Em 2006, ficamos maravilhados ao assistir, através das imagens que eram divulgadas nas mídias, o brasileiro Marcos Pontes, o primeiro sul-americano e lusófono, indo ao espaço pela 'Missão Centenário' - que, aliás, tinha esse nome em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14-bis. Marcos partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8. E com ele foram oito experimentos científicos brasileiros para serem executados em ambiente de microgravidade.
Um novo capítulo do Brasil no espaço
Agora assistiremos o desenrolar de uma história diferente. Acontece que parece que veremos mais uma vez um brasileiro realizando uma viagem espacial. Só que desta vez é através da Missão NS-21, realizada pela empresa de turismo Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos. Trata-se do mineiro Victor Correa Hespanha. Ele tem apenas 28 anos, é um engenheiro de produção civil e também um super entusiasta sobre assuntos relacionados ao mercado financeiro, investimentos e NFTs. E justamente foi depois de comprar um NFT pela Crypto Space Agency (CSA), no valor de R$ 4 mil, que ganhou direito de realizar tal viagem, junto de outros seis passageiros, contando com o próprio Bezos.
A saber, é a CSA que custeará a passagem de Victor. O propósito disso, de acordo com a empresa, é unir a tecnologia da indústria espacial com o mercado de criptomoedas. No mês de abril deste ano, ela colocou 5.555 NFTs à disposição do público e afirmou que um dos donos teria a chance de viajar ao espaço. Cinco dias depois, em 30 de abril, foi feito um sorteio e o selecionado acabou sendo o brasileiro, que comprou o item para diversificar seus investimentos.
O brasileiro Victor, que vai ao espaço, receberá três dias de treinamento oficial, além de testagem física e mental - para saber se está hábil para ir para o espaço - antes da decolagem, no Texas, Estados Unidos. O voo realizado pelo foguete da Blue Origin durará, em ida e volta, cerca de 10 minutos. Ele já era para ter saído no dia 18 de maio, mas foi adiado e agora está previsto para este sábado, 4 de junho de 2022, às 10h - no horário de Brasília. Então, vamos acompanhar? Sim ou sim?! 🙂
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.