Engenharia 360

Censo 2022: A expansão do Agronegócio e da Mineração e seu impacto na Engenharia Brasileira

Engenharia 360
por Redação 360
| 29/06/2023 | Atualizado em 03/07/2023 4 min
Imagem reproduzida de IBGE

Censo 2022: A expansão do Agronegócio e da Mineração e seu impacto na Engenharia Brasileira

por Redação 360 | 29/06/2023 | Atualizado em 03/07/2023
Imagem reproduzida de IBGE
Engenharia 360

De acordo com o Censo Demográfico de 2022, recém apresentado às mídias, a taxa média de crescimento populacional do Brasil na última década foi de 0,52% ao ano.

Chamou atenção que algumas regiões do país experimentaram uma queda mais acentuada na taxa de crescimento populacional, como o Nordeste, que passou de 1,07% em 2010 para 0,24% em 2022. Por outro lado, o Centro-Oeste foi a região que mais cresceu, com uma taxa que passou de 1,90% para 1,23% no mesmo período. Dentro das regiões, alguns estados apresentaram uma diminuição significativa na taxa de crescimento populacional. Um exemplo é o Rio Grande do Sul, que cresceu apenas 1,74% em 12 anos, enquanto a população de Santa Catarina aumentou 21,78%.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Censo 2022: A expansão do Agronegócio e da Mineração e seu impacto na Engenharia Brasileira
Imagem reproduzida de Jaru Online

O texto a seguir, do Engenharia 360, faz uma análise em como essas mudanças impactaram os setores do agronegócio e da mineração, altamente relacionados à indústria da Engenharia Brasileira. Confira!

A explicação para a mais recente migração interna no Brasil

Bem, com base nos dados do Censo, os estados com os menores crescimentos ou até mesmo quedas na população são aqueles que enfrentaram dificuldades financeiras nos últimos anos. Além disso, regiões e estados com crescimentos mais expressivos estão fortemente ligados ao agronegócio, que se tornou uma grande força econômica no Brasil.

No caso de São Paulo, a economia do estado continua atraindo habitantes devido à sua relevância no agronegócio e à sua posição como um grande corredor para o setor. Já o Rio de Janeiro enfrentou sérios problemas financeiros nos últimos anos, o que resultou em estagnação populacional. E, por fim, vale destacar que uma grande parte do Pará experimentou um crescimento populacional significativo devido ao setor de mineração, que atrai migrantes de outros estados em busca de empregos nessa área.

censo 2022
Imagem de rawpixel.com em Freepik

Impactos sobre a previdência social

Em relação à questão da previdência, o baixo crescimento populacional e a desaceleração da taxa de natalidade podem representar desafios para a sustentabilidade do sistema previdenciário no futuro. Explicando melhor, com menos pessoas em idade produtiva em comparação com o número de aposentados, pode haver uma incompatibilidade entre os contribuintes e os beneficiários da previdência. Isso levanta a possibilidade de uma nova reforma previdenciária no futuro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A conexão do agronegócio com a migração interna e expansão da Engenharia Brasileira

O setor agrícola, incluindo a cadeia industrial e as exportações, atrai pessoas em busca de oportunidades de trabalho e melhores salários. Por isso, as regiões e estados com crescimento populacional mais expressivo têm uma forte ligação com o agronegócio.

Por falar nisso, atualmente, os estados que se destacam com atividades relacionadas ao agronegócio são Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, localizados na região Centro-Oeste do Brasil.

É claro que a Engenharia Brasileira é impactada pelo agronegócio de várias maneiras. Por exemplo, o setor agrícola demanda infraestrutura, como estradas e ferrovias, para escoar a produção agrícola. Além disso, há necessidade de desenvolvimento de equipamentos e tecnologias para o setor, como maquinário agrícola e sistemas de irrigação. O agronegócio também impulsiona a cadeia industrial, incluindo o processamento de alimentos e as exportações.

censo 2022
Imagem de @aleksandarlittlewolf em Freepik

Veja Também: Marco na história: USP é classificada entre as 100 melhores universidades do mundo em ranking global

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A conexão da mineração com a migração interna e expansão da Engenharia Brasileira

Canaã dos Carajás, no Pará, foi a cidade que mais cresceu no Brasil desde 2010 devido ao setor de mineração, em especial a mineração de ferro. O município abriga o projeto S11D, considerado o maior projeto de minério de ferro da história da mineradora Vale. E é óbvio que isso atraiu, ao longo dos últimos anos, muitos migrantes de outros estados em busca de empregos no setor. Contudo, apesar do crescimento econômico, Canaã dos Carajás enfrenta problemas.

As consequências sociais do crescimento populacional em municípios exportadores de commodities no Pará incluem problemas como concentração de renda, desemprego ou trabalho informal, falta de qualificação profissional e outras problemáticas sociais relacionadas à urbanização.

censo 2022
Imagem de senivpetro em Freepik

A prefeitura de Canaã dos Carajás está lidando com o crescimento da cidade e as demandas resultantes por meio do desenvolvimento de infraestrutura, como equipamentos urbanos na saúde e educação, além de buscar soluções para a concentração de renda e a melhoria das condições de vida da população.

Além do Pará, os estados que se destacam com atividades relacionadas à mineração são Minas Gerais e Mato Grosso.

Por último, vale dizer que a mineração impacta a Engenharia Brasileira por meio da demanda por infraestrutura, como estradas, ferrovias e equipamentos urbanos, necessários para o funcionamento dos projetos mineradores. Isso gera oportunidades de trabalho e desenvolvimento para profissionais da área.

Veja Também:


Fontes: G1, G1 - 2.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo