Engenharia 360

É verdade que os computadores analógicos estão a um passo dos digitais?

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/06/2022 3 min

É verdade que os computadores analógicos estão a um passo dos digitais?

por Redação 360 | 10/06/2022

Já começamos este texto respondendo a pergunta do título. Talvez os computadores digitais não substituam totalmente os computadores analógicos como pensávemos. Não se pode comparar tal evento à troca que ocorreu no Brasil do sinal analógico pela transmissão televisiva digital. O problema é: será que essa tecnologia, no nível de desenvolvimento que está hoje, conseguiria lidar com um volume cada vez maior de dados, respondendo às novas necessidades para computadores?

servidor computador digital
Imagem reproduzida de RackSolutions

Computação analógica x computação digital

Vamos justificar esse questionamento! É que os computadores que usamos hoje apresentam uma separação de memória, onde os dados ficam armazenados, e processador, onde a computação real é realizada. Com isso, há um gargalo de desempenho de interface do processador e na memória. Precisaríamos de um tipo de hardware melhor para isso, como o PIM, que não seria computação digital, mas analógica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

computador analógico x computador digital
Imagem reproduzida de digitalworld839

Veja Também: Engenharia da Computação e a construção de computadores, seus acessórios e componentes

Sobre o hardware tipo PIM

Sabe como um computador básico funciona? Assim, a máquina é programada para realizar, usando transistores – representando 1 e 0, como um liga e desliga ou código binário -, a tradução de informações, com os bits armazenados em um capacitor. Já num computador com hardware PIM existe uma memória RRAM memoristor, que praticamente imitam o cérebro humano, usando resistores especiais para guardar as correntes ou caminhos por onde percorrem os dados de cálculos dessas informações, que não precisam ficar transitando entre memória e CPU para isso.

computador PIM
Imagem reproduzida de Site Inovação Tecnológica

Veja Também: Google conduz a maior simulação química já realizada em computador quântico

Grande desafio do futuro

Esses computadores PIM são, por isso, muito mais eficientes. Mesmo assim, sabe-se que seria lógico, com o tempo, tentar traduzir as informações, sim, do formato analógico para o digital. Só que como seria possível fazer isso de forma eficiente e rápida? Bem, uma solução já apresentada pelos engenheiros é aproximar funções arbitrárias em um tipo de rede neural para, desse jeito, melhorar a eficiência dos computadores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para que um computador PIM funcione como desejamos, convertendo os resultados parciais que produz em informações digitais, consumiria energia demais. E justamente essa aproximação neural resolveria o problema, realizando múltiplos cálculos ao mesmo tempo, exigindo menos ADCs e resultando em maior eficiência da computação.

super computador analógico
Imagem reproduzida de The Mirror

Sim, já existem empresas ao redor do mundo que trabalham na construção de protótipos em grande escala de computadores PIM com essa rede neural. Logo veremos tal barreira da computação ser ultrapassada e esse paradigma provado que tem potencial de ser muito mais poderoso do que se imagina. Continuemos a acompanhar as publicações científicas!

Veja Também: Qual linguagem de programação vale a pena aprender?


Fontes: Inovação Tecnológica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.