Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Círculo Cromático: entenda o que é e como isto se aplica aos projetos de Arquitetura e Design de Interiores

por Simone Tagliani | 16/04/2021

Podemos montar uma decoração simples, em tons neutros, ou ousar mais! Mas dá um medo de errar! Para evitar frustações, uma indicação dos especialistas é a utilização do círculo cromático para a escolha de combinação de cores!

Vários estilos bonitos de decoração de interiores se valem de tons neutros, como o bege e também do branco como pano de fundo para a composição de ambientes. Porém, têm pessoas que gostariam de se arriscar mais, criando cenários dentro das suas casas em cores mais vivas e variadas. Porém, elas podem, ao mesmo tempo, ter medo de não saber fazer combinações! Mas isso é fácil de se resolver! Arquitetos e designers experientes indicam a utilização do círculo cromático para a escolha dos melhores tons para uma decoração de ambientes, evitando possíveis decepções! Continue lendo este texto para entender como funciona tal solução!

círculo cromático
Círculo Cromático – imagem de Pinterest

O que é círculo cromático e onde surgiu essa ideia?

Não existe apenas um, mas vários círculos cromáticos diferentes criados ao longo da história. Eles foram desenvolvidos por teóricos que criaram estudos sobre o uso das cores. O mais famoso deles é aquele idealizado pelo físico Isaac Newton – por isso é possível encontrar na Internet este modelo de círculo pelo nome de ‘círculo de Newton’ -, que funciona como uma representação gráfica simplificada das cores que são enxergadas pelo olho humano. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O círculo cromático comum criado por Newton é dividido em 12 partes iguais, mas pintadas em cores diferentes. As mesmas estão divididas em cores primárias – vermelho, azul e amarelo -, secundárias  – geradas a partir da mistura de duas cores primárias – e terciárias – obtidas da mistura de cores primárias e secundárias. Dentro do círculo ficam estas diferentes cores quentes e frias. E, fora do círculo, teríamos ainda as cores neutras – branco, preto, prateado, dourado, cinza, gelo, chumbo, areia, palha e bege. 

círculo cromático
cores primárias e secundárias – imagem de Blog Tintimax Tintas
círculo cromático
ores teciárias – imagem de Aneethun Profissional

Quais as vantagens do círculo cromático para a decoração de interiores?

A partir de todas as cores pertencentes ao círculo cromático, nós poderíamos chegar a diferentes possibilidades de combinações que seriam possíveis de serem aplicadas, sem erro, à decorações de ambientes! E como você já deve imaginar, as cores são muito importantes para influenciar a atmosfera dos espaços decorados, fazendo-os mais confortáveis, alegres e bem personalizados! Ou seja, o círculo pode te ajudar a deixar a sua casa mais do jeito como gostaria que fosse!

Como utilizar o círculo cromático para combinar cores?

Se girarmos o círculo cromático de Newton bem rápido veremos apenas o branco, que é a junção de todas as cores. Mas na decoração trabalharemos com o círculo parado, visando combinar duas a três cores chegando a um resultado harmônico! Os estudiosos concluíram que há 6 tipos de possibilidades diferentes! São elas: 

  • Cores complementares – cores que encontram-se em lados opostos do disco.
  • Complementares duplas – dois tons complementares entre si.
  • Análogas – cores que estão entre as cores primárias.
  • Triadicas – três cores equidistantes no círculo.
  • Tetradicas – uma cor e duas cores vizinhas a sua cor complementar.
  • Monocromáticas – vários tons da mesma cor.
círculo cromático
combinações cores – imagem de Pinterest

A seguir, vamos te dar um exemplo de decoração de interiores para cada combinação de cores para você entender melhor como tudo isso funciona!Cores complementares – cores que encontram-se em lados opostos do disco.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Cores complementares

círculo cromático
combinação complementar – azul e amarelo – imagem de Pinterest

Complementares duplas

círculo cromático
combinação complementar dupla – vermelho azul e verde – imagem de Pinterest

Análogas

círculo cromático
combinação análoga – tons de vermelho – imagem de Com Alma

Triadicas

círculo cromático
combinação tríade – amarelo roxo e azul – imagem de Com Alma

Tetradicas

círculo cromático
combinação tetradica – laranja roxo verde e azul – imagem de Pinterest

Monocromáticas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

círculo cromático
combinação monocromática – imagem de Decoração sem Dúvidas

Leia Também: Objeto exposto no MET de Nova York revela paleta de cores utilizadas no Egito Antigo


Fontes: Viva Decora, Arch Trends, Design de Interiores, Revista Casa e Jardim, Clique Arquitetura, Berneck, Minha Casa Minha Cara.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.