Engenharia 360

Bitucas de cigarro: o que fazer com elas? [Veja exemplos de reciclagem!]

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 12/08/2021 | Atualizado em 16/01/2023 4 min
Imagem extraída de Pixabay

Bitucas de cigarro: o que fazer com elas? [Veja exemplos de reciclagem!]

por Simone Tagliani | 12/08/2021 | Atualizado em 16/01/2023
Imagem extraída de Pixabay

As bitucas de cigarros poderiam deixar de ser lixo poluente e virar matéria-prima na construção civil e mais. Veja exemplos de casos!

Engenharia 360

As bitucas de cigarros poderiam deixar de ser lixo poluente e virar matéria-prima na construção civil e mais. Veja exemplos de casos!

O hábito de fumar é péssimo para a saúde humana, mas também para o meio ambiente - e de um jeito que você talvez nem imagine! A lista de malefícios é quase interminável! As bitucas jogadas no chão vão para onde, já imaginou? Já te dizemos: elas vão parar em bueiros, nascentes, rios e oceanos. Terrível isso!

A saber, mais de 6 trilhões de cigarros são produzidos a cada ano em todo o mundo. O resultado disso são 1,2 milhão de toneladas de lixo tóxico despejado no meio ambiente. São 4,5 trilhões de bitucas que não vão para o lixo e acabam poluindo lindas ruas e parques das cidades, além dos lençóis freáticos presentes em seu subsolo. Mas, daí? Veja, a seguir, os problemas causados por esses "toquinhos" na natureza e ideias para o destino desses resíduos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que as bitucas de cigarro provocam na natureza?

As bitucas de cigarro contém em sua composição cerca de 7 mil substâncias químicas. Na lista, nicotina, metais pesados ​​e outras toxinas - antes de se transformarem em microplásticos. Ou seja, um toquinho só pode poluir dezenas de litros de água! Então, é óbvio que devemos pensar em como dar um tratamento melhor e um novo destino para esse poluente!

reciclagem de resíduos
Imagem extraída de Pixabay

O que se pode fazer com bitucas de cigarro?

Sim, as bitucas de cigarro sempre serão um problema. Melhor mesmo seria se as pessoas parassem de fumar, é claro! Mas, como parece que isso não irá acontecer tão cedo, o que fazer? Bem, uma ideia é reciclar as bitucas. Isso pode ser uma boa opção para economizar energia e ainda resolver um problema global de lixo.

Exemplo de caso 1

Uma startup mexicana chamada Ecofilter encontrou na própria natureza uma solução. A ideia da empresa é utilizar um fungo chamado Pleurotus ostreatus (ou cogumelo ostra) para tratar as bitucas e conseguir reciclá-las. Nesse caso, as toxinas podem ser eliminadas em cerca de 30 dias. E a sobra desse processo é a polpa de celulose que pode ser transformada em produtos de papel. Inclusive, conforme a Ecofilter, a primeira estação de tratamento já foi inaugurada em Tlajomulco, no estado de Jalisco (México). A ideia é utilizar o material tratado na fabricação de celulose!

reciclagem de resíduos
Imagem extraída de Razões para Acreditar

Exemplo de caso 2

Outra iniciativa, agora do Dr. Abbas Mohajerani, da Universidade RMIT, da Austrália, considera reciclar as bitucas de cigarro como matéria-prima para a fabricação de tijolos em grande escala para a Indústria da Construção Civil. E o pesquisador garante que a fabricação não apresenta riscos de contaminação para o meio ambiente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Esses tijolos são considerados ecológicos. No visual, são absolutamente iguais aos tradicionais; a diferença está mesmo na produção e na composição das peças, além dos resultados de resistência. Os tijolos de bitucas levam 1% de conteúdo de bituca de cigarro reciclada - pontas inteiras, pontas pré-trituradas ou uma pré-mistura onde as pontas já foram incorporadas a outros materiais. Veja outras vantagens:

  • usam menos energia para serem fabricados;
  • são bem fortes;
  • mais leves;
  • e fornecem melhor isolamento, o que significa custos reduzidos de aquecimento e refrigeração.
reciclagem de resíduos
Imagem extraída de Gazeta do Povo

Quais os benefícios da reciclagem das bitucas de cigarro?

Imagina se apenas 2,5% da produção anual global de tijolos incorporasse 1% de bitucas de cigarro. Como seria? Bem, isso compensaria a produção total de cigarros a cada ano. Não seria perfeito?

 “A queima de bitucas em tijolos é uma maneira confiável e prática de lidar com este terrível problema ambiental, ao mesmo tempo em que reduz os custos de produção de tijolos.", - professor Abbas Mohajerani - ecycle

Podemos ainda utilizar as bitucas de cigarro como agregado em massas de concreto asfáltico. Mas tanto essa tecnologia quanto a dos tijolos de bitucas sofrem com o mesmo problema, que é a falta de unidades de reciclagem da matéria para fabricação. Contudo, iniciativas como estas nos enchem de esperança. Algo assim é extremamente necessário para a manutenção de uma vida sustentável e um planeta mais saudável!

reciclagem de resíduos
Imagem extraída de ArchDaily Brasil

Veja Também: Conheça 3 novas estratégias de construção com materiais alternativos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Razões para Acreditar, CicloVivo, Instituto da Construção, Ecycle.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo