Destaque

Software permite que cadeira de rodas possa ser controlada por expressões faciais

{{post.author.node.name}}

Por: Clara Ribeiro | Em: | Atualizado: 4 meses atrás | 4 min de leitura

Imagem divulgação Hoo.Box via VEJA

Compartilhe »

A Campus Party 2017, realizada em São Paulo, trouxe já naquele ano inovações tecnológicas provenientes de todos os cantos do mundo. E como donos da casa, os brasileiros não poderiam ficar de fora. A startup Hoo.Box apresentou no evento um modelo de cadeira de rodas motorizada que pode ser controlada por meio da captura de expressões faciais.

Cadeira de Rodas Controlada por Expressões Faciais

Desenvolvido por alunos de pós-doutorado da Universidade de Campinas (Unicamp), o projeto consiste em uma cadeira de rodas que responde a movimentos faciais do usuário. Esta inovação é especialmente significativa para pessoas com tetraplegia, que perdem completamente os movimentos do pescoço, braços e pernas.

Imagem divulgação Hoo.Box via VEJA

Funcionamento do Sistema Wheelie 7

Paulo Pinheiros, CEO da Hoo.Box, explicou que o sistema funciona por meio de um kit batizado de Wheelie 7. Esse software é capaz de identificar as expressões faciais e transformá-las em impulsos elétricos. E são esses estímulos que fazem com que a cadeira se movimente. “O interessante é que o Wheelie pode ser instalado em cadeira de rodas motorizadas comuns, vendidas no mercado”, ressaltou. “Não precisa ser acoplado a um equipamento especial”, completou.

Futuro da inovação

O protótipo ganhou uma repercussão positiva recebeu inúmeras propostas para ser levado adiante. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (a FAPESP) apoia a ideia a alta demanda já resultou na comercialização de unidades. Em 2017, cada kit custava cerca de 3.000 dólares (aproximadamente 9.300 reais). Esperava-se que o preço diminuísse com o tempo, tornando essa tecnologia acessível para mais pessoas - não temos notícias sobre a situação atual.

Cada kit custa 3 000 dólares (aproximadamente 9 300 reais). Espera-se que o preço, que é bem salgado, possa diminuir um pouco com o tempo para que haja possibilidades de promover tal inclusão tecnológica para uma parcela maior de pessoas que precisam.

Esta não é a primeira vez que falamos por aqui sobre ideias incríveis a respeito de acessibilidade através da tecnologia. Já escrevemos sobre uma cadeira de rodas que permite que usuários levantem e se locomovam e outra que é capaz de subir e descer escadas. São todos trabalhos que merecem aplausos e nossa torcida para que sejam valorizados.

A cadeira de rodas controlada por expressões faciais da Hoo.Box é mais uma prova de que a tecnologia tem o poder de transformar vidas. Ao investir em soluções inovadoras e acessíveis, podemos construir um futuro mais inclusivo para todos.

cadeira de rodas
Imagem divulgação Hoo.Box via Olhar Digital

Fonte: Veja | Foto: Divulgação Hoo.Box

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO