Engenharia 360

4 dicas para manter a concentração nos estudos

Engenharia 360
por Redação 360
| 11/12/2022 | Atualizado à 2 dias 4 min

4 dicas para manter a concentração nos estudos

por Redação 360 | 11/12/2022 | Atualizado à 2 dias
Engenharia 360

O final de ano está aí e, se você não quiser repetir o semestre, precisa se puxar nos estudos e enfrentar as provas finais. É bom juntar todas as suas anotações, polígrafos, livros, PDFs de slides de aulas, áudio aulas, cópias de exercícios resolvidos, e mais; o que for preciso para conseguir fazer uma super revisão do conteúdo. Porém, de nada adiantará esse material todo se não conseguir afastar as distrações para manter a concentração nos estudos, certo? E para te ajudar, montamos esta lista com dicas de como melhorar seu foco!

Prepare-se para controlar sua concentração nos estudos

1. Encontre um ambiente adequado para estudar

Um local tranquilo, com o máximo de silêncio possível, longe de colegas ou familiares, filhos e animais de estimação que, mesmo sem querer, possam fazer movimentos e barulhos que venham a lhe desconcentrar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Talvez os grupos de estudo também não sejam uma boa para você neste momento.

E janelas com lindas vistas para o horizonte, jardins, pássaros e flores coloridas, por incrível que pareça, também podem ser sua perdição nestas horas.

concentração nos estudos
Imagem de pixabay

2. Drible todo o desejo traiçoeiro de fazer qualquer coisa

Por certo, você deve pensar em mil razões maravilhosas para parar de estudar agora. Mas… e quanto aos seus objetivos? À tudo pelo qual já lutou?

Lembre-se que todos os sacrifícios que faz agora também é pelo seu bem e de sua família, para que vocês possam ter um futuro melhor.

Então, desligue-se! Nada de WhatsApp, Instagram, TikTok… Desplugue o rádio e a TV – a não ser que ruídos de fundo, como sons instrumentais, façam o efeito oposto, lhe ajudando na concentração nos estudos. Novela, reality show… tudo isso pode esperar!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

concentração nos estudos
Imagem de pixabay

3. Siga o seu calendário de estudos personalizado

Vale pendurar este calendário no mural ou na até na porta do roupeiro do quarto.

Monte esta tabela com base em possibilidades realistas, sobretudo no tempo que tem disponível pela frente, entre as aulas, trabalhos e outras atividades. E divida este quadro em cores diferentes, para que você consiga entender rapidamente quais são as suas obrigações diárias visando o cumprimento de suas metas.

E tire alguns minutos iniciais do dia só para você, para realizar alguns rituais que possam ajudar na concentração nos estudos. Sim, não é brincadeira! Esse passo a passo pode mudar 100% o seu rendimento!

concentração nos estudos
Imagem de pixabay

Primeiro, abra as cortinas e os vidros da janela, ventilando o ambiente, deixando as boas energias entrarem. Também pode ser bom ligar um ventilador, uma fonte d’água e um incenso por alguns minutos. Além disso, higienize e organize sua mesa de trabalho, caderno, pastas e estojos – vale também organizar as pastas no desktop, se você estudar pelo computador. E não esqueça de tomar um banho, tirar o pijama e fazer uma boa refeição.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De vez em quando, quando estiver quase perdendo a concentração nos estudos, levante e pegue uma água na cozinha, faça um alongamento, coloque uma roupa para lavar, ou dê uma volta rápida com o cachorro no pátio de casa, para recuperar o fôlego e seguir.

concentração nos estudos
Imagem de pixabay

4. Ao final, faça uma grande revisão

A última coisa que você pode fazer por si mesmo, antes das provas, é montar uma super revisão que o ajude a recordar tudo que estudou e também o que foi ensinado pelo professor em sala de aulas. Mas, atenção: não deixe para fazer isso apenas um dia antes da prova, certo?

Somente ler os textos não vai ajudar, pelo contrário, vai lhe fazer perder a concentração muito rápido. Uma sugestão é ler escrevendo o que tem de mais importante no conteúdo. Esse método vai te ajudar a gravar a leitura mais facilmente.

concentração nos estudos
Imagem de pixabay

Agora é com você! Boa sorte!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo