Engenharia 360

Como descobrir o número do CREA de um engenheiro?

Engenharia 360
por Redação 360
| 26/04/2024 3 min
Imagem de John Schnobrich em Unsplash

Como descobrir o número do CREA de um engenheiro?

por Redação 360 | 26/04/2024
Imagem de John Schnobrich em Unsplash
Engenharia 360

O exercício dos profissionais da Engenharia - incluindo qualidade, segurança em obras e projetos - é fiscalizado e regulamentado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Por isso, na hora de contratar um engenheiro, você deve consultar seu número do CREA, garantindo sua regularidade. E isso é fácil, leva apenas poucos minutos. Aprenda como fazer através desse guia completo do Engenharia 360!

Por que consultar o CREA de um engenheiro?

O CREA exige que todos os engenheiros estejam devidamente registrados. Mas existem muitos picaretas no mercado, tentando burlar a lei, exercitando ilegalmente a profissão ou com débitos com o conselho. Por isso, antes de iniciar qualquer projeto ou obra, deve-se garantir que o responsável está mesmo registrado no CREA, apto a exercer suas atividades. Isso assegura a competência técnica e a conformidade com as normas, promovendo a segurança e qualidade das construções.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

registro no CREA
Imagem reproduzida de ASCEA

Ao verificar se um engenheiro possui registro no CREA, você terá um pouco mais de certeza de que está contratando um profissional sério e comprometido com o seu projeto, apto a exercer suas funções com competência e responsabilidade.

Passo a passo para consultar o número do CREA de um engenheiro

Para verificar o registro de um engenheiro do CREA, você precisará buscar o site oficial do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do seu estado e utilizar a ferramenta de consultas profissionais.

  1. Acesso o site oficial do CREA - endereço correspondente ao seu estado através de uma busca na Internet.
  2. Localize a opção de "Consulta de Profissionais" ou termo semelhante - geralmente disponível na página inicial ou menu navegação principal do site.
  3. Preencha os dados do engenheiro, como nome completo ou número de registro profissional apresentado.
  4. Clique em "Pesquisar", "Buscar" ou "Consultar" e aguarde os resultados.
  5. Confira o nome, número de registro, área de atuação e situação cadastral do engenheiro.
  6. Imprima o resultado.
  7. Guarde como comprovante e entre em contato com o CREA em caso de dúvidas.
registro no CREA
Imagem reproduzida de Portal da AEAPG - SP

Se você não encontrou o site do CREA do seu estado na Internet, entre em contato com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) em https://www.confea.org.br/.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Outras formas de consulta ao CREA

Além do método online, é possível realizar consultas presenciais ou por telefone junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Essas alternativas podem ser úteis em casos específicos ou para obter informações adicionais sobre o profissional.

Dicas importantes

  • Se você não encontrar o nome do engenheiro na consulta, tente usar outros critérios de busca, como o CPF e data de nascimento do profissional.
  • Tenha em mente que o acesso a algumas informações pode ser restrito. O CREA pode disponibilizar apenas informações básicas sobre o profissional, como o registro e a situação cadastral. Caso deseje mais detalhes, como processos ético-disciplinares ou informações sobre obras realizadas, é necessário solicitar essas informações diretamente ao Conselho Regional.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: CREA-PR.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo