Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Chineses constroem edifício de 57 andares em 19 dias

Engenharia 360

2 min

POR Larissa Fereguetti 15/06/2015

O que você consegue fazer em dezenove dias? Os chineses conseguem construir um edifício de 57 andares, o Mini Sky City.

imagem: sploid.gizmodo.com

Imagem: sploid.gizmodo.com

O prédio contou com 1200 trabalhadores na construção e possui 800 apartamentos e espaço para 4000 pessoas. Foram, em média, 3 andares por dia. A ideia original era ser mais alto, mas a proximidade de um aeroporto impediu o feito. É o edifício pré-fabricado mais alto do mundo.

A próxima meta do Broad Construction Group, responsável pelo Mini Sky City é construir o edifício mais alto do mundo em sete meses, sendo quatro para fazer as fundações e três para construir. Ele seria, aproximadamente, dez metros mais alto que o Butj Khalifa, em Dubai, com 828m e com o posto de mais alto do mundo.

O Mini Sky City é um edifício sustentável, construído a partir de blocos que reduzem o uso de concreto. Com os blocos, foi possível construir parte do edifício fora do local, com posterior montagem. Foi por meio de blocos que o mesmo grupo construiu, em 2012, um edifício de 30 andares em 15 dias.  Também foi por meio de blocos que o One9, edifício com 9 andares foi construído em 5 dias na Austrália. Esses dois feitos nós já mostramos aqui no BDE.

Imagem: abcnews.go.com

Imagem: abcnews.go.com

Para provar que construções rápidas estão na “moda” no ramo da construção, vale citar outra notícia já mostrada aqui no BDE, sobre a construção de 10 casas em menos de 24 horas por menos de R$11 mil cada. Este fato também ocorreu na China, de responsabilidade da empresa Winsun New Materials.

O problema questionado por muitos é o fator segurança. Será que é realmente possível um edifício tão grande e construído em tão pouco tempo ser resistente? Na teoria, parece que sim. Inclusive, o Mini Sky City suporta até 9 graus na escala Richter.

Imagem: economictimes.indiatimes.com

Imagem: economictimes.indiatimes.com

Depois de tantos exemplos, é possível perceber que a engenharia civil tende, cada vez mais, para construções maiores, mais rápidas, resistentes e sustentáveis. No entanto, vale lembrar aquele velho ditado que diz que “a pressa é inimiga da perfeição” para dizer, por meio de outro ditado, que por mais rápida e rentável que seja, “a segurança deve vir sempre em primeiro lugar”. No vídeo abaixo você confere a montagem do Mini Sky City.

 

Referências: Daily Mail; Irish Times; RT News.

Brasil e China
china
Construção
Mini Sky City
Obras
prédio em 19 dias

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
3 redes sociais profissionais que você deve criar um perfil
Construtora x incorporadora: entenda a diferença
Jeff Bezos: o engenheiro e homem mais rico do mundo
Como e qual universidade escolher para cursar Engenharia?
Brasil terá sua maior usina de dessalinização construída no Ceará
20 Peças de Teatro disponíveis no YouTube para assistir na quarentena | Lista 360
Podcast 360

Ouça ou baixe podcasts exclusivos da engenharia

Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ