Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Novo Ford Territory é lançado no Brasil. Confira!

por Letícia Nogueira | 07/08/2020
Copiado!

O novo Ford Territory acaba de ser lançado no Brasil e ter sua pré-venda aberta. Conheça um pouquinho desse veículo que logo estará circulando por aqui

Competindo com o Jeep Compass Limited e o Tiguan em suas versões iniciais, a Ford lançou seu novo SUV médio, o Territory. Baseado no Yushen 330 da Jianling Motors Corporation, parceira da Ford, o modelo tem o objetivo de trazer a marca uma era com foco em picapes e SUVs.

Ford Territory na cidade. Um prédio iluminado na parte de trás
Novo SUV médio da Ford, Teritory. Fonte: Divulgação Ford

Para aqueles que chegaram a ver a estréia do modelo no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, saibam que seu lançamento na China gerou diversas modificações no veículo. O SUV pode ser definido em três termos: conforto, elegância e tecnologia. Marcando a experiência daqueles que tiverem a oportunidade de dirigir o Territory.

“Dentro do carro, você imediatamente sente a superioridade em espaço e acabamento, com conectividade e tecnologias intuitivas. Com o FordPass, que estará conectado ao modem embarcado, os consumidores terão acesso a várias informações e funções remotas do veículo. Tenho certeza que é um grande produto conectado para consumidores conectados.”

Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul

Design Territory: conforto, modernidade e elegância

Na parte externa do veículo, o Territory trará faróis de máscara negra com a iluminação feita por lâmpadas de LED. A grade frontal do veículo foi trocada por um modelo em elementos retangulares, trazendo maior elegância ao automóvel. Outro diferencial foi a troca de peças cromadas por pintadas em preto brilhante.

Ford Territory em um fundo escuro com água no asfalto. A imagem mostra sua lateral esquerda e a frente
Pequenas modificações na parte frontal do veículo tornaram o Territory um veículo mais elegante. Fonte: Divulgação Ford

As mudanças não ficaram apenas na parte frontal do veículo. A Ford remodelou as lanternas traseiras, proporcionando maior modernidade na disposição das luzes. 

Ford Territory em um fundo escuro com água no asfalto. A imagem mostra a lateral esquerda e a traseira do veículo
O design das lanternas traseiras do Teritory trouxeram maior modernidade ao veículo. Fonte: Divulgação Ford

Com 4,58 metros de comprimento, 2,71 metros de entre eixos e 1,94 metros de largura; o modelo proporciona um ótimo espaço interno e supera os concorrentes Tiguan e Compass. Na frente, é possível ter mais de um metro de espaço para as pernas e cabeça, sendo que o motorista pode ter 5,6 cm de distância do teto. Na parte de trás, o passageiro tem 1 m para as pernas, 8,8 cm de espaço para joelho. Além do espaço para passageiros, o veículo traz 348 litros de capacidade no porta-malas

Espaço interno com foco na região do motorista.
O espaço interno do Territory é o destaque no veículo, superando os concorrentes – Fonte: Divulgação Ford

Para melhorar ainda mais a comodidade, o veículo apresenta teto solar panorâmico e bancos com aquecimento e refrigeração com ajuste elétrico de altura. Além disso, o passageiro sentado na parte de trás do veículo tem disponível entradas USB e saídas de ar-condicionado.

A imagem mostra o espaço dos passageiros, com o teto solar panorâmico
A Ford trará com o Territory o melhor em comodidade – Fonte: Divulgação Ford

Além disso, é necessário falar do acabamento interno. Superfícies que combinam a utilização de couro e madeira trouxeram maior elegância ao SUV. Mas nunca esquecendo do ar tecnológico, o veículo apresenta luzes personalizáveis e um painel de 10.1 polegadas com sistema Sync. Para proporcionar maior conforto, os comandos do volante e o console central foram ajustados de maneira a gerar melhor ergonomia aos passageiros.

A imagem mostra o acabamento em madeira e couro no veículo
Acabamento interno do Territory. Fonte: Divulgação Ford

Tecnologia: o carro na palma da mão e com a melhor experiência de direção

Para a melhor dirigibilidade, o Territory trará câmera 360° com visualização panorâmica, o único da categoria com esse recurso. Além de piloto automático adaptativo inteligente com stop & go, sistema de alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência (AEB), sistema de estacionamento automático, sistema de monitoramento de ponto cego (BLIS), sistema de aviso de mudança de faixa, 6 AIRBAGS e monitoramento de pressão dos pneus. Esse recursos aumentam a autonomia do veículo na direção, trazendo maior segurança e comodidade ao motorista. 

No espelho do veículo é possível ver o alerta de monitoramento de ponto cego
O sistema de monitoramento de ponto cego (BLIS) – Fonte: Divulgação Ford

O painel de 10.1 polegadas do Territory é o centro de conectividade do veículo e o maior da categoria. Com o sistema Sync Touch, há a possibilidade e controle da refrigeração do veículo e bancos, além de conexão sem fio para Apple Carplay e Android Auto com cabo, o único da categoria  a trazer essa tecnologia. Além de carregamento sem fio para celular. 

A imagem mostra o painel e console central do veículo
O painel de 10.1 polegadas é o maior da categoria – Fonte: Divulgação Ford

Com o FordPass, é possível realizar a conexão veículo e celular. Essa ferramenta possibilita a partida remota com acionamento de ar-condicionado, abertura e travamento remoto das portas e acesso a informações do veículo como: odômetro, pressão dos pneus e tanque de combustível, alertas de diagnóstico do veículo. 

Modelos Ford Territory

A Ford confirmou dois modelos para a pré-venda de hoje, o SEL por R$165.900 e o Titanium por R$187.900. Eles serão equipados com câmbio CVT com simulação de oito marchas. Ao contrário do que muitos imaginavam, o Territory não estará disponível na versão flex. Segundo a empresa, isso atrasaria o lançamento do veículo em seis meses, forçando deixar o projeto apenas à gasolina. Porém, há a previsão de lançamento de um modelo flex no futuro.

A imagem mostra o motor do Territory
Motor Mitsubish 1.5 turbo com injeção direta e ciclo Miller – Fonte: Divulgação Ford

O SUV virá equipado com um motor Mitsubish 1.5 turbo com injeção direta e ciclo Miller. Lançado em 1977, o motor era utilizado pela empresa produtora para versões de competição do Mirage e Colt. O ciclo de combustão utilizado pela quatro cilindros explica os 140cv e 22,9 kgfm de torque.Segundo a Ford, o veículo faz 9,2 km/l na cidade e 10km/l na estrada, superando mais uma vez os concorrentes. 

Novo Ford Territory – Fonte: Divulgação Ford

A pré-venda começa hoje, sete de agosto. Mas, a previsão é que o modelo chegue às concessionárias no começo de setembro.

Fonte: Divulgação Ford e Quatro Rodas

Leia também: Volkswagen lança seu novo modelo CUV, o Nivus.

O que você achou do novo modelo da Ford? Deixe sua opinião nos comentários!

Copiado!
Engenharia 360

Letícia Nogueira Marques

Estudante de Engenharia de Materiais pela UFABC. Acredito que não há nenhum sonho que não possa ser realizado com um pouco de disciplina e criatividade.

Comentários