Engenharia 360

Como usar a nova Inteligência Artificial Google Gemini?

Engenharia 360
por Redação 360
| 26/12/2023 3 min
Imagem gerada em IA

Como usar a nova Inteligência Artificial Google Gemini?

por Redação 360 | 26/12/2023
Imagem gerada em IA
Engenharia 360

Google Gemini é um dos maiores lançamentos da Google em 2023. Trata-se de uma nova Inteligência Artificial que foi projetada especialmente para ir além das outras IAs, com alta capacidade de lidar com múltiplas modalidades. E, atualmente, ela está disponível gratuitamente para ser testada no Bard - que é, aliás, o chatbot da Google. Saiba como usá-la no texto a seguir, do Engenharia 360!

Diferenciais da IA Google Gemini

Vamos explicar melhor como é essa nova tecnologia de IA da Google. Pois bem, a Google Gemini é capaz de compreender, operar e combinar diferentes formatos de dados, como textos, códigos, áudios, imagens estáticas e vídeos. Resumindo, seu modelo de aprendizado se baseia na ideia de processar diferentes formatos de dados ao mesmo tempo. E, no fim, o que se pode fazer é trabalhar com uma variedade de informações, antes mesmo de gerar respostas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A saber, os outros modelos de IAs funcionam do seguinte modo: treino em partes separadas, que só se juntam depois, na hora de executar tarefas específicas, o que pode levar a respostas imprecisas ao lidar com raciocínios mais complexos.

Inteligência Artificial Google Gemini
Imagem reproduzida de AutoGPT

Exemplos de uso da Google Gemini

São exemplos práticos de como a Google Gemini pode ser usado em diferentes tarefas:

  • Processamento de linguagem natural,
  • Tradução de documentos diversos em tempo real,
  • Geração de textos criativos,
  • Aprendizado de máquina,
  • Detecção de fraudes,
  • Melhora de sistema de navegação de veículos autônomos,
  • Visão computacional,
  • Realidade aumentada mais imersivas e informativas,
  • Etc.

Como usar a Google Gemini

Google Gemini no computador

A primeira coisa que você precisa fazer é configurar como idioma padrão do seu navegador para o inglês. Depois, basta acessar a versão do Bard neste idioma no site do chatbot (bard.google.com). Se for necessário modificar a língua de preferência no browser, deve-se seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse as configurações da Conta Google (myaccount.google.com/language) ou clique no ícone com a foto de perfil, no canto superior direito da Chrome;
  2. Selecione a opção "Gerenciar sua Conta da Google";
  3. Clique em "Informações pessoais", no menu do lado esquerdo da tela;
  4. Role a tela para baixo até encontrar a opção "Preferências gerais para a Web". Na sequência, clique em "Idioma";
  5. Clique no ícone do lápis para editar o idioma de preferência;
  6. Busque o idioma "English" e clique na opção;
  7. Escolha uma das opções do idioma e, na sequência, clique em "Salvar" para encerrar a mudança;
  8. Após modificar as configurações da conta Google, basta acessar novamente o site do Bard, que automaticamente funcionará em sua versão na língua inglesa, com o suporte do modelo de linguagem Gemini Pro.

Gemini Pro no Bard

Para quem tem uma conta Google, é possível testar a Google Gemini Pro. Para isso, basta acessar a página do chatbot e fazer login.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A necessidade da troca de idioma, de português para inglês, se faz necessária porque só assim é possível ficar por dentro das últimas atualizações do Bard. A Gemini Pro, por exemplo, não está disponível em português.

Quando lançamos um prompt em inglês, as respostas são mais estratégicas, inclusive indicando links de referências; em português, as respostas são mais genéricas e sem indicação de outras leituras. É possível pedir ao Bard para avaliar imagens; e surpreende a interpretação e associação de informações da Inteligência Artificial. Com as próximas atualizações, a lista de possibilidades deve aumentar.

Atualizações e Perspectivas para a Gemini

Para 2024, a Google deve usar a Gemini para treinar mais modelos de linguagens, como o LaMDA 2, linguagem factual que pode gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdos criativos e responder às perguntas feitas de forma informativa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Olhar Digital, TechTudo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo