforto, os comandos do volante e o console central foram ajustados de maneira a gerar melhor ergonomia aos passageiros.
Tecnologia: o carro na palma da mão e com a melhor experiência de direção
Para a melhor dirigibilidade, o Territory trará câmera 360° com visualização panorâmica, o único da categoria com esse recurso. Além de piloto automático adaptativo inteligente com stop & go, sistema de alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência (AEB), sistema de estacionamento automático, sistema de monitoramento de ponto cego (BLIS), sistema de aviso de mudança de faixa, 6 AIRBAGS e monitoramento de pressão dos pneus. Esse recursos aumentam a autonomia do veículo na direção, trazendo maior segurança e comodidade ao motorista.
O painel de 10.1 polegadas do Territory é o centro de conectividade do veículo e o maior da categoria. Com o sistema Sync Touch, há a possibilidade e controle da refrigeração do veículo e bancos, além de conexão sem fio para Apple Carplay e Android Auto com cabo, o único da categoria a trazer essa tecnologia. Além de carregamento sem fio para celular.
Com o FordPass, é possível realizar a conexão veículo e celular. Essa ferramenta possibilita a partida remota com acionamento de ar-condicionado, abertura e travamento remoto das portas e acesso a informações do veículo como: odômetro, pressão dos pneus e tanque de combustível, alertas de diagnóstico do veículo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Modelos Ford Territory
A Ford confirmou dois modelos para a pré-venda de hoje, o SEL por R$165.900 e o Titanium por R$187.900. Eles serão equipados com câmbio CVT com simulação de oito marchas. Ao contrário do que muitos imaginavam, o Territory não estará disponível na versão flex. Segundo a empresa, isso atrasaria o lançamento do veículo em seis meses, forçando deixar o projeto apenas à gasolina. Porém, há a previsão de lançamento de um modelo flex no futuro.
O SUV virá equipado com um motor Mitsubish 1.5 turbo com injeção direta e ciclo Miller. Lançado em 1977, o motor era utilizado pela empresa produtora para versões de competição do Mirage e Colt. O ciclo de combustão utilizado pela quatro cilindros explica os 140cv e 22,9 kgfm de torque.Segundo a Ford, o veículo faz 9,2 km/l na cidade e 10km/l na estrada, superando mais uma vez os concorrentes.
A pré-venda começa hoje, sete de agosto. Mas, a previsão é que o modelo chegue às concessionárias no começo de setembro.
Fonte: Divulgação Ford e Quatro Rodas
Leia também: Volkswagen lança seu novo modelo CUV, o Nivus.
O que você achou do novo modelo da Ford? Deixe sua opinião nos comentários!
Comentários
Letícia Nogueira Marques
Estudante de Engenharia de Materiais e Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC e mecânica de produção veicular pelo SENAI Mercedes-Benz; já atuou na área de Facilities com foco em projetos de sustentabilidade para redução de impacto ambiental.