Todos ainda lembram, mas vamos recapitular. Quando a pandemia chegou, em março de 2020, o mundo parou. De imediato, adotou-se a paralisação total de quase tudo. Na sequência, para não comprometer mais a economia, as empresas adotaram métodos de flexibilização de sistemas e serviços, destinando muitos funcionários para o trabalho em regime de Home Office. Isso parecia uma situação temporária. Contudo, agora com o avanço da vacinação e o número de óbitos reduzindo, a "cortina" se abriu e muitos já perceberam que esse "novo normal" poderá ser uma tendência que jamais passará.
O retorno para as atividades presenciais
Será mesmo que trilhamos um caminho sem volta? Enquanto pensamos nisso, muitas empresas fazem planos para voltar com força total com atividades presenciais em 2022! Mas como será que os funcionários vão reagir neste retorno? Bem, o fato é que cada pessoa foi afetada e reagiu diferente a este período. Uma grande parcela percebeu os benefícios de ficar mais tempo perto da família; almoçar de modo mais tranquilo e saudável, na cozinha de casa; intercalar horários de descanso e trabalho, para aproveitar mais o dia; e andar todo o tempo com roupas mais confortáveis. Afinal, será que depois disso alguém deseja abandonar o Home Office? É claro que sim!
Nem tudo são flores no "mundo encantado do trabalho em casa"! Não é tão divertido assim aguentar as distrações de casa enquanto se tenta ser produtivo. Ou ver o salário comprometido com gastos que antes eram do empregador, como energia elétrica, internet, e aparelhos eletrônicos. E ainda ver outros benefícios cortados por conta dessa distância da sede da empresa, como o próprio convívio com os colegas que, por vezes, é algo saudável. Mas voltar às atividades presenciais, depois de tudo que vivemos, irá exigir muita mudança de comportamento.
Os novos códigos de conduta corporativa
De fato, nada mais será como antes! Sim, a pandemia mudou as nossas normas de etiqueta no trabalho. A abertura de diferenças de perspectivas também abriu espaço para que situações de desconforto aconteçam. Novos códigos de conduta corporativas - ou recomendações - estão sendo escritos agora mesmo, estabelecendo parâmetros diferentes de como as empresas esperam que os funcionários passem a se comportar de agora em diante. Mas, do outro lado, os funcionários também esperam que patrões ajam diferente.
Um exemplo poderá ser a continuação do cumprimento das normas de segurança contra covid-19 - como uso de máscaras, álcool gel, cumprimento com um toque de punhos e mais. Outro é o controle do uso de redes sociais, como o WhatsApp. Ou o uso de uniforme. A criação de zonas de trabalho com diferentes trabalhos, sendo mais flexíveis e permitindo que os funcionários se sintam mais confortáveis. A liberação de pessoas cujo parente em grupo de risco da covid-19 necessita de mais precauções. E por aí vai!
Então, quanto a pandemia mudou-te? Conte-nos nos comentários como está sendo para você esta etapa do "novo normal", vamos adorar ler o seu relato!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Veja Também: Saiba quais as tendências estratégicas do setor automobilístico pós-pandemia
Fontes: Forbes.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.