Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça a ilha grega considerada 'Paraíso de Carros Elétricos'

por Redação 360 | 16/07/2021

A Volkswagen transformou a ilha de Astypalea, na Grécia, em um tipo de ‘Paraíso de Carros Elétricos’. O projeto é utilizado como base para estudo acadêmico que servirá de referência para o resto da Europa. O objetivo é avaliar uma possível transição total para sistema de mobilidade elétrica.

Na verdade, o primeiro carro de polícia totalmente elétrico, juntamente com outros veículos elétricos, já está em serviço na ilha grega. Isso só foi possível depois de instalados pontos de recarga públicos e privados, marcando o início da transição que levará Astypalea a se tornar uma “ilha inteligente e mais sustentável“, modernizando completamente seu sistema de energia. É uma importante fase de transição para a eletrificação do país, e um excelente exemplo para o mundo!

carros elétricos
Volkswagen ID.4 – imagem reproduzida de InsideEVs – UOL
carros elétricos
Imagem reproduzida de InsideEVs – UOL

Vantagens dos carros elétricos

As principais vantagens dos carros elétricos sobre os automóveis com motor a combustão são:

1. Redução de emissão de poluente

Em comparação aos veículos de motor a combustão, os veículos de propulsão elétrica reduzem em aproximadamente 30% a geração de CO² lançados na atmosfera. Diz-se que eles não liberam fumaça enquanto circulam. Entretanto, ainda são responsáveis pela emissão de CO² durante a fabricação.

 2. Eficiência energética

O carros elétricos consomem cerca de 90% da eficiência energética disponível. Enquanto isso, os carros com motor a combustão aproveitam apenas de 30% a 40%.

3. Baixa manutenção

Os gastos de manutenção com carros elétricos são de 20% a 30% mais baixos do que de carros convencionais, já que não há necessidade de substituição de algumas peças e, em geral, o desgaste das mesmas também é menor. Além do mais, eles são mecanicamente mais simples e a durabilidade de seu propulsor é superior à do motor a combustão.

4. Menor custo por quilômetro rodado

Em geral, a energia elétrica é mais em conta que a gasolina, o diesel e o etanol.

5. Menor ruídos

Sem a queima de combustível e o sistema de escape, os motores elétricos trabalham em silêncio, dando maior sensação de conforto acústico e bem-estar a bordo do veículo. Para evitar acidentes envolvendo pedestres “distraídos”, a União Europeia determinou às montadoras o desenvolvimento de um barulho artificial nos carros elétricos, principalmente quando eles estiverem em baixas velocidades.

6. Maior desempenho

O torque do propulsor eletrificado é instantâneo, sem a necessidade de elevar as rotações do carro. Ou seja, é só pisar no acelerador que a energia é entregue de imediato às rodas.

Vantagens da mobilidade elétrica

A mobilidade elétrica propõe a união de dois mundos: o dos que preferem os carros com velocidade e desempenho, e o dos que preferem um meio de transporte com economia e sustentabilidade, como os carros elétricos!

No início do século XX, a maioria das grandes cidades deixou para trás os veículos de tração animal e introduziu os veículos à combustão, melhorando a qualidade de vida nos grandes centros urbanos. Entretanto, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição causada pela emissão de CO² provoca a morte de milhares de pessoas todos os anos, além de várias doenças respiratórias e cardiovasculares. Portanto, para o bem, temos que superar mais uma vez a troca da matriz de mobilidade!

Mudança da matriz de mobilidade

“A Volkswagen tem conduzido essa mudança, oferecendo uma gama completa de mobilidade mais sustentável – de veículos elétricos com zero emissões diretas, para carregamento, para soluções de energia mais sustentáveis. Astypalea pode se tornar um modelo para uma transformação rápida, promovida pela estreita colaboração de governos e empresas.” – disse Herbert Diess. 

Pesquisas estão sendo realizadas para descobrir o que motiva as pessoas a quererem a mudança e quais são os incentivos necessários para fazer a transição para um estilo de vida mais sustentável. Até agora, sabe-se que os resultados adquiridos com este projeto ajudarão não só a Grécia, mas servirão de molde para outros países que pretendem fazer a transição para um estilo de vida mais sustentável.

Veículos zero emissão

A polícia, a autoridade aeroportuária e a administração da ilha de Astypalea irão utilizar, em breve, os primeiros veículos zero emissão. A venda de carros elétricos a particulares teve início no final de junho. Desde então, os clientes podem escolher entre os modelos Volkswagen e-up!, ID.3 e ID.4, bem como o SEAT MÓ e-Scooter.

carros elétricos
Volkswagen ID.3 – imagem reproduzida de Motor1 – UOL
carros elétricos
Volkswagen ID.4 – imagem reproduzida de Car Blog
carros elétricos
SEAT MÓ e-Scooter – – imagem reproduzida de Pplware – SAPO

Veja Também: Carro elétrico: duzentos anos de história cheia de altos e baixos

Energias renováveis

O governo grego, através de subsídios, está apoiando muito bem a transição. Há previsão para que um sistema de geração de energia seja convertido em energias renováveis. A primeira fase das mudanças será em 2023, quando um novo parque solar fornecerá cerca de 3 megawatts de energia, cobrindo 100 por cento da energia necessária para carregar os veículos elétricos e mais de 50 por cento da demanda energética geral da ilha. Já em 2026, o novo sistema de energia será expandido para cobrir mais de 80 por cento da demanda total de energia. 

Um sistema de armazenamento de bateria ajudará a equilibrar a rede e a fazer pleno uso do parque solar. As emissões de CO2 do sistema de energia da ilha podem ser reduzidas significativamente, enquanto os custos de energia podem cair em pelo menos 25% . A saber, atualmente, a ilha é abastecida com energia de geradores a diesel.


Fontes: UOL, Globo, iCarros, Olhar Digital, Estadão.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.