Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

As 3 características fundamentais para você vencer na carreira

por Dayra Liz | 07/04/2020
Copiado!

Olha, eu nunca acreditei no que algumas pessoas dizem por aí… que basta você pensar positivo para conseguir as coisas. Claro que ser otimista é importante, mas somente este fator não irá te levar adiante. O Engenheiro nasceu para ser protagonista e não um mero espectador da sua própria vida. Dentro da minha área de domínio, a liderança, existem 3 características que todo líder possui e você estando ou não num cargo de liderança, precisa ter como engenheiro para crescer profissionalmente.

Antes de apresentar essas características, vou comentar sobre uma pergunta que fizeram para mim esses dias. Um seguidor me questionou se todo engenheiro precisa ser um líder. Olha, é importante entender que a liderança vai muito além de um cargo. Tem gente que não gosta de liderar projetos, pessoas e está tudo certo. Porém, todo engenheiro precisa liderar a si mesmo. Isso é indispensável. A liderança é um conjunto de habilidades extremamente importantes para você aumentar as suas chances de vencer no meio profissional.

homem em ring sendo declarado campeao

Qual engenheiro sobrevive hoje no mercado sem saber se comunicar? Se este mesmo engenheiro não tem comprometimento com os seus projetos, onde ele irá parar? Se os problemas começarem a aparecer e ele não souber solucionar, que tipo de credibilidade ele terá? Se ele não desenvolver a sua disciplina, como que ele irá crescer profissionalmente? E se o engenheiro possuir uma visão estratégica limitada, quão longe ele irá chegar? E se ele não tiver foco, o quanto de energia irá desperdiçar com atitudes inúteis? Se ele tiver o costume de permanecer na zona de conforto, quando é que irá tomar iniciativas para mostrar o seu talento?

Nessas perguntas eu citei apenas algumas habilidades que estão dentro do universo da liderança. E são justamente nestes questionamentos que nós entendemos a importância de liderar a si mesmo. Você, meu caro engenheiro, é uma empresa que possui diversos setores. Para essa empresa crescer é preciso que cada setor tenha uma gestão eficiente. Dentro dos inúmeros setores que possuímos, as habilidades de liderança representam sua força motriz, seu motor propulsor para atingir novos patamares na sua carreira. Considero três delas a base de tudo para começar a construir sua reputação sólida como ser humano e profissional:

Comprometimento

Ter comprometimento é saber estabelecer quais são suas verdadeiras prioridades. Este é o primeiro passo. O quanto você está disposto a abrir mão de algo que te proporciona conforto para aprender e aplicar algo novo? O quanto você está disposto a investir em você mesmo? Estou falando de tempo, dinheiro e energia. O quanto você está disposto a fazer algo que considera cansativo, entediante, mas que sabe que faz parte do processo? O quando você está comprometido a não desistir quando tudo parecer dar errado? E o único jeito de provar o seu nível de comprometimento é entrando em ação. Afinal, já sabemos que falar é muito mais fácil do que agir.

Foco

Vamos pensar num jogo de dardos. O que adianta atirar com a máxima força se não acertar o alvo? Ou você pode ter o melhor carro, com o melhor motor, mas acaba fazendo um caminho muito mais longo para chegar ao seu destino. O foco é o elemento que faz a distância entre onde você está e onde você quer chegar encurtar. Onde focamos a nossa energia, irá crescer. Se mantermos o nosso foco em problemas, mais envolvido dentro deles vamos estar. Se mantermos o nosso foco no que é prioridade, no que realmente irá te fazer crescer, maior você será profissionalmente. Concentre-se em si mesmo e nos seus pontos fortes, você só tem a ganhar.

Disciplina

A disciplina entra em cena quando a motivação está em baixa. Muitas pessoas vão atrás do seu sonho com força e foco total, mas ao longo da caminhada acaba desanimando e ficando estagnando. É igual ir para academia todos os dias na primeira semana, ir duas vezes na segunda e na terceira semana não ter vontade nem de pisar lá novamente. Por isso é importante desde o início adotar um estilo de vida disciplinado. Isso quer dizer estabelecer um sistema que te permite cumprir o que você se propôs a fazer, ou seja, ter uma rotina bem definida. É incluir o que você precisa fazer numa agenda e saber manejar todas as possíveis desculpas que o seu cérebro pode dar para te sabotar. Uma ótima tática é criar uma lista com as desculpas mais famosas que você costuma utilizar para não fazer o que precisa ser feito. Ao lado de cada uma escreva a razão pela qual você não pode se entregar a ela. Consulte sempre que precisar.

pés subindo escada representando alguém subindo na carreira

Para concluir, entenda que você não precisa ser um realizador todos os dias. Tem dias que nós não acordamos bem, não rendemos o quanto gostaríamos. Nós não somos robôs, por isso, é importante não se culpar. Se recupere e siga em frente de cabeça erguida, sempre mantendo a consistência. Subindo um degrau por dia, você irá se orgulhar em pouco tempo de todo o caminho que percorreu e das metas que conseguiu alcançar.

Leia também: Engenheiro(a), agora é o momento de demonstrar todo o seu potencial

Copiado!
Engenharia 360

Dayra Liz Kwitko

Engenheira Mecânica, consultora e treinadora de Liderança. Além de ser apaixonada por carros, poker e xadrez, tem loucura pelo desenvolvimento humano. Acredita que a força motriz de uma empresa são seus colaboradores e que os engenheiros possuem um grande potencial para alcançar altos cargos e fazer a diferença como líderes. Sua especialidade é ajudar os engenheiros a ficarem em destaque em seus trabalhos.

Comentários