Vários estilos bonitos de design se valem de tons neutros, como o bege, e também do branco como pano de fundo para a composição de ambientes. Porém, há pessoas que gostariam de se arriscar mais, criando cenários dentro das suas casas em cores mais vivas e variadas. Porém, elas podem, ao mesmo tempo, ter medo de não saber fazer combinações! Mas isso é fácil de se resolver!
Engenheiros, arquitetos e designers experientes indicam a utilização do círculo cromático para a escolha dos melhores tons para uma decoração de ambientes, evitando as possíveis decepções! Continue lendo este texto para entender como funciona tal solução!
O que é círculo cromático e de onde surgiu essa ideia?
Não existe apenas um, mas vários círculos cromáticos diferentes criados ao longo da história. Eles foram desenvolvidos por teóricos que criaram estudos sobre o uso das cores. O mais famoso deles é aquele idealizado pelo físico Isaac Newton - sendo possível encontrar na Internet este modelo de círculo pelo nome de 'círculo de Newton' -, que funciona como uma representação gráfica simplificada das cores enxergadas pelo olho humano.
O círculo cromático comum criado por Newton é dividido em 12 partes iguais, mas pintadas em cores diferentes. As mesmas estão divididas em cores primárias - vermelho, azul e amarelo -, secundárias - geradas a partir da mistura de duas cores primárias - e terciárias - obtidas da mistura de cores primárias e secundárias. Dentro do círculo ficam estas diferentes cores quentes e frias. E, fora do círculo, teríamos ainda as cores neutras - branco, preto, prateado, dourado, cinza, gelo, chumbo, areia, palha e bege.
Quais as vantagens do círculo cromático para o design de ambientes?
A partir de todas as cores pertencentes ao círculo cromático, nós poderíamos chegar a diferentes possibilidades de combinações que seriam possíveis de serem aplicadas, sem erro, às decorações de ambientes! E, como você já deve imaginar, as cores são muito importantes para influenciar a atmosfera dos espaços decorados, fazendo-os mais confortáveis, alegres e bem personalizados! Ou seja, o círculo pode te ajudar a deixar a sua casa mais do jeito que gostaria que fosse!
Veja Também: Objeto exposto no MET de Nova York revela paleta de cores utilizadas no Egito Antigo
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Como utilizar o círculo cromático para combinar cores em projetos?
Se girarmos o círculo cromático de Newton bem rápido, veremos apenas o branco, que é a junção de todas as cores. Mas na decoração trabalharemos com o círculo parado, visando combinar duas a três cores, chegando a um resultado harmônico! Os estudiosos concluíram que há 6 tipos de possibilidades diferentes! São elas:
- Cores complementares - cores que encontram em lados opostos do disco.
- Complementares duplas - dois tons complementares entre si.
- Análogas - cores que estão entre as cores primárias.
- Triadicas - três cores equidistantes no círculo.
- Tetradicas - uma cor e duas cores vizinhas a sua cor complementar.
- Monocromáticas - vários tons da mesma cor.
A seguir, vamos te dar um exemplo de decoração de interiores para cada combinação de cores para você entender melhor como tudo isso funciona!Cores complementares - cores que encontram-se em lados opostos do disco.
Cores complementares
Complementares duplas
Cores Análogas
Cores Triadicas
Cores Tetradicas
Cores Monocromáticas
Veja Também:
Fontes: Viva Decora, Arch Trends, Design de Interiores, Revista Casa e Jardim, Clique Arquitetura, Berneck, Minha Casa Minha Cara.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.