Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Brasileira cria pílula que neutraliza a lactose do leite

por Fabio Doom | 15/08/2016
Copiado!

Tem projetos que são inspiradores, ainda mais quando os responsáveis são brasileiros! Agora, quem está em destaque é uma paranaense de 16 anos: ela criou uma pílula que neutraliza a lactose do leite, um feito revolucionário e que concorre a um prêmio do Google.

Maria Vitória Valoto, uma jovem de 16 anos de Londrina (Paraná), acaba de chamar atenção do mundo ao criar uma pílula que reduz a lactose do leite, ideal para quem tem intolerância ao carboidrato. O feito lhe rendeu uma vaga na final do concurso Google Science Fair, no qual o vencedor ganha uma bolsa de estudos no valor de 50 mil reais.
brasileira pílula lactose

Cápsula contra a lactose: Como funciona?

A ideia de Vitória veio a partir de estudos do aumento de pessoas que deixaram de consumir leite e seus derivados devido à lactose. Atualmente, milhões de pessoas no mundo não possuem no organismo a enzima necessária para digerir este carboidrato, sofrendo com sérios problemas de saúde – e o pior é que muitas nem sabem. Além disso, o preço dos produtos alternativos e sem lactose ainda são caros e pouco disponíveis no comércio convencional.
Assim, a menina criou o projeto ‘Leite sem Lactose para Todos’, como uma alternativa fácil e acessível para todas as pessoas. Após muitos testes, ela obteve sucesso na criação de uma cápsula reutilizável,  que age a partir de temperaturas até 37ºC e neutraliza a lactose por até sete dias.
Agora, a brasileira concorre ao prêmio do Google com mais 13 projetos de 8 países, todos feitos por jovens entre 13 e 18 anos. Vale lembrar que este é o segundo projeto de destaque na feira da gigante de tecnologia. Recentemente, dois cearenses obtiveram sucesso com a proposta de uma semente que transforma água suja em potável.

pílula lactose

Quem tem intolerância à lactose não pode consumir a maioria dos derivados do leite

Um projeto incrível, não é? Tomara que ela consiga se sair bem no concurso e essa proposta vire realidade em breve, pois será uma inovação! Boa sorte para a brasileira!

Copiado!

Comentários