Engenharia 360

Será possível? O Brasil pode se tornar um líder na produção de petróleo?

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/12/2021 | Atualizado em 03/05/2024 4 min
Imagem de wasi1370 em Pixabay

Será possível? O Brasil pode se tornar um líder na produção de petróleo?

por Redação 360 | 08/12/2021 | Atualizado em 03/05/2024
Imagem de wasi1370 em Pixabay
Engenharia 360

Está rolando um boato na internet de que o Brasil deve ultrapassar até 2025 até mesmo os Estados Unidos na produção de petróleo offshore. Aliás, você já deve ter ouvido essa expressão, 'offshore', durante os grandes noticiários, quando citam principalmente as manobras do Ministério da Economia.

Pois bem, explicando, é quando existem empresas abertas em determinados territórios onde há menor tributação - de preferência, para fins lícitos -; elas também são chamadas de sociedade extraterritorial ou empresa extraterritorial. Um exemplo é a China National Offshore Oil Corp, uma das maiores empresas de produção de petróleo do mundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O futuro da Petrobras

Notou que a empresa chinesa tem a expressão 'offshore' em seu nome? Isso pode indicar que ela compra ações em empresas de outros países e lucra com isso. Será que isso teria a ver com a intenção do governo brasileiro de privatizar a Petrobras? Bem, não sabemos! Aliás, nem mesmo sabemos se tal estratégia seria algo positivo ou negativo para a economia do nosso país, já que, para dar uma opinião correta, teríamos que ter acesso a informações de negociação que desconhecemos.

produção de Petróleo no Brasil
Imagem de MICHOFF em Pixabay

Agora, se disséssemos que existe uma promessa de mercado que revela que o Brasil não só está sem crise de petróleo, como deve lucrar muito nos próximos anos com isso! Claro, a impressão que temos no dia a dia é outra, por conta da alta dos preços nos postos. Mas é que o que nos impacta - além da valorização da moeda americana - é o aumento do preço do barril de petróleo no mundo. Só que a nossa produção offshore deve atingir níveis impressionantes em cerca de quatro anos! Saiba mais no texto a seguir!

Para onde caminha o Brasil

Presta atenção nesta informação! De acordo com a Agência CMA, o Brasil ultrapassará os Estados Unidos e será líder mundial na produção offshore de petróleo em 2025, perfazendo 768 mbd com a Petrobras - sendo que os americanos projetam 655 mbd de petróleo bruto. Isso representaria cerca de 11% da produção total offshore de petróleo e condensado no ano estimado.

Então, será mesmo verdade? Bem, parece que o nosso país já tem planta vantagem desde a descoberta da tal camada do pré-sal na Bacia de Santos. E, se, de fato, trabalhar para melhorar a sua produção, pode deixar grandes concorrentes para trás - dentre eles, Nigéria e Noruega.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: A filosofia lean manufacturing na indústria de Petróleo e Gás

A previsão da GlobalData

Uma das maiores empresas no ramo de inteligência energética, a GlobalData, anunciou que grandes projetos offshore de petróleo irão surgir para o Brasil, no decorrer dos próximos anos até 2025. Por exemplo, a Petrobras contribuir com 23% da produção global a partir de então. Neste cenário, a América Latina superaria a produção offshore da América do Norte. Contudo, é preciso lembrar que todos os projetos hoje traçados neste sentido ainda estão em fase de estudo.

Petróleo do Brasil
Imagem reproduzida de Click Petróleo e Gás

Brasil líder em produção de petróleo?

Com base nos dados divulgados, muitas ideias já estariam adiantadas, só aguardando a aprovação para serem desenvolvidas. Também que a ideia é que, em 2025, a Petrobras conseguirá um valor de 1,16 mmbd através da produção offshore de petróleo e condensado.

Na prática, a produção alcançaria cerca de 1,3 milhões de barris por dia (mmbd). Inclusive - olha que curioso, diante de tantas dúvidas que colocamos hoje no sistema da Petrobras -, a Analista Sênior de Petróleo e Gás da GD, Effuah Alleyne, garante que, mesmo possuindo países amplamente fortes na listagem, o Brasil tem grandes chances de ser o melhor no futuro. E você, o que pensa disso? Concorda?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Espera-se que um total de 29 projetos de petróleo bruto comecem a operar no país durante 2021-2025. Destes, Bacalhau, Búzios V (Franco) e campo Tupi são alguns dos principais projetos que deverão contribuir coletivamente com cerca de 44% da produção de petróleo e condensado do país em 2025.“ - disse o representante da GlobalData, em reportagem de Click Petróleo e Gás.

Petróleo do Brasil
Imagem de wasi1370 em Pixabay

Veja Também:


Fontes: Click Petróleo e Gás.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo