O que você consegue fazer em dezenove dias? Os chineses conseguem construir um edifício de 57 andares, o Mini Sky City.
O prédio contou com 1200 trabalhadores na construção e possui 800 apartamentos e espaço para 4000 pessoas. Foram, em média, 3 andares por dia. A ideia original era ser mais alto, mas a proximidade de um aeroporto impediu o feito. É o edifício pré-fabricado mais alto do mundo.
A próxima meta do Broad Construction Group, responsável pelo Mini Sky City é construir o edifício mais alto do mundo em sete meses, sendo quatro para fazer as fundações e três para construir. Ele seria, aproximadamente, dez metros mais alto que o Butj Khalifa, em Dubai, com 828m e com o posto de mais alto do mundo.
O Mini Sky City é um edifício sustentável, construído a partir de blocos que reduzem o uso de concreto. Com os blocos, foi possível construir parte do edifício fora do local, com posterior montagem. Foi por meio de blocos que o mesmo grupo construiu, em 2012, um edifício de 30 andares em 15 dias. Também foi por meio de blocos que o One9, edifício com 9 andares foi construído em 5 dias na Austrália. Esses dois feitos nós já mostramos aqui no 360.
Para provar que construções rápidas estão na “moda” no ramo da construção, vale citar outra notícia já mostrada aqui no 360, sobre a construção de 10 casas em menos de 24 horas por menos de R$11 mil cada. Este fato também ocorreu na China, de responsabilidade da empresa Winsun New Materials.
O problema questionado por muitos é o fator segurança. Será que é realmente possível um edifício tão grande e construído em tão pouco tempo ser resistente? Na teoria, parece que sim. Inclusive, o Mini Sky City suporta até 9 graus na escala Richter.
Depois de tantos exemplos, é possível perceber que a engenharia civil tende, cada vez mais, para construções maiores, mais rápidas, resistentes e sustentáveis. No entanto, vale lembrar aquele velho ditado que diz que “a pressa é inimiga da perfeição” para dizer, por meio de outro ditado, que por mais rápida e rentável que seja, “a segurança deve vir sempre em primeiro lugar”. No vídeo abaixo você confere a montagem do Mini Sky City.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Fontes: Daily Mail; Irish Times; RT News.
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.