Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Campus Party 2020: confira o que está rolando no evento | Cobertura 360 [Atualizado]

por Engenharia 360 | 09/07/2020
Copiado!

A Campus Party 2020 ocorre entre os dias 9 e 11 de Julho e nós vamos contando tudo por aqui, fique de olho!

A Campus Party ocorre pela primeira vez de forma totalmente digital e gratuita (com o benefício voltado para os Médicos sem Fronteiras – MsF). Neste ano, ela é realizada de forma simultânea em mais de 30 países entre os dias 9 e 11 de Julho, com palestrantes nacionais e internacionais, e nós, do Engenharia 360, vamos contar um pouquinho do que acontecer por lá, então fique de olho, porque este texto vai ser atualizado à medida que tivermos novas informações.

O que é o evento Campus Party?

Segundo o site da Campus Party, “O maior evento multidisciplinar sobre inovação e criatividade, dedicado aos criadores do futuro. Centenas de eventos com transmissão ao vivo. Palestrantes nacionais e internacionais. Conteúdos on-line, entrevistas, painéis, workshops e networking durante três dias de experiências ao vivo e sob demanda.

No total, serão mais de 5 mil palestras e a organização espera receber cerca de 10 milhões de participantes. A versão é online por um motivo que todos nós já sabemos: a pandemia de covid-19. Isso permitiu que ela seja gratuita. Os participantes podem fazer doações para o Médicos sem Fronteiras durante as transmissões.

No Brasil, há três transmissões: “Amazônia”, “Brasília” e “Goiás”. Para assistir, basta criar um cadastro no site da Campus Party. É rápido, simples e não há nenhum custo. Você pode assistir as palestras de qualquer lugar no mundo, basta escolher a transmissão (mas elas estarão no idioma do local).

campus party 2020 registro

Alguns dos palcos são: Green Deal (energia limpa e sustentável), Joy of Live (entretenimento digital), Living Better (saúde e ciência), New Horizons (educação e cidades inteligentes) e Work Life (emprego e economia).

Segundo o G1, as atrações mais esperadas são:

  • 09/07, às 11h: Don Tapscott, presidente-executivo do Instituto de Pesquisa em Blockchain discute a segunda era da internet
  • 10/07, às 10h: a engenheira Monique Morrow fala sobre o conceito de “realidade estendida”, e como realidades aumentadas e virtuais expandirão o conhecimento coletivo;
  • 10/07, às 12h: Tim Berners Lee, um dos inventores da World Wide Web, Al Gore, político americano responsável por leis de expansão da internet nos EUA, e Vinton Cerf, co-desenvolvedor do protocolo TCP/IP discutem o futuro da internet;
  • 10/07, às 14h: Sharron McPherson, cofundadora do Centro para Tecnologias Disruptivas, debate o futuro do aprendizado na África
  • 11/07, às 11h: Edward Snowden discute o tema desta edição: “Como reiniciar o mundo”;
  • 11/07, às 12h: Jon ‘maddog’ hall, presidente do conselho do Instituto Profissional Linux, discute o uso de open culture em novas empresas;
  • 11/07, às 13h: Alishba Imran, Isabella Grandic e Nina Khera, três adolescentes envolvidas com empreendedorismo e pesquisa científica, discutem seus projetos e trabalhos e como ajudar a impulsionar a humanidade para o futuro;
  • 11/07, às 14h: Phil Campbell, que já trabalhou como diretor de criação em franquias de filmes como O Poderoso Chefão e James Bond, fala sobre o processo de design durante uma pandemia;
  • 11/07 às 15h30: Ricardo Cappra, renomado cientista de dados, debate como observar fatos e usar os dados para tomar decisões melhores.

Dia 09/07

Pela manhã, uma das atrações foi Radia Perlman, que falou sobre a internet: “A internet: podemos sobreviver sem ela? Podemos sobreviver com ela?” (em tradução literal). Perman abordou sobre o tema: “A Internet mudou definitivamente a sociedade, com tanta rapidez e profundidade que é difícil imaginar como era a vida antes de a Internet se tornar onipresente. Algumas das mudanças são maravilhosas. Alguns são aterrorizantes. No entanto, os problemas podem ser vistos pelos alunos de hoje como oportunidades de pesquisa.

Na parte da tarde, no palco Green Deal, Anna Luisa Beserra, fundadora da startup “Safe Drinking Water for All“, apresentou um pouco do seu projeto, que visa democratizar o acesso à água potável e saneamento. Ela contou desde quando começou a participar de concursos de água e saneamento, aliado ao seu sonho de ser cientista, até a fundação da startup e o projeto que é feito hoje. No palco Joy of Life, Bia Granja, Co-fundadora e CCO da YOUPIX, falou sobre o novo normal da influência e como as pessoas estão redescobrindo a forma de se comunicar à distância.

No palco Work Life, Rafael Torales, especialista em trabalho remoto, fala sobre como Home Office não é o novo normal e trabalhar de casa não é o futuro, mas uma situação que estamos vivendo agora e precisamos nos adaptar.

Dia 10/07

Pela manhã, no palco Global Main Stage, a engenheira Monique Morrow abordou as facetas da Realidade Estendida, falando sobre como a sociedade busca soluções voltadas para o bem-estar humano.

Na parte da tarde, Tim Berners Lee, Al Gore e Vint Cerf se reuniram com David Pogue para falar sobre o futuro da internet. No palco Work Life, Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, contou sua trajetória no ambiente empreendedor e deu dicas para quem quer abrir um negócio ou dar aquele up no empreendimento.

Já no palco New Horizons, Luciano Driemeier, gerente de Mobilidade de Novos Negócios da Ford América, falou sobre “o poder de fazer diferente: adaptações e inovações em tempo de pandemia”. Um dos pontos que ele cita é o perfil do consumidor e a mobilidade em um mundo VUCA (vulnerabilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade), com as indústrias mudando seu foco justamente para o consumidor.

Outro assunto que Driemeier comentou foi sobre carros autônomos e as novas tecnologias da Ford de autolimpeza e desinfecção – um tema relevante se pensarmos na pandemia de coronavírus. Nesse sentido, ele também chamou atenção sobre “como pensar no carro do futuro?” e sobre como a tecnologia deve estar a favor do ser humano, colocando as necessidades humanas no centro.

Copiado!
Engenharia 360

Engenharia 360

Engenharia para todos.

Comentários