Engenharia 360

Argamassa de Assentamento: Como Calcular o Volume por Metro Quadrado?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 07/12/2023 4 min
Imagem de rawpixel.com em Freepik

Argamassa de Assentamento: Como Calcular o Volume por Metro Quadrado?

por Simone Tagliani | 07/12/2023
Imagem de rawpixel.com em Freepik
Engenharia 360

Para a execução de obras de Engenharia Civil e Arquitetura, é importante saber calcular a quantidade de materiais como argamassa de assentamento, inclusive para uma economia de recursos, além de garantia de qualidade e durabilidade das estruturas. A homogeneidade (mais aderência e resistência) dessa massa, utilizada para revestimentos ou assentamentos de diversos materiais, como pedras e tijolos, depende da mistura correta de ingredientes. Estamos falando de cimento, agregados e água. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

aegamassa de assentamento
Imagem de jcomp em Freepik

Cálculo da Quantidade de Argamassa de Assentamento

Antes de tudo, para calcular a quantidade de argamassa de assentamento para revestimento, por exemplo, é necessário considerar o que diz o próprio fabricante dos materiais quanto ao rendimento médio. Vamos supor o que aconteceria em uma situação normal. Em termos gerais, seria necessário 5 kg de argamassa para cada metro quadrado de revestimento para aplicação simples e o dobro para uma aplicação dupla - na base e no verso do revestimento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Claro que esses valores podem mudar a depender do método de aplicação; só isso pode realmente determinar a quantidade necessária de argamassa de assentamento.

Mas vamos fazer uma simulação de cálculo. Para uma área de 12 m², multiplicamos esse valor, 12, por 5 kg/m², considerando uma aplicação simples. Então, a conclusão é de que precisamos de 60 kg de massa de assentamento.

aegamassa de assentamento
Imagem de rawpixel.com em Freepik

Veja Também: Pedreiro Recebe Prêmio da Revolução na Construção por Método de Acabamento por R$ 8

Calculando a Quantidade de Argamassa para Rejuntamento

O cálculo para argamassa para rejuntamento já envolve outras questões. Nesse caso, é preciso considerar as dimensões do revestimento, espaçamento entre as juntas e área total da superfície a ser coberta em metros quadrados. Vamos simular esse caso também!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Digamos que a tarefa seria rejuntar o piso da área citada no cálculo anterior, um ambiente de 60 m². Então, escolhemos um revestimento de piso cujas peças têm tamanho de 30 x 30 cm e espessura de 3 mm. O espaçamento indicado pelo fabricante na caixa é de 2 mm. Daí, aplicando as variáveis da fórmula, e considerando o coeficiente de rejuntamento 1,58 (valor fixo para todas as obras), o cálculo começaria por (300 + 300) x 3 x 2 x 1,58 / (300 x 300), igual a 0,0632 kg/m2. Por fim, 0,0632 x 60, igual a aproximadamente 3,79 kg.

aegamassa de assentamento
Imagem de Freepik

Como Calcular a Quantidade de Materiais da Argamassa

Volume da Área Total

O primeiro passo é encontrar o volume total da área a ser preenchida. Se o comprimento vezes largura vezes espessura da camada for, por exemplo, 5 x 7 x 5, o volume seria 1,75 m³.

Traço da Argamassa

O traço da argamassa indica a proporção de seus componentes. Antes de calcular a quantidade de materiais, determine o traço mais indicado para a superfície a ser preenchida. Então, digamos que queremos 10 baldes de argamassa e escolhemos a proporção 9 : 1 : 2, seriam 9 baldes de areia, 1 de cimento e 2 de cal. Já para 20 baldes de argamassa, seria o dobro de ingredientes na mesma proporção, ou seja, 18 baldes de areia, 2 de cimento e 4 de cal.

Quantidade de Cada Material

Após encontrar o volume da área total, pode-se calcular a quantidade de cada material multiplicando o volume pela proporção de rendimento de cada componente. Por exemplo, para um traço de 1:0:12, se o rendimento do cimento for 5, da areia for 1,78 e do cal for 0. Então, nesse caso, o resultado seria o seguinte:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Cimento: volume da área total vezes rendimento do cimento, 1,75 x 5, igual a 8,75 sacos de cimento de 50 kg.
  • Areia: volume da área total vezes rendimento da areia, 1,75 x 1,78, igual a 3,115 m³ de areia.

A saber, os traços de argamassa mais utilizados na construção de casas são:

Etapa de Obra Traços(Cim/Cal/Areia) Cimento (saco 50kg) Cal (saco 20kg) Areia(m3)
Regularização (contrapiso) 1 : 0 : 6 10 0 1,08
1 : 0 : 12 5 0 1,08
Assentamento tijolo cerâmico 1 : 4 : 16 3,65 9 1,4
Assentamento bloco de concreto 1 : 1 : 12 4,8 2,95 1,2
Chapisco 1 : 0 : 8 7,4 0 1,1
Reboco 1 : 4 : 18 3,3 7,8 1,1
Emboço 1 : 1 : 12 4,9 2,9 1,1
Colante 1 : 3 : 8 7,4 8,8 1,1

Veja Também:


Fontes: Casa & Construção.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo