Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Como escolher a melhor faculdade de engenharia?

por Engenharia 360 | 20/09/2016
Copiado!

Entre tantas opções, áreas, interesses e questões fica difícil escolher qual faculdade de Engenharia cursar. Se você está confuso, confira algumas dicas que podem te ajudar a tomar a melhor decisão.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

  • Pesquise bem!

Uma boa pesquisa é a base de tudo. Como é uma decisão difícil, é preciso ter certeza para evitar arrependimentos. Por isso, quanto mais informação você tiver, melhor. Visite sites relacionados, leia artigos e conte com a ajuda e o depoimento de pessoas que já trabalham na área ou cursam a faculdade que mais te atrai.

  • Conheça todas as áreas

Engenharia é um curso que abrange diversas áreas. Algumas têm muita relação entre si, outras são bem diferentes. Não adianta escolher a que está em alta se você não gosta tanto da área. É interessante saber o que cada uma faz especificamente, tanto pela grade do curso quanto o dia a dia no mercado de trabalho.

  • Avalie os custos (mensalidade + distância/deslocamento)

Faculdade privada ou pública? Em ambos os casos avalie a infraestrutura, a qualificação do corpo docente e as grades curriculares. Em relação as privadas é importante que esteja ciente do valor da mensalidade e se você consegue arcar com os custos ou se poderá contar com a ajuda da família. Já no caso da instituição pública, pode ser necessário a mudança de cidade – o que também vai gerar gastos, fora a mudança e a adaptação. Vale colocar tudo no papel e pensar sempre nas dificuldades futuras, agindo sempre com cautela. Seja bem metódico nessa hora!

  • Faça o que mais gosta

Parece clichê dizer isso, mas é uma decisão primordial na escolha da melhor faculdade de Engenharia. Pense que é melhor fazer o que gosta do que sofrer depois em algo que só trará insatisfação pessoal e profissional. Faculdade é coisa séria, não deixe ninguém te fazer desistir do que realmente quer para sua vida, afinal, você precisará estar disposto a levar tudo pra frente e ninguém vai viver o dia a dia por você.

  • Considere o mercado de trabalho

Não dá para dizer também que o mercado de trabalho não é importante. O objetivo de uma vida acadêmica é se formar, trabalhar e ter sucesso na área escolhida. Mas, pense que tudo oscila bastante no País. Uma área que está em ascensão pode dar uma ‘estacionada’, assim como outra que parece ruim pode ter boas chances de desenvolvimento.

melhor faculdade de engenharia blog da engenharia

Foto: Reprodução

  • Converse com especialistas e estudantes

Nada como saber de pessoas que vivem a realidade para ter parâmetros ideais sobre o curso e a faculdade que você quer. Sempre terão prós e contras, mas a ideia nesse contexto é se aprofundar e conhecer os desafios e as vantagens de cada área em si (afinal, nada será totalmente péssimo ou perfeito). Entre em grupos nas redes sociais, visite fóruns de sites especializados, vá para a universidade que deseja estudar… Nessa hora, vale tudo!

  • Conheça e visite as universidades

Conhecer e visitar a universidade é um ponto chave, sobretudo se for aquela que você quer entrar. Avalie sempre a estrutura, corpo docente, situação atual do curso, entre outros fatores que farão a diferença em sua formação. Além disso, veja se ela é bem falada pelos estudantes e sua posição nos rankings de avaliação.

  • Considere os dados do MEC

A avaliação do MEC, feita a partir do ENADE, considera muitos pontos específicos e fundamentais de uma universidade, por isso, não deve ser deixada de lado. Opte sempre pela faculdade que tenha um bom posicionamento.

  • Vestibular + número de vagas

Fique de olho no número de vagas disponíveis, notas de corte e todas as alternativas possíveis. Se achar conveniente, vale a pena investir em um cursinho preparatório.

  • Pense em longo prazo

Evite agir por impulso ou por pressão familiar/social. Tudo tem seu tempo e deve ser analisado com calma. Escolher a melhor faculdade de Engenharia não é fácil, por isso é preciso avaliar os benefícios e os desafios tanto em âmbito pessoal quanto no trabalho.

melhor faculdade de engenharia

Foto: Reprodução 

Copiado!
Engenharia 360

Engenharia 360

Engenharia para todos.

Comentários