Engenharia 360

Conheça o menor drone solar do mundo e suas incríveis aplicações

Engenharia 360
por Redação 360
| 06/09/2024 4 min
Imagem reprodução via O Globo

Conheça o menor drone solar do mundo e suas incríveis aplicações

por Redação 360 | 06/09/2024
Imagem reprodução via O Globo
Engenharia 360

A China está sempre nos surpreendendo com seu poder de inovação; o país é uma grande referência em tecnologia e engenharia. Agora mais recentemente apresentou ao mundo sua nova criação: o CoulombFly, o menor drone solar do mundo, tão leve quanto uma folha de papel A4. Seu projeto foi desenvolvido pela Universidade Beihang, em Pequim, com foco em setores como a agricultura e exploração espacial. Saiba mais sobre essa tecnologia no artigo a seguir, do Engenharia 360!

A evolução dos drones movidos a energia solar

Atualmente, muitas pessoas e empresas têm adquirido drones. Contudo, vale lembrar que, apesar dessa "febre" de mercado, tal tecnologia não é exatamente uma novidade. O que mudou de uns anos para cá é que os cientistas conseguiram deixar esses veículos aéreos menores e mais leves. Então, quando pesados, os drones não podiam ainda suportar captadores de energia solar; era demais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em 2019, a situação mudou. Pesquisadores da Universidade de Singapura desenvolveram um projeto de drone que surpreendeu a comunidade científica; ele era muito menor do que o outros modelos já concluídos. No entanto, a persistência e criatividade dos engenheiros continuou e assim, neste ano, a equipe liderada por Shen Wei, estudante de doutorado de Beihang, apresentou o drone solar CoulombFly, numa abordagem totalmente inovadora.

menor drone solar do mundo
Imagem reproduzida de The China Academy

A tecnologia por trás do drone solar CoulombFly

Shein iniciou sua jornada acadêmica lidando com motores eletrostáticos. Isso o inspirou a acoplar uma hélice a um motor, o que resultou no design do novo modelo de drone. Ele acreditou que, se pudesse desenhar uma estrutura diferente, esse motor geraria a velocidade ideal e a sustentação necessária para o voo. Assim surgiu o pequeno, mas eficiente CoulombFly, o menor drone solar do mundo.

Claro que o diferencial desse novo drone é operar de forma eficiente com energia solar. Isso significa que, ao contrário dos outros drones, que dependem de baterias pesadas e precisam ser recarregados com frequência, o CoulombFly pode voar por longos períodos sem a necessidade de recarga constante. A saber, essa característica é especialmente útil para aplicações em áreas remotas e de difícil acesso.

menor drone solar do mundo
Imagem reproduzida de The China Academy

Motores eletrostáticos e eficiência energética

Podemos concluir que a escolha de Shen Wei e seus colegas por usar motores eletrostáticos foi a decisão que levou ao sucesso do CoulombFly. Diferente dos motores elétricos tradicionais, que utilizam campos magnéticos para gerar movimento, esse tipo de motor aproveita a força entre cargas elétricas opostas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Essa tecnologia é de alta eficiência e baixo consumo, e combinada a um design minimalista, em polímeros ultraleves e fibra de carbono, permitiu que o novo drone fosse resistente, flexível, menor e mais leve (só 4,2 gramas), alcançando velocidades de voo surpreendentes. Para completar, ele pode suportar uma carga extra útil (aproximadamente 1,59 gramas), como de pequenos sensores, controladores e câmeras.

menor drone solar do mundo
Gif reproduzido de The China Academy

A luz solar é captada pelo CoulombFly graças a células solares ultrafinas, que convertem a energia solar em energia elétrica, alimentando o motor do drone e permitindo que o mesmo possa voar por longos períodos. Sendo assim, zero dependente de combustíveis fósseis e perfeito para uma variedade de aplicações.

As possíveis aplicações do CoulombFly

A equipe de pesquisa de Shen Wei está trabalhando para tornar o CoulombFly perfeito para várias aplicações. Isso inclui, por exemplo:

  • Agricultura: Monitoramento de plantações, detecção de pragas e doenças, e aplicação precisa de fertilizantes e pesticidas.
  • Meio Ambiente: Monitoramento da qualidade do ar e da água, mapeamento de áreas de risco e estudo da vida selvagem.
  • Segurança: Vigilância de fronteiras, busca e resgate, e monitoramento de eventos.
  • Exploração Espacial: Missões de reconhecimento em outros planetas e satélites.

Veja Também: Maior Drone Agrícola Mundo Faz Voo Inaugural no Brasil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O futuro do CoulombFly e da tecnologia de drones

Apesar dos avanços nas pesquisas sobre tecnologia de drones, a minuaturização de componentes eletrônicos e sensores ainda precisa de aprimoramento, o que impede, neste momento, que o CoulombFly seja aproveitado no seu máximo. Além disso, é preciso aprimorar a tecnologia de microcircuitos. Por fim, ampliar o desenvolvimento de algoritmos de controle, permitindo que esses veículos aéreos sejam operados de forma autônoma e coordenada.

menor drone solar do mundo
Imagem reprodução via O Globo

Sem dúvidas, com o lançamento de drones como o pequeno CoulombFly, podemos já considerar a realização de tarefas antes impensáveis. Imagine um enxame de microdrones trabalhando em conjunto para realizar inspeções em infraestruturas críticas, como pontes e linhas de transmissão, ou coletando dados em áreas de difícil acesso. Então, essa é a proporção do grande impacto das novas tecnologias de drones em nosso dia a dia. Logo veremos drones ainda menores e mais eficientes; esse é só o começo!


Fontes: O Globo, Click Petróleo e Gás.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo