Engenharia 360

SketchUP 2021 - saiba o que tem de especial nesta última versão do software

Engenharia 360
por Redação 360
| 04/11/2021 | Atualizado em 30/12/2021 4 min

A Trimble apresentou a última versão do programa SketchUP 2021. Quer saber das novidades? Então, leia este texto especial 360!

SketchUP 2021 - saiba o que tem de especial nesta última versão do software

por Redação 360 | 04/11/2021 | Atualizado em 30/12/2021

A Trimble apresentou a última versão do programa SketchUP 2021. Quer saber das novidades? Então, leia este texto especial 360!

Engenharia 360

Cada novo lançamento de software sempre vem acompanhado de bons avanços tecnológicos. O mesmo aconteceu este ano, com o lançamento da versão 2021 do programa SketchUP – muito utilizado por profissionais de design, arquitetura, engenharia e construção. Mas qual realmente era a motivação por trás desta última atualização? Bem, fizemos uma pesquisa e compartilhamos com você o que descobrimos no texto a seguir!

Por que a Trimble resolveu fazer uma nova versão do SketchUP?

Bem, tudo tem a ver com o que vivemos entre 2020 e 2021. A empresa viu este momento como uma oportunidade de repensar a própria ferramenta SketchUP, pensando em criar atualizações no programa que realmente poderiam inspirar os profissionais neste novo momento de vida. A visão da Trimble é que um novo ciclo de trabalho começa agora, onde todos devem realizar projetos com bases mais sólidas.

Parece que todas as mudanças propostas seguem as novas necessidades dos usuários, visando que eles possam otimizar e aprimorar cada vez mais o seu fluxo de trabalho. Mas a Trimble também propôs a mudança no logo do software, de modo a representar melhor a base da marca. De vermelho para azul, agora o símbolo do SketchUP parece mais simples e remetendo melhor a sua utilização.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
softwares
Imagem reproduzida de SketchUp Brasil

As vantagens do novo modelo

Dizem os especialistas que o novo SketchUP apresenta uma narrativa de design com observações climáticas significativas, evitando parte do levantamento pesado do seu fluxo de trabalho para garantir que você inicie cada projeto na direção certa ou pelo menos na orientação certa. Por certo, a ferramenta ainda apresenta muita qualidade, com atalhos acessíveis. Contudo, o novo SketchUp 2021 traz uma nova maneira mais nova e com conhecimento climático para iniciar projetos, melhor organização de modelos e objetos inteligentes e configuráveis para modelagem ágil. Veja a seguir um resumo das novas iniciativas inteligentes dos desenvolvedores para a modelagem de projetos no programa!

softwares
Imagem reproduzida de Blog totalCAD

Confira: Curso de SketchUp Profissional + LayOut + Bônus

Quais as principais mudanças identificadas no novo SketchUP 2021?

1.Arquivos SKP

O novo SketchUP permite que o usuário consiga reconstruir arquivos salvos em formato SKP para versões antigas do programa. E na versão 2021 é possível abrir arquivos independentemente da versão salva, mais recente ou não!

2.Diagramas intuitivos

É possível, agora, identificar no desenho as áreas do projeto que precisam ser protegidas do super aquecimento solar, apostando estratégias eficazes de vidro, sombreamento, iluminação e mais.

3.Filtragem de Tags

Agora é possível filtrar melhor as Tags do SketchUP de acordo com os seus prefixos e ainda selecionar tags semelhantes e organizá-las em uma pasta, visando poder gerenciá-las da melhor forma possível. Isso é útil principalmente para quem trabalha com modelos grandes e com muitas camadas ou até mesmo para quem trabalha com modelos pequenos, mas gosta de deixar seu projeto organizado.

softwares
Imagem reproduzida de SketchUp Brasil

4.Salvamento de objetos

A atualização do SketchUP também permite um salvamento em estado de (in)visibilidade de objetos ocultos e planos de seções, proporcionando maior controle sobre a visibilidade dos modelos por cena.

5.Configuração de componentes

Agora, componentes ativos podem ser encontrados no 3D Warehoure e agora estão disponíveis para você baixar e configurar apenas no SketchUp com a versão mais recente. É possível agora configurar os componentes do programa para uma variedade de casos – como modelagem as-built, projetos de interiores, e mais – em tempo real – como ajustar materiais e dimensões de peças – o que traz mais eficiência para o fluxo de trabalho. A ideia é que se possa conseguir produzir projetos mais detalhados em menos tempo; ou percorrer rapidamente grandes conjuntos de componentes de uma só vez, à medida que os requisitos do projeto mudarem.

6.Ferramenta Pré-design

Para finalizar, o novo SketchUp traz uma ferramenta que divulga informações sobre pesquisa climática para auxiliar no estudo dos projetos – como, por exemplo, entender a incidência de sol e vento sobre o volume – sugerindo respostas arquitetônicas apropriadas.

softwares
Imagem reproduzida de YouTube

Incrível o SketchUp 2021, não acha? Diga se gostou das novidades nos comentários!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: AutoCAD 2022 – conheça as principais novidades da Autodesk para este software


Fontes: Blog Total Cad, AX4B.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo