Discussões sobre a utilização de fontes renováveis e não poluentes como matrizes energéticas são cada vez mais frequentes. Uma das grandes soluções de energia limpa são as usinas solares que transformam toda a radiação solar em energia elétrica.
Mas afinal, como funciona uma usina solar?
Observado pela primeira vez em 1893, este tipo de energia pode ser aproveitado de duas maneiras. O primeiro modelo e mais tradicional faz o uso de placas fotovoltaicas compostas por células, dispositivos semicondutores, que absorvem a radiação e criam uma corrente elétrica de forma direta.
A composição destas placas se baseia em silício cristalino e arsenieto de gálio. Além disso, são adicionados condutores metálicos e fósforo em suas células e depois fixado em painéis revestidos por vidro na parte frontal. Porém o grande problema é que para o funcionamento deste tipo de usina é preciso que tenha incidência solar constantemente.
Já a outra maneira é semelhante à de uma usina termoelétrica, pois utiliza o calor do Sol para aquecer a água e se transformar em vapor. São espelhos que refletem na direção de um barril ou receptor central com sal dentro. Toda a radiação é absorvida pelos espelhos e repassada para o receptor superaquecendo o sal, fazendo com que o fluído ao seu redor, ferva e mova as turbinas de vapor. Qualquer quantidade de calor gerado em excesso é armazenada junto ao sal em estado líquido, possibilitando a produção de energia durante a noite ou em dias nublados.
Além de oferecer uma energia 100% limpa, ela ocupa pouco espaço e possui baixo custo de manutenção por conta de seu material resistente. Porém mesmo possuindo muitas vantagens, a energia solar tem um alto custo e exige um investimento inicial muito grande.
Gostou de saber como funciona uma usina? Veja qual é a maior usina solar do mundo aqui!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.