Engenharia 360

'I, Robot': finalmente, cientistas produzem pele artificial flexível para dispositivos

Engenharia 360
por Redação 360
| 27/05/2022 | Atualizado em 23/01/2023 2 min
Imagem reproduzida de ETH Zürich

'I, Robot': finalmente, cientistas produzem pele artificial flexível para dispositivos

por Redação 360 | 27/05/2022 | Atualizado em 23/01/2023
Imagem reproduzida de ETH Zürich
Engenharia 360

Esse grande feito foi dos pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ), na Suíça. Eles desenvolveram um tipo de pele artificial para proteger estruturas de robôs de última geração. O interessante é que o material fornece às máquinas a sensação de toque parecida com a dos seres humanos - como o tato, na ponta dos nossos dedos. E por ser extremamente flexível, pode moldar dispositivos com superfícies variadas, mesmo que desiguais.

Uma "garra robótica" revestida com essa pele, por exemplo, poderia ser usada para manusear objetos pequenos e delicados. Isso porque seriam equipados com uma grande quantidade de receptores - sensores instalados milímetro a milímetro quadrado, compreendendo várias camadas. Seria como uma membrana condutora que, quando a pressão é aplicada, se deforma, fazendo com que o sinal medido pelos sensores também seja alterado e proporcione uma sensação de toque mais sutil. Também é possível medir o ângulo em que essa pressão foi realizada e determinar a qualidade e a textura da superfície tocada.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

pele robô
Imagem reproduzida de ETH Zürich
pele robô
Imagem reproduzida de Canaltech

Assista também esse vídeo para entender melhor a tecnologia: https://www.youtube.com/watch?v=SxT_G-Im_CA

Outras iniciativas

  • Universidade de Bristol, no Reino Unido: dedos robóticos impressos em 3D com terminações nervosas artificiais capazes de imitar o sentido do tato.
  • Universidade Carnegie Mellon em conjunto com a empresa Meta, nos EUA: produto ReSkin, que utiliza IA para que máquinas repitam a resposta tátil de próteses e robôs macios.
  • Universidade Nacional de Cingapura: espumas macias compostas por nervos artificiais, para replicar, com alta precisão, o sentido do tato em robôs.

Veja Também: Com mãos grudentas, robôs lagartixas revolucionam a Engenharia Robótica


Fontes: CanalTech.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo