Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

AutoCAD 2022: conheça as principais novidades da Autodesk para este software

por Redação 360 | 19/10/2021

Você conhece o Autocad? Já utilizou este programa para desenvolver algum projeto de engenharia e arquitetura? Então, conheça as novidades!

A empresa Autodesk lançou, na primeira metade de 2021, o AutoCAD 2022. Este é um programa ainda bastante utilizado no desenvolvimento de projetos de Engenharia e Arquitetura. Alguns diriam que ele está obsoleto, principalmente devido à existência de programas mais voltados à metodologia BIM, como o Revit – também da Autodesk. Mas, talvez, mudem de opinião quando descobrirem as principais vantagens da nova versão. Continue lendo para saber mais sobre as mudanças em suas ferramentas!

autocad
Imagem reproduzida de Tinogifts

Por que a Autodesk lançou uma nova versão do Autocad?

O Autocad sempre foi um excelente programa, grande aliado dos projetistas. Mas o mundo vai mudando, as tecnologias também, assim como as necessidades de profissionais e seus clientes. É justamente por isso que foi necessário fazer melhorias em seu sistema. Essa prática é normal para todas as empresas de Softwares! Agora, o que chama a atenção na estratégia da Autodesk é que ela não fez como muitas empresas, criando alterações sem sentido apenas para fazer volume. Na verdade, ela fez poucas mudanças nas ferramentas, mas mudanças que realmente eram necessárias desde as atualizações anteriores, principalmente ficando no trabalho colaborativo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que fica e o que muda das ferramentas do programa?

Start

Foi feita uma alteração de layout na aba Start, de modo que ela parece mais organizada e de fácil leitura. Sua divisão acontece em três colunas: uma para criar novos arquivos ou selecionar um template pronto; uma que exibe os arquivos recentes; e uma que funciona como um “mural de recados”.

Share

A nova ferramenta serve para compartilhar arquivos em um navegador ou aplicativo para celular Autocad – no modo só para visualização ou para ser editado. Contudo, é preciso ter muita atenção para que não seja feita a duplicidade de arquivos, comprometendo o fluxo de trabalho. O legal é que o arquivo poder ser aberto por qualquer um que tiver seu link no Autoddesk Web App.

Trace

Esta é outra ferramenta nova, que visa o trabalho colaborativo dentro do Autocad. Através dela é possível inserir alterações, comentários ou outras informações sobre o arquivo, embora o seu original não seja alterado – alguns comparam a colocar um papel vegetal sobre um desenho feito à mão para fazer anotações sem comprometer os gráficos já realizados.

Count

É uma ferramenta que já existia para visualização e edição dos blocos presentes no projeto, mas que sofreu melhorias. Ela ficou mais intuitiva e prática. Uma informação que ela oferece, por exemplo, é se há a sobreposição entre um bloco e sua cópia exatamente no mesmo lugar. Contudo, aparentemente ela não detectaria blocos explodidos e tampouco faz a correção dos erros encontrados – o que deverá ser feito manualmente. Mas, em contrapartida, ela passa os quantitativos dos itens de um jeito fácil de entender.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Floating windows

Outra boa novidade são as janelas flutuantes do Autocad. Funciona assim: ao clicar sobre uma aba de um desenho aberto e arrastar, pode-se gerar uma janela flutuante. Assim, muitos desenhos abertos podem ser visualizados lado a lado, em monitores diferentes, sem precisar abrir o programa mais de uma vez.

Quick Dimension

Na verdade, não se trata de uma ferramenta, mas de um comando dentro do Autocad 2022. Através dele, o usuário pode ver instantaneamente as medidas do desenho que está fazendo – como distâncias entre objetos e ângulos -apenas passando o mouse sobre o mesmo.

Autodesk Docs

Por fim, mais um novo recurso que permite que arquivos sejam compartilhados dentro de uma plataforma de trabalho colaborativo da Autodesk, que é a Autodesk Docs. Inclusive, por dentro de uma janela especial, a Push to Autodesk Docs, é possível gerenciar os arquivos compartilhados, permitindo adições, remoções ou novos carregamentos de arquivos.


Fontes: ACAD, Qualificad.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.