Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Quais são as certificações do PMI e por que engenheiros buscam obtê-las?

Engenharia 360
por Matheus Martins
| 18/06/2020 4 min

Quais são as certificações do PMI e por que engenheiros buscam obtê-las?

por Matheus Martins | 18/06/2020
Copiado!

Para quem atua ou já tenha estudado sobre gestão de projetos, muito provavelmente já deve ter conhecido o PMI: é a sigla para Project Management Institute (Instituto de Gerenciamento de Projetos, em tradução livre).

Logotipo do Project Management Institute (PMI)
Logotipo do PMI. Imagem: www.pmi.org

A instituição é especializada em gerenciamento de projetos, sendo a mais reconhecida no mundo atualmente no segmento de gerenciamento de projetos. O PMI existe desde 1969, e sua sede está situada na Pensilvânia, nos Estados Unidos. O instituto abrange todo o mundo, estando presente em mais de 185 países.

Entre as ações de difusão do conhecimento acerca da gestão de projetos, existe uma iniciativa bastante conhecida que é o guia de boas práticas de gerenciamento de projetos, o Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge). Este manual é referência para estruturação de projetos ao redor do mundo, principalmente por representar a sintetização de procedimentos e processos adotados com sucesso em projetos de vários continentes e períodos do tempo, compilando, assim, recomendações de ações que deram certo.

Capa do Guia PMBOK, 6ª edição.
Capa do Guia PMBOK, 6ª edição. Imagem: blog.pmtech.com.br

Há, no entanto, uma outra atuação do PMI, que é a certificação profissional. Basicamente, ao aplicar uma avaliação de conhecimento e de créditos, o PMI emite um certificado – com prazo de validade – para um profissional confirmando uma determinada expertise.

No total, existem 8 certificações possíveis pelo PMI:

Project Management Professional (PMP)®

Selo da certificação PMP
Selo PMP.
Imagem: youracclaim.com

Esta é a certificação de Profissional de Gestão de Projetos. Esta é o padrão-ouro da certificação de gestão de projetos. É a mais conhecida certificação e, em muitas vezes, é exigida por organizações para atuação em algum cargo. A certificação PMP valida a competência de desempenhar o papel de gestor de projetos, liderando e dirigindo projetos e equipes.

Certified Associate in Project Management (CAPM)®

Selo da certificação CAPM
Selo CAPM.
Imagem: youracclaim.com

Identifica um profissional como Técnico Certificado em Gestão de Projetos. É apropriada para quem está iniciando a carreira de gerenciamento de projetos, integrando uma equipe de projetos.

Portfolio Management Professional (PfMP)®

Selo da certificação PfMP
Selo PfMP.
Imagem: youracclaim

Esta é a certificação de Profissional de Gerenciamento de Portfólio. É apropriada para profissionais com conhecimento da gestão formal de portfólio, com capacidade de iniciar novas estratégias empresariais, alinhando seus projetos, programas e operações.

PMI Professional in Business Analysis (PMI-PBA)®

Selo da certificação PMI-PBA
Selo PMI-PBA.
Imagem: youracclaim

Esta é a certificação de Profissional em Análise de Negócios. É indicada para especialistas em definição de requisitos e modelagem de resultados de projetos, bem como de interesses comerciais de organizações.

Program Management Professional (PgMP)®

Selo da certificação PgMP
Selo PgMP.
Imagem: youracclaim.com

Esta é a certificação de Profissional de Gerenciamento de Programas. É apropriada para profissionais capacitados em auxiliar empresas em programas de sucesso de gestão de projetos, de maneira coordenada com programas da organização.

PMI Scheduling Professional (PMI-SP)®

Selo da certificação PMI-SP
Selo PMI-SP.
Imagem: youracclaim.com

Esta é a certificação de Profissional em Gerenciamento de Cronograma. É ideal para gerentes com expertise e experiência em gestão de cronogramas de projetos, com capacidade de gerenciar melhor suas atividades, recursos e resultados.

PMI Risk Management Professional (PMI-RMP)®

Selo da certificação PMI-RMP
Selo PMI-RMP.
Imagem: youracclaim.com

Esta é a certificação de Profissional em Gerenciamento de Riscos. É uma das certificações em ascensão, pois atesta a expertise em gerenciamento de riscos de profissionais com capacidade de avaliar riscos, mitigar ameaças e potencializar oportunidades para sua organização. Sendo esta, uma área cada vez mais explorada no mundo corporativo.

PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)®

Selo da certificação PMI-ACP
Selo PMI-ACP.
Imagem: youracclaim

Esta é a certificação de Profissional Certificado em Métodos Ágeis. Esta é uma certificação mais recente do PMI e atesta a capacidade de profissionais de domínio em princípios ágeis, de modo que possam implementar e trabalhar com práticas ágeis em gerenciamento de projetos.

Por que obter a certificação?

A certificação profissional é bastante importante, principalmente para engenheiros. Engenheiros que atuam em equipes de projeto nas diversas indústrias, seja na gerência ou não, agregam muito no currículo com as certificações. A certificação atesta a expertise em determinada área de atuação em gerenciamento de projetos, o que significa conhecimento técnico e experiência reconhecida e comprovada.

A obtenção da certificação representa também que o profissional certificado possui um conhecimento que é – até certo ponto – minimamente padronizado em nível mundial. Isto é muito representativo para a atuação internacional, principalmente, pois fica equalizado os entendimentos sobre os processos de gestão, o que é valorizado pelas organizações nacionais e internacionais. A certificação pode ser a chave para atingir patamares mais altos no mercado de trabalho, além de proporcionar maior credibilidade e oportunidades melhor remuneradas.

Além do PMI, existem outras entidades que possuem certificações profissionais com representatividade mundial, como é o caso da ASCE (Association for the Advancement of Cost Engineering) para certificados relacionados à engenharia de custos e também de projetos.

E aí, já pensou em obter certificação profissional? Quais outras certificações você conhece? Conta para a gente aí nos comentários!

Referência: PMI.

Copiado!
Engenharia 360

Matheus Alves Martins

Mestrando em Ciência dos Materiais, Engenheiro Civil, MBA em Gestão de Projetos e Auditor Líder ISO 9001:2015. Um sul-mato-grossense entusiasta da gestão, da qualidade e da inovação na indústria da construção. Fã de tecnologias e eterno estudante de engenharia.

Comentários