Engenharia 360

Como são as obras de terra? | 360 Explica

Engenharia 360
por Redação 360
| 21/07/2016 | Atualizado em 23/02/2021 2 min

Como são as obras de terra? | 360 Explica

por Redação 360 | 21/07/2016 | Atualizado em 23/02/2021
Engenharia 360

A ideia de que tudo que fazemos (edificamos) está apoiado sobre o solo ou sobre algo que está sobre ele é verdade física incontestável.  E para entrar nesse mundo fantástico das ciências da terra vamos destrinchar e decompor as principais fases das Obras de Terra em alguns dos mais gerais variados campos.

Vista Geral da Barragem Jucazinho (DNOCS PE), uma das obras de terra
Vista Geral da Barragem Jucazinho (DNOCS PE).

Bem, para início de conversa, podemos considerar como Obras de Terra mais tradicionais túneis, estradas e barragens (principalmente), essa última porque sem a investigação profunda chamada de Sondagem podem haver erros fatais. Por isso o conhecimento e estudo das características físico-mecânicas do solo é essencial. Os maiores erros não acontecem durante a obra (execução), acontecem já no Projeto Básico, onde não se coloca os aspectos geológicos como fundamentais, injetando quantidades astronômicas de concreto que nos primeiros testes vão ruir, gerando desastres ambientais, ocasionando em muito a perda de ecossistemas e de vidas humanas. Esses testes podem ser num túnel mal estudado, um projeto de ponte complementar a uma estrada, ou qualquer outro em que há erros físicos, onde não se estuda a relação geológica e mecânica dos solos, com as de equilíbrio e elasticidade dos "corpos" envolvidos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Acidentes Geológicos e estruturais em obras de terra apoiadas.
Acidentes Geológicos e estruturais em obras apoiadas.

Vamos falar agora não sobre os erros, mas sim, de como evitá-los. Vamos falar das Etapas do Projeto de Obras de Terra:

1) Sondagem

Etapa preliminar que tem como principal função/fundamento a investigação da rocha matriz, da composição do solo e dos tipos de minerais existentes no ambiente da Obra.

2) Fatores externos influenciadores

A hidrologia do local, os índices pluviométricos, de ventos e temperatura são fatores a serem considerados, pois se em condições fora dos padrões do Projeto Básico durante a execução (Projeto Executivo), devem ser tomadas novas decisões. Estamos falando da etapa íngreme entre quase obra e obra.

3) Escolha do local para início da construção em terra

Feita investigação geológica é hora de escolher o boqueirão da nossa barragem e/ou o local mais adequada para passar nossa estrada ou perfurar com nosso "Tatuzão" nosso túnel.
Feito isso, estamos prontos para executar, seguindo as normas e atentando para as condições do ambiente que nos rodeia, porque projetar bem significa não deixar brechas para que pequenas lacunas abram grandes valas!
Referências: Barragem de Jucazinho (DNOCS PE)/ Engº Responsável: Francisco Mariano da Silva (DNOCS)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Incêndios: conheça o sistema passivo de revestimento contra fogo para obras
 

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo