Engenharia 360

Chineses constroem edifício de 57 andares em 19 dias

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 15/06/2015 | Atualizado em 04/12/2022 2 min

Chineses constroem edifício de 57 andares em 19 dias

por Larissa Fereguetti | 15/06/2015 | Atualizado em 04/12/2022
Engenharia 360

O que você consegue fazer em dezenove dias? Os chineses conseguem construir um edifício de 57 andares, o Mini Sky City.

imagem: sploid.gizmodo.com
Imagem: sploid.gizmodo.com

O prédio contou com 1200 trabalhadores na construção e possui 800 apartamentos e espaço para 4000 pessoas. Foram, em média, 3 andares por dia. A ideia original era ser mais alto, mas a proximidade de um aeroporto impediu o feito. É o edifício pré-fabricado mais alto do mundo.

A próxima meta do Broad Construction Group, responsável pelo Mini Sky City é construir o edifício mais alto do mundo em sete meses, sendo quatro para fazer as fundações e três para construir. Ele seria, aproximadamente, dez metros mais alto que o Butj Khalifa, em Dubai, com 828m e com o posto de mais alto do mundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Mini Sky City é um edifício sustentável, construído a partir de blocos que reduzem o uso de concreto. Com os blocos, foi possível construir parte do edifício fora do local, com posterior montagem. Foi por meio de blocos que o mesmo grupo construiu, em 2012, um edifício de 30 andares em 15 dias.  Também foi por meio de blocos que o One9, edifício com 9 andares foi construído em 5 dias na Austrália. Esses dois feitos nós já mostramos aqui no 360.

Imagem: abcnews.go.com
Imagem: abcnews.go.com

Para provar que construções rápidas estão na “moda” no ramo da construção, vale citar outra notícia já mostrada aqui no 360, sobre a construção de 10 casas em menos de 24 horas por menos de R$11 mil cada. Este fato também ocorreu na China, de responsabilidade da empresa Winsun New Materials.

O problema questionado por muitos é o fator segurança. Será que é realmente possível um edifício tão grande e construído em tão pouco tempo ser resistente? Na teoria, parece que sim. Inclusive, o Mini Sky City suporta até 9 graus na escala Richter.

Imagem: economictimes.indiatimes.com
Imagem: economictimes.indiatimes.com

Depois de tantos exemplos, é possível perceber que a engenharia civil tende, cada vez mais, para construções maiores, mais rápidas, resistentes e sustentáveis. No entanto, vale lembrar aquele velho ditado que diz que “a pressa é inimiga da perfeição” para dizer, por meio de outro ditado, que por mais rápida e rentável que seja, “a segurança deve vir sempre em primeiro lugar”. No vídeo abaixo você confere a montagem do Mini Sky City.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Daily Mail; Irish Times; RT News.

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo