Engenharia 360

10 coisas que você precisa saber sobre a vida universitária

Engenharia 360
por Redação 360
| 14/12/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min

10 coisas que você precisa saber sobre a vida universitária

por Redação 360 | 14/12/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

O sonho de muitos estudantes é terminar a escola e já ingressar na faculdade, na vida universitária. Quem não tem condições de fazer um curso em instituição privada se esforça para passar em uma instituição pública. E há cursinhos que prometem ajudar na preparação para as provas. Mas a verdade é que o mais difícil não é, de fato, passar no vestibular, mas concluir a graduação!

Agora, será mesmo que é tudo isso que dizem? Bem, por certo, é comum que muitos estudantes de Engenharia, por exemplo, desistam no começo e meio do curso de sua caminha no Ensino Superior. Outros afirmam que os desafios são grandes na vida universitária, só que aproveitam a oportunidade para se preparar para a vida profissional – que certamente cobrará muito mais. Trouxemos esta questão para nossos seguidores e também para nossos redatores colaboradores. Montamos uma lista com as suas respostas. Confira a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1. Nada mais será como no colégio. Na vida universitária, acabou a moleza com os professores!

2. Temos que reaprender a estudar, porque o nível de exigência é muito maior que no Ensino Médio.

vida universitária
Imagem de Pixabay

3. Não se trata de um ambiente de só recebimentos, de apenas ouvir sem questionar, mas de trocas contínuas – onde professor ensina e também aprende.

vida universitária
Imagem de Pixabay

4. Na vida universitária, começamos a vivenciar a competição como nunca. É luta atrás de batalha!

5. O ritmo de estudo deve ser: um pouco todo dia. Isso chama-se gerenciamento!

6. Além de assistir às aulas, é preciso fazer os trabalhos propostos e estudar para as avaliações, mesmo não valendo nota.

vida universitária
Imagem de Pixabay

7. Que teoria é melhor aprendida na prática! Aliás, sempre tenha em mente que a vida universitária te prepara para a teoria, mas a prática é só em campo mesmo.

8. Temos que aprender a dominar a nossa calma para administrar o tempo e conseguir manter a saúde.

vida universitária
Imagem de Pixabay

9. Vale participar de eventos acadêmicos de confraternização, além dos esportivos.

10. E, de alguma forma, o esforço uma hora ou outra é recompensado! Nem sempre haverá apoio, mas é fundamental manter o foco e perseverança.

vida universitária
Imagem de Pixabay

A vida universitária é incrível e deve ser aproveitada ao máximo! Mas esta jornada só está começando. Não fica na sala de aula. Afinal, diploma é importante, mas não chega nem perto do que você precisa na vida profissional. O aprendizado é contínuo!


Participaram da composição deste artigo os seguintes redatores: Karla Rayane, Simone Tagliani e Cristiano Oliveira da Silva.

Veja Também: 4 dicas para manter a concentração nos estudos

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo