Engenharia 360

Como funciona uma usina solar?

Engenharia 360
por Redação 360
| 11/09/2015 | Atualizado em 23/11/2022 2 min

Como funciona uma usina solar?

por Redação 360 | 11/09/2015 | Atualizado em 23/11/2022
Engenharia 360

Discussões sobre a utilização de fontes renováveis e não poluentes como matrizes energéticas são cada vez mais frequentes. Uma das grandes soluções de energia limpa são as usinas solares que transformam toda a radiação solar em energia elétrica.

Mas afinal, como funciona uma usina solar?

Observado pela primeira vez em 1893, este tipo de energia pode ser aproveitado de duas maneiras. O primeiro modelo e mais tradicional faz o uso de placas fotovoltaicas compostas por células, dispositivos semicondutores, que absorvem a radiação e criam uma corrente elétrica de forma direta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Usina solar formada por placas fotovoltaicas-blog-da-engenharia
Usina solar formada por placas fotovoltaicas

A composição destas placas se baseia em silício cristalino e arsenieto de gálio. Além disso, são adicionados condutores metálicos e fósforo em suas células e depois fixado em painéis revestidos por vidro na parte frontal. Porém o grande problema é que para o funcionamento deste tipo de usina é preciso que tenha incidência solar constantemente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

usina-solar-blog-da-engenharia
Usina solar formada por espelhos e receptor central

Já a outra maneira é semelhante à de uma usina termoelétrica, pois utiliza o calor do Sol para aquecer a água e se transformar em vapor. São espelhos que refletem na direção de um barril ou receptor central com sal dentro. Toda a radiação é absorvida pelos espelhos e repassada para o receptor superaquecendo o sal, fazendo com que o fluído ao seu redor, ferva e mova as turbinas de vapor. Qualquer quantidade de calor gerado em excesso é armazenada junto ao sal em estado líquido, possibilitando a produção de energia durante a noite ou em dias nublados.

esquema-usina-solar-blog-da-engenharia
Esquema de funcionamento de uma usina solar com receptor central e espelhos

Além de oferecer uma energia 100% limpa, ela ocupa pouco espaço e possui baixo custo de manutenção por conta de seu material resistente. Porém mesmo possuindo muitas vantagens, a energia solar tem um alto custo e exige um investimento inicial muito grande.

Gostou de saber como funciona uma usina? Veja qual é a maior usina solar do mundo aqui!


O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo