Você já tentou de tudo para estudar para as provas e sua vontade é jogar suas anotações e livros para o alto?! Muitas vezes não conseguimos manter o foco por não termos um ambiente adequado ou apenas por não driblarmos aqueles desejos "traiçoeiros" de fazer qualquer coisa, menos ler aquele texto de 35 páginas que seu professor de Geologia pediu para ontem. Antes que você se desespere, nós separamos 8 dicas que realmente podem melhorar seu foco na hora dos estudos! Confira!
Prepare-se para os seus estudos!
1. Antes só!
Fazer grupos de estudos é sempre divertido, porém, tem poucos efeitos bons. Você e seus colegas se dispersam mais rápido e fogem para outros assuntos e a matéria da prova fica de escanteio. Repense esse esquema e se for o caso, prefira estudar sozinho.
2. Hora da revisão
Vida de universitário é difícil, cansativa e, às vezes, ao final do dia parece que sua cabeça vai explodir, não é mesmo?! Porém, se tem algo que vai te ajudar a recordar daquilo que o professor passou em aula é dar uma revisada no mesmo dia. Portanto, não deixe para fazer isso apenas um dia antes da prova.
3. Desligue-se
Conversas imperdíveis no WhatsApp, posts sobre a festa do final de semana no Facebook ou o seu seriado preferido passando na TV. Tudo isso pode esperar. Desligue todos os eletrônicos a sua volta na hora de estudar, isso vai conectar você ao que é importante naquele momento, e não vai te dispersar.
4. Leia e escreva
Somente ler os textos para a prova faz você perder a concentração mais rápido. Por isso, uma sugestão é ler escrevendo o que tem de mais importante no conteúdo. Esse método vai te ajudar a gravar a leitura mais facilmente.
Veja também: Saiba por que é importante os estudantes universitários trabalharem a sua Inteligência Emocional
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
5. Levante a mão!
Lembre-se: o professor não vai te odiar por perguntar, aliás, vai ficar lisonjeado por ver que ao menos você está interessado naquela aula "legal" cheia de cálculos. Está com dúvidas?! Tire-as em sala de aula, anote e troque informações com os amigos para depois estudar em casa.
6. Programe-se
Faça um "calendário" de estudos para te ajudar na organização. Não seja muito rigoroso, seja realista com suas possibilidades!
7. Ritual
Antes de sentar em frente ao material, crie algumas "manias" que vão te ajudar a mergulhar nos estudos. Arrumar a mesa, pegar um copo de água, colocar uma roupa confortável e alongar o corpo são algumas sugestões.
8. E música?
O que não ajuda nada é uma música em português, ou melhor, na língua em que for estudar. Mas se você é daqueles que consegue fazer tudo com o fone nos ouvidos, tudo bem, só procure maneirar no volume.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também: Saiba por que é importante os estudantes universitários trabalharem a sua Inteligência Emocional
Fotos: Shutterstock.
Comentários
Clara Ribeiro
Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.