Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Novos serviços, novas tecnologias, regras antigas

por Engenharia 360 | 23/10/2015
Copiado!

Tudo começou com o Uber, uma ideia genial que tinha como objetivo diminuir os gastos diários com combustível, reduzir o trânsito nas grandes metrópoles e a poluição. O serviço era basicamente uma carona compartilhada, algo que já vemos em São Paulo há algum tempo. No entanto tudo mudou quando se viu um grande potencial de negócio.

uber-google-taxi-blog-da-engenharia

Agora podemos dizer que o Uber é um serviço executivo de carona, no qual você paga para ir do ponto “A” ao ponto “B”, sem firula, enrolações, conversas e em um carro de alto padrão. Isso certamente remete à um serviço que já temos há muito tempo, os chamados táxis. O que se pode notar é que esta é a evolução de um serviço que já existe, mas que não tem uma qualidade tão boa.

Este é “X” da questão, estamos falando de uma evolução, algo que é constante e o mercado exige isso em qualquer área. Você tem que se adequar a novas políticas, públicos e tendências, para se manter no topo e se fazer necessário. Mas então porque tantas críticas dos taxistas? Eles têm a mesma autonomia para mudar e se reinventar assim como também podem fazer parte do Uber.

blog-da-engenharia

No entanto o que temos visto é rebeldia, violência e falta de profissionalismo. Imagina se nós fossemos nos revoltar por toda mudança e evoluções de mercado? Provavelmente ainda usaríamos calça boca de sino, eles ainda dizem estar combatendo a pirataria. Será isso pura ignorância ou doce ilusão de uma mente que parou no tempo?

Baseado neste pretexto, de pirataria, vimos recentemente operadoras telefônicas e emissoras de TV se pronunciarem então sobre o WhatsApp e Netflix, dois aplicativos que caíram no gosto do povo exatamente por serem inovadores em suas áreas e proporcionarem um serviço “gourmet”, oferecendo exatamente o que o usuário quer.

whatsapp-block-blog-da-engenharia

A questão é exatamente essa, você deve andar e evoluir com o mercado, adapte-se ou morra, isso é o que estes novos meios de entregar serviços antigos pregam.

Querer impor o fim a estes serviços com a alegação de que são uma concorrência desleal é errado, pois todo dia surgem novas ideias para melhorar algo que já existe e estas não podem ser ignoradas. Estas ideias movimentam o mundo e nos fazem querer evoluir e se você não compreende isso é porque parou no tempo.

Se chegamos onde chegamos é porque evoluímos um pouquinho todo santo dia!

O que você acha sobre esta polêmica? Dê sua opinião 🙂

Copiado!
Engenharia 360

Engenharia 360

Engenharia para todos.

Comentários