Engenharia 360

Cientistas levitam objetos utilizando ondas sonoras

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 20/01/2014 | Atualizado em 05/08/2022 < 1 min

Cientistas levitam objetos utilizando ondas sonoras

por Larissa Fereguetti | 20/01/2014 | Atualizado em 05/08/2022
Engenharia 360

A levitação era vista como um desafio à gravidade. Você já pensou em conseguir fazer algo levitar? Ok, vale deixar claro que não vamos brincar com o “poder da mente”, mas com ondas sonoras. Bobagem? Não é o que provaram alguns cientistas de Tóquio.

O experimento foi relativamente simples. Quatro caixas de som que emitem ondas supersônicas foram colocadas em uma plataforma. As ondas convergem para o centro e sua força pode levantar objetos. Segundo os pesquisadores, vários materiais podem ser manipulados pelo método proposto.

A utilidade? Bom, a princípio, fazer uma bolinha de isopor levitar não parece nada muito interessante, mas já é o primeiro passo para outras pesquisas. No link abaixo você confere o vídeo demonstrativo (onde o funcionamento fica mais divertido!):

Vale lembrar que você não deve tentar reproduzir o experimento em casa com simples caixinhas de som, pois as ondas utilizadas foram em uma frequência inaudível ao ouvido humano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Engenheira, com mestrado e doutorado. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo