A perícia, derivada do termo em latim peritia, que significa “experiência” ou "especialização", é a análise técnica realizada por um profissional habilitado. Ela tem um papel fundamental no direito, pois é uma prova que auxilia na tomada de decisões em casos judiciais. Essa análise deve ser imparcial, baseada em conhecimentos científicos e técnicas rigorosas, afastando-se de simples conjecturas empíricas.
É importante dizer que a perícia é realizada quando há um conflito de interesse entre duas ou mais partes sobre o mesmo objeto ou fato. O perito, portanto, deve ser um especialista da área e deve conduzir a análise com imparcialidade, realizando exames, vistorias e avaliações de acordo com normas técnicas e científicas, sem ceder a pressões externas. Explicamos melhor o caso no artigo a seguir, do Engenharia 360!
Quando a perícia é solicitada?
A perícia pode ser solicitada pelo juiz ou por quem sofreu o dano. O perito é responsável por investigar os fatos, analisar as evidências e elaborar um laudo pericial detalhado para auxiliar o julgamento da causa. Em casos de perícias judiciais, o juiz nomeia o perito, que deve estar devidamente inscrito no cadastro de auxiliares da Justiça do estado.
Quais os principais tipos de perícia?
O Código de Processo Civil descreve três tipos principais de perícia:
- Exame: Análise detalhada e técnica dos elementos do processo.
- Vistoria: Inspeção física do local ou objeto relacionado ao processo.
- Avaliação: Estimativa do valor de um bem ou propriedade envolvida na disputa.
Esses métodos são fundamentais para a conclusão das investigações e elaboração do laudo pericial.
Veja Também: Como funciona o Laudo Técnico assinado pelos engenheiros?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Quem contrata a perícia?
De acordo com o Art. 33 do Código de Processo Civil:
“Cada parte pagará a remuneração do assistente técnico que houver indicado; a do perito será paga pela parte que houver requerido o exame, ou pelo autor, quando requerido por ambas as partes ou determinado de ofício pelo juiz.”
O juiz poderá autorizar o pagamento de até 50% dos honorários no início do trabalho e o que resta será pago apenas no final da ação. Devido a esse fato, muitos peritos não sobrevivem apenas das perícias judiciais.
Como é realizada a perícia?
A perícia deve ser conduzida de forma impessoal e rigorosa, utilizando conhecimentos técnicos e normas consolidadas na área. O perito deve realizar uma visita ao local, realizar entrevistas, reconstituir fatos, analisar depoimentos e procurar testemunhas. O objetivo é fornecer uma análise precisa e embasada de todos os aspectos do caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O que deve conter um Laudo Pericial?
De acordo com a norma NBR 13752 (Perícias de engenharia na construção civil) e o Código de processo Civil Capítulo Xll - Das Provas; Seção X - Da prova Pericial, alguns dos requisitos que devem ter em um laudo pericial são:
• Exposição do objeto periciado;
• Análise técnica ou científica;
• Método utilizado para a avaliação, com esclarecimento e demonstrando
que é aceito pelos especialistas da área do conhecimento;
• Indicação da pessoa física ou jurídica que contratou a perícia;
• Indicação do proprietário do bem avaliado;
• Data da vistoria, entrega do laudo e coleta de dados (caso houver);
• Dados levantados, se houver.
Qual o papel do engenheiro na Engenharia Legal?
Embora qualquer engenheiro registrado no CREA possa realizar perícias, as especializações facilitam a execução do trabalho. Ter conhecimentos mais profundos e estar conectado com outros profissionais da área (netweaving) são fatores cruciais para garantir a precisão e qualidade do laudo.
O ramo da Engenharia Legal exige estudo constante e dedicação. A elaboração de laudos periciais envolve muita leitura, interpretação e análise. Para engenheiros recém-formados, esse é um campo de atuação que exige muita experiência, mas que oferece grandes oportunidades de desenvolvimento profissional.
Se você é recém-formado ou está considerando uma carreira em perícia na Engenharia, lembre-se: esse campo exige empenho, especialização e uma boa rede de contatos. Você já pensou em seguir essa área? Compartilhe suas ideias conosco nos comentários!
Fontes: Jusbrasil.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Alliny Izabely
Formada em Engenharia civil e pós-graduanda em Segurança do Trabalho e também em Avaliações e Perícia de imóveis. Londrinense que ama dançar samba de gafieira. Nas horas vagas também busco a qualidade, só que em conversas, livros e vivência.